Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gripe suína: é melhor prevenir que remediar.

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Caracterizar a gripe suína a partir dos seus sintomas.

Divulgar formas de prevenção, ressaltando as medidas de higiene.

Reconhecer a relevância desta doença no cenário mundial, uma vez que não é epidêmica.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A existência de microorganismos como: vírus, bactérias e outros.

O que é uma epidemia?

Estratégias e recursos da aula

Que tal começar a aula com a seguinte charge?

Você pode encontrá-la no seguinte endereço eletrônico:

http://miriamsalles.info/wp/?tag=gripe-suina

Estimule as crianças a entender qual é a relação da charge com o assunto a ser tratado na aula:

QUAL É A MENSAGEM TRANSMITIDA PELA CHARGE?

POR QUE O ASSUNTO ABORDADO É TÃO IMPORTANTE?

Pergunte quais as informações que elas já possuem e se elas conhecem alguém que já teve a doença e os sintomas apresentados pelas pessoas infectadas pelo vírus H1N1. 

O vídeo abaixo pode ser encontrado no site Youtube e pode ajudar a ampliar as informações sobre o assunto:

Jornal Nacional - Gripe Suína

http://www.youtube.com/watch?v=ZBLCmRTargM  

Organize as crianças em grupos. Deixe cada grupo responsável pela leitura e apresentação dos principais aspectos de cada um dos textos abaixo:

Gripe A: entenda como a epidemia começou

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/gripe_suina/gripe-suina.shtml

México: epidemia de gripe suína deixa país em alerta.

http://pt.globalvoicesonline.org/2009/04/26/mexico-epidemia-de-gripe-suina-deixa-pais-em-alerta/

Gripe suína: Comércio na Cidade do México perde R$ 240 mil por dia

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090505_mexicoimpactoeco_ch_fp.shtml

Governo apresenta medidas para evitar epidemiada gripe suína em Sergipe

http://www.jusbrasil.com.br/politica/2597958/governo-apresenta-medidas-para-evitar-epidemia-da-gripe-suina-em-sergipe

Promova um debate entre as crianças, destacando os aspectos comuns e divergentes encontrados nos textos. Pergunte se elas lembram da grande epidemia que o mundo viveu em 2009, assim como dos grandes transtornos que ela causou. Ressalte que foi um momento que causou muito desconforto e insegurança, uma vez que as pessoas inicialmente não sabiam do que se tratava e como poderiam agir para evitar o contágio.

Você também pode trazer algumas imagens sobre o tema para fomentar o debate:

 

As imagens acima podem ser encontradas nos seguintes endereços eletrônicos abaixo:

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1102514-16726,00-BEBE+QUE+MORREU+DE+GRIPE+SUINA+NOS+EUA+ERA+MEXICANO+DIZEM+AUTORIDADES.html

http://www.espacoipanema.com/286

Aproveite a organização em grupos para pedir às crianças, diante de tudo que foi conversado, que relembrem quais são as principais medidas de prevenção da doença. Faça uma lista dessas medidas para deixar afixado em sala de aula (o banner da Anvisa pode ajudar a elencá-las):

Você pode encontrá-lo no site:

http://adminhavida.wordpress.com/category/brasil/

Sugira às crianças que façam uma pesquisa sobre a temática para confeccionar cartazes. Ressalte a importância do assunto, principalmente conhecer as principais formas de contágio e prevenção da doença. Deixe-os afixados no ambiente escolar. Você também pode organizar apresentações dos trabalhos para crianças de outras turmas de diferentes anos de escolaridade, fomentando um momento de intercâmbio entre eles. Não deixe de ajudá-las a ressaltar os aspectos que merecem destaque e não podem passar despercebidos.

 

 

 

 

Recursos Complementares

No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/gripe-suina-epidemia-466672.shtml

Avaliação

 Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° Observar o interesse de cada criança sobre o assunto.  

2° Como cada criança reagiu diante das demandas apresentadas, em grupo e individualmente?

3° As crianças compreenderam o assunto e a sua relevância para a nossa saúde?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.