31/01/2011
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Caracterizar a gripe suína a partir dos seus sintomas.
Divulgar formas de prevenção, ressaltando as medidas de higiene.
Reconhecer a relevância desta doença no cenário mundial, uma vez que não é epidêmica.
A existência de microorganismos como: vírus, bactérias e outros.
O que é uma epidemia?
Que tal começar a aula com a seguinte charge?
Você pode encontrá-la no seguinte endereço eletrônico:
http://miriamsalles.info/wp/?tag=gripe-suina
Estimule as crianças a entender qual é a relação da charge com o assunto a ser tratado na aula:
QUAL É A MENSAGEM TRANSMITIDA PELA CHARGE?
POR QUE O ASSUNTO ABORDADO É TÃO IMPORTANTE?
Pergunte quais as informações que elas já possuem e se elas conhecem alguém que já teve a doença e os sintomas apresentados pelas pessoas infectadas pelo vírus H1N1.
O vídeo abaixo pode ser encontrado no site Youtube e pode ajudar a ampliar as informações sobre o assunto:
Jornal Nacional - Gripe Suína
http://www.youtube.com/watch?v=ZBLCmRTargM
Organize as crianças em grupos. Deixe cada grupo responsável pela leitura e apresentação dos principais aspectos de cada um dos textos abaixo:
Gripe A: entenda como a epidemia começou
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/gripe_suina/gripe-suina.shtml
México: epidemia de gripe suína deixa país em alerta.
http://pt.globalvoicesonline.org/2009/04/26/mexico-epidemia-de-gripe-suina-deixa-pais-em-alerta/
Gripe suína: Comércio na Cidade do México perde R$ 240 mil por dia
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090505_mexicoimpactoeco_ch_fp.shtml
Governo apresenta medidas para evitar epidemiada gripe suína em Sergipe
Promova um debate entre as crianças, destacando os aspectos comuns e divergentes encontrados nos textos. Pergunte se elas lembram da grande epidemia que o mundo viveu em 2009, assim como dos grandes transtornos que ela causou. Ressalte que foi um momento que causou muito desconforto e insegurança, uma vez que as pessoas inicialmente não sabiam do que se tratava e como poderiam agir para evitar o contágio.
Você também pode trazer algumas imagens sobre o tema para fomentar o debate:
As imagens acima podem ser encontradas nos seguintes endereços eletrônicos abaixo:
http://www.espacoipanema.com/286
Aproveite a organização em grupos para pedir às crianças, diante de tudo que foi conversado, que relembrem quais são as principais medidas de prevenção da doença. Faça uma lista dessas medidas para deixar afixado em sala de aula (o banner da Anvisa pode ajudar a elencá-las):
Você pode encontrá-lo no site:
http://adminhavida.wordpress.com/category/brasil/
Sugira às crianças que façam uma pesquisa sobre a temática para confeccionar cartazes. Ressalte a importância do assunto, principalmente conhecer as principais formas de contágio e prevenção da doença. Deixe-os afixados no ambiente escolar. Você também pode organizar apresentações dos trabalhos para crianças de outras turmas de diferentes anos de escolaridade, fomentando um momento de intercâmbio entre eles. Não deixe de ajudá-las a ressaltar os aspectos que merecem destaque e não podem passar despercebidos.
No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões sobre o assunto. Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/gripe-suina-epidemia-466672.shtml
Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1° Observar o interesse de cada criança sobre o assunto.
2° Como cada criança reagiu diante das demandas apresentadas, em grupo e individualmente?
3° As crianças compreenderam o assunto e a sua relevância para a nossa saúde?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!