23/12/2010
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
1. Debater sobre os resultados obtidos ao se contar uma mentira e se falar uma verdade
2. Ler textos narrativos, as chamadas de lendas urbanas, tais como a história da “loira no banheiro”, visando identificar as intenções do autor, se estas tem base na realidade ou não
3. Reconhecer e utilizar expressões para organização de uma narrativa em uma sequência lógica (ex: first, then, finally – inicialmente, então, finalmente)
4. Escrever um texto narrativo em Língua Inglesa
MOTIVAÇÃO
Par dar início às atividades destas aulas, o professor proporá que os alunos, em grupos de três a quatro integrantes, pesquisem na Internet lendas urbanas, escolhendo uma para apresentar para a turma (em Inglês ou em Português).
RECURSO – Sites para Pesquisa
http://urbanlegendsonline.com/
http://www.mrmalas.com/lendas/ (Fig. 1)
http://www.youtube.com/results?search_query=lendas+urbanas&aq=f
http://www.darwinawards.com/legends/
http://www.nerdssomosnozes.com/2009/04/lendas-urbanas-brasileiras.html
Figura 1 – Imagem do Recurso
Finalizando este momento, a partir das apresentações, o professor questionará, preferencialmente em Inglês, os alunos em aula aberta sobre lendas urbanas. Para isso, sugerimos as seguintes questões norteadoras:
What were some of the most shocking stories you read? (Open answer.) – Quais foram algumas das histórias mais chocantes que você leu? (Resposta livre.). Which ones seemed really believable? (Open answer) – Quais pareciam realmente verdade? (Resposta livre).
What is an urban legend? (A story told as true and plausible enough to be believed, about some horrific, embarrassing, ironic, or exasperating series of events that supposedly happened to a real person.) – O que é uma lenda urbana? (Uma história dita como verdade e plausível o suficiente para que acreditem nela, sobre uma serie de eventos horríveis, embaraçosos, irônicos ou desesperadores que supostamente aconteceram a uma pessoa real).
ATIVIDADE 1
Continuando a atividade anterior, ainda em grupos, os alunos deverão criar ou recriar uma lenda urbana, escrevendo textos narrativos. O professor deverá ressaltar aos alunos que é importante que o texto apresente os eventos em uma sequência lógica. Para tanto, são usados conectivos como: FIRST, THEN, AFTER THAT, FINALLY (PRIMEIRO, ENTÃO, DEPOIS DISSO, FINALMENTE).
Durante a realização das atividades, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando os alunos, bem como esclarecendo dúvidas caso estas surjam.
Ao final desta etapa, cada grupo apresentará suas opiniões oralmente, preferencialmente em Inglês. O professor deverá supervisionar as atividades, organizando os grupos, para que cada um se expresse no momento adequado.
ATIVIDADE 2
Nesta etapa os alunos escreverão seus textos sobre lendas urbanas.
Sugerimos que o professor apresente aos alunos as características que tais textos devem ter: ser uma forma narrativa - geralmente uma pequena história, porém bem estruturada – tratar de uma situação que aconteceu com alguém em algum lugar, há algum tempo atrás; procurar parecer verdade, citando exemplos de testemunhas e provas supostamente existentes – indicar que alguém viu o acontecimento, ou algum teve algum sinal de que foi verdade; contar a história como se tivesse sido vivida por eles mesmos ou por alguém muito próximo deles (que contou tal história) – buscar ser o mais convincente possível. (adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_urbana Acesso em: 10 de dezembro de 2010).
Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO – BrOffice Writer
http://www.broffice.org/ (Fig. 2)
Figura 2 – Imagem do Recurso
Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.
O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando a atividade. Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:
There is a blond girl who attacks people at the school bathroom. To see her, first you need to flush for three times and then look at the mirror. But attention: she will kill you. My friend scaped from her...and told this story. (Existe uma loira que ataca as pessoas da escola no banheiro. Para vê-la, você tem que primeiro dar descarga três vezes e depois olhar no espelho. Mas atenção: ela vai te matar. Meu amigo escapou dela...e contou esta história.).
ATIVIDADE 4
Como continuidade da atividade anterior, os alunos lerão as histórias criadas para a turma.
Neste momento, sugerimos que o professor organize uma premiação para as histórias, seguindo votação dos alunos. As histórias poderão ser premiadas segundo os critérios: mais convincente, mais engraçada, mais assustadora.
ATIVIDADE 5
Para encerrar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate, em aula aberta, sobre o tema “Urban Legends – Lendas Urbanas” (Fig. 3), em Inglês ou em Português. Para isso, sugerimos as seguintes questões:
How can you tell, now, when a story is true or not? (Quando se pode dizer que uma história é verdadeira ou não?)
Do you check the validity of a story when you listen to it? (Você verifica a validade de uma história quando a ouve?)
Do you forward stories that you do not know if are true or not? Why? (Você repassa histórias que você não sabe se são verdadeiras? Por quê?)
Figura 3 – Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg
Acesso em: 09 de dezembro de 2010.
SUGESTÃO
Em colaboração com o professor de História e Língua Portuguesa, pesquisar sobre lendas brasileiras.
1. Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
2. Caso os alunos tenham dificuldades quanto ao uso dos conectivos, sugerimos algumas atividades que se referem ao uso dos conectivos para a organização textual, propostas no recurso.
RECURSO – Atividades Conectivos
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/grammar/interestsentences/compoundsentences/index.shtml
O link em questão propõe textos para a leitura sobre o tema conectivos bem como várias atividades, separadas por níveis de dificuldade sobre o uso de tais conectivos.
http://a4esl.org/q/h/9901/gc-connectives.html
Neste, é proposto um teste online sobre o uso dos conectivos.
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a principalmente capacidade de trabalho em grupos, bem como capacidade de organizar o texto usando os conectivos adequados.
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