Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Construindo uma história... Ou melhor, um espetáculo!!

 

21/02/2011

Autor y Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças do ensino Fundamental inicial deverão:

  • Definir os elementos que constituem uma narrativa teatral;
  • conhecer os elementos necessários à construção dos cenários e figurinos;
  • registrar a vivência teatral por meio da oralidade, escrita e desenho.
Duração das atividades
4 momentos com duração aproximada de 50 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que o professor retome com o grupo de crianças as informações referentes aos elementos constitutivos do teatro enquanto espaço cultural com características e funções que lhe são próprias, como: ter um palco, atores e atrizes e uma platéia (pessoas em algum lugar realizando alguma ação).
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor poderá iniciar a aula com uma roda de conversa na qual apresenta os aspectos constitutivos da linguagem teatral (ator, atriz, cenário, figurino, teatro-espaço, teatro-espetáculo/apresentação, roteiro, diretor). Sugerimos que nesta conversa o professor utilize imagens de momentos já experienciados pelas crianças, como apresentamos logo abaixo.

"O casamento de Emília"

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

"A pílula falante"

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

 

Ressaltamos que não sendo possível o arquivo de imagens das experiências na própria escola, o professor poderá apresentar imagens de livros, revistas ou mesmo da internet, bem como vídeos, para que as crianças possam identificar e nomear os elementos constitutivos de uma apresentação de teatro: o que é o figurino (roupa e acessórios que as personagens - atores e atrizes - usam para compor este personagem); o cenário (mobília, definição do lugar em que as cenas acontecem - casa, sítio, floresta, cidade); quem são os atores/atrizes; quem escreveu ou adaptou o texto que foi usado na apresentação.

O professor poderá encaminhar este momento da aula dividindo a turma em pequenos grupos (três ou quatro crianças) para que destaquem os elementos da linguagem teatral (ator, atriz, cenário, figurino) nas imagens que receberão.

Sugerimos, ainda, a realização de uma atividade escrita em que as crianças possam registrar o que aprenderam na aula, como por exemplo: a listagem do que temos numa apresentação de teatro.

 

ESCOLA________________________________________________________  

NOME:________________________________ TURMA ________ DATA: __________/_________/__________   

 

ATIVIDADE INDIVIDUAL       

 

 

VAMOS ESCREVER O QUE TEM NUMA PEÇA DE TEATRO.

 

__________________________                  __________________________  

 

__________________________                  __________________________  

 

__________________________                  __________________________  

 

__________________________                  __________________________       

 

 

AGORA VOCÊ PODE DESENHAR UMA PEÇA DE TEATRO QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º MOMENTO:

O professor poderá propor a vivência do jogo teatral a partir da dramatização das cantigas de roda, como: a linda rosa juvenil, o cravo e rosa, a viuvinha, aninha e o príncipe, entre outras.

Nessa perspectiva, o primeiro momento é constituído do exercício de cantar a letra da música em diversos momentos da rotina das crianças. Em seguida, o professor poderá propor uma reflexão a respeito do que é dito e do que acontece na cantiga. Assim, as crianças poderão pensar nas ações e sentimentos que perpassam e acontecem na música, quem as executa e onde acontece. São esses três elementos fundamentais que o professor precisa ressaltar na sua abordagem/fala com as crianças.

O professor, então, solicita que as crianças experimentem bastante os papéis que cada cantiga de roda oferece; que todas as crianças possam ser cravo, rosa, rei, rainha, bruxa malvada, princesa, flor... Que as crianças possam, também, experimentar ser platéia, assistir o colega.

 

As crianças experimentando ser cravo e rosa

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

3º MOMENTO:

O professor poderá propor ao grupo a organização de um vivência do jogo teatral mais sistematizado, na qual as crianças, juntamente com o professor, produzirão um texto a partir de uma das cantigas de roda que ouviram e experimentaram bastante, o figurino e o cenário necessários para a representação do teatro que organizaram.

Sugerimos que a produção do texto e dos materiais seja feita com a participação efetiva das crianças e que seja considerado a participação de todos, mesmo que seja necessário a repetição por duas ou três vez com personagens diferentes.

No momento da produção do texto, o professor precisa lembrar às crianças que a linguagem teatral é constituída de três elementos: quem (qual a personagem), onde (qual o lugar em que a(s) cena(s) acontece (m) ) e o que (qual a ação da personagem em cada cena/momento).

4º MOMENTO:

O professor poderá encerrar esta proposta de aula com uma roda de conversa em que as crianças falarão a respeito da experiência de ter representado (ator) e ter assistido (espectador), apontando o que foi mais fácil e gostoso de fazer e o que não gostou, o que foi difícil. Sugerimos que o professor organize uma atividade escrita em que as crianças possam expressar suas impressões.

 

ESCOLA___________________________________________________________                

NOME:______________________________________________ TURMA ________     DATA:______/_______/_________

 

ATIVIDADE INDIVIDUAL     

 

  • HOJE VOCÊ ASSISTIU UMA APRESENTAÇÃO DOS SEUS COLEGAS. REGISTRE ATRAVÉS DE DESENHOS O QUE MAIS LHE CHAMOU ATENÇÃO E, EM SEGUIDA, ESCREVA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Ressaltamos que esta proposta de atividade varia de acordo com o que cada criança vivenciou naquele momento. Se esteve atuando, o texto da atividade que o professor organizar deverá ser algo como: Hoje você representou/atuou para os seus colegas. Registre o que mais gostou de fazer desenhando e escrevendo.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá avaliar as crianças observando a participação, o interesse e o desenvolvimento nas atividades propostas durante a aula, destacando se as crianças são capazes de definir os elementos constitutivos da linguagem teatral ( quem, onde, quando, fazendo o que), bem como registrar suas experiências fazendo uso da linguagem oral e escrita e do desenho.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.