21/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Com esta aula as crianças do ensino Fundamental inicial deverão:
1º MOMENTO:
O professor poderá iniciar a aula com uma roda de conversa na qual apresenta os aspectos constitutivos da linguagem teatral (ator, atriz, cenário, figurino, teatro-espaço, teatro-espetáculo/apresentação, roteiro, diretor). Sugerimos que nesta conversa o professor utilize imagens de momentos já experienciados pelas crianças, como apresentamos logo abaixo.
"O casamento de Emília"
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
"A pílula falante"
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Ressaltamos que não sendo possível o arquivo de imagens das experiências na própria escola, o professor poderá apresentar imagens de livros, revistas ou mesmo da internet, bem como vídeos, para que as crianças possam identificar e nomear os elementos constitutivos de uma apresentação de teatro: o que é o figurino (roupa e acessórios que as personagens - atores e atrizes - usam para compor este personagem); o cenário (mobília, definição do lugar em que as cenas acontecem - casa, sítio, floresta, cidade); quem são os atores/atrizes; quem escreveu ou adaptou o texto que foi usado na apresentação.
O professor poderá encaminhar este momento da aula dividindo a turma em pequenos grupos (três ou quatro crianças) para que destaquem os elementos da linguagem teatral (ator, atriz, cenário, figurino) nas imagens que receberão.
Sugerimos, ainda, a realização de uma atividade escrita em que as crianças possam registrar o que aprenderam na aula, como por exemplo: a listagem do que temos numa apresentação de teatro.
ESCOLA________________________________________________________ NOME:________________________________ TURMA ________ DATA: __________/_________/__________
ATIVIDADE INDIVIDUAL
VAMOS ESCREVER O QUE TEM NUMA PEÇA DE TEATRO.
__________________________ __________________________
__________________________ __________________________
__________________________ __________________________
__________________________ __________________________
AGORA VOCÊ PODE DESENHAR UMA PEÇA DE TEATRO QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU.
|
2º MOMENTO:
O professor poderá propor a vivência do jogo teatral a partir da dramatização das cantigas de roda, como: a linda rosa juvenil, o cravo e rosa, a viuvinha, aninha e o príncipe, entre outras.
Nessa perspectiva, o primeiro momento é constituído do exercício de cantar a letra da música em diversos momentos da rotina das crianças. Em seguida, o professor poderá propor uma reflexão a respeito do que é dito e do que acontece na cantiga. Assim, as crianças poderão pensar nas ações e sentimentos que perpassam e acontecem na música, quem as executa e onde acontece. São esses três elementos fundamentais que o professor precisa ressaltar na sua abordagem/fala com as crianças.
O professor, então, solicita que as crianças experimentem bastante os papéis que cada cantiga de roda oferece; que todas as crianças possam ser cravo, rosa, rei, rainha, bruxa malvada, princesa, flor... Que as crianças possam, também, experimentar ser platéia, assistir o colega.
As crianças experimentando ser cravo e rosa
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
3º MOMENTO:
O professor poderá propor ao grupo a organização de um vivência do jogo teatral mais sistematizado, na qual as crianças, juntamente com o professor, produzirão um texto a partir de uma das cantigas de roda que ouviram e experimentaram bastante, o figurino e o cenário necessários para a representação do teatro que organizaram.
Sugerimos que a produção do texto e dos materiais seja feita com a participação efetiva das crianças e que seja considerado a participação de todos, mesmo que seja necessário a repetição por duas ou três vez com personagens diferentes.
No momento da produção do texto, o professor precisa lembrar às crianças que a linguagem teatral é constituída de três elementos: quem (qual a personagem), onde (qual o lugar em que a(s) cena(s) acontece (m) ) e o que (qual a ação da personagem em cada cena/momento).
4º MOMENTO:
O professor poderá encerrar esta proposta de aula com uma roda de conversa em que as crianças falarão a respeito da experiência de ter representado (ator) e ter assistido (espectador), apontando o que foi mais fácil e gostoso de fazer e o que não gostou, o que foi difícil. Sugerimos que o professor organize uma atividade escrita em que as crianças possam expressar suas impressões.
ESCOLA___________________________________________________________ NOME:______________________________________________ TURMA ________ DATA:______/_______/_________
ATIVIDADE INDIVIDUAL
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________
|
Ressaltamos que esta proposta de atividade varia de acordo com o que cada criança vivenciou naquele momento. Se esteve atuando, o texto da atividade que o professor organizar deverá ser algo como: Hoje você representou/atuou para os seus colegas. Registre o que mais gostou de fazer desenhando e escrevendo.
Sugerimos o acesso aos links abaixo relacionados para que esta proposta de aula possa ser enriquecida.
http://www.brasilcultura.com.br/artes-cenicas/linguagem-teatral/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro
http://www.brasilescola.com/artes/teatro.htm
Sugerimos, ainda, o livro "Linguagem teatral na escola" de Ricardo Japiassu
O professor poderá avaliar as crianças observando a participação, o interesse e o desenvolvimento nas atividades propostas durante a aula, destacando se as crianças são capazes de definir os elementos constitutivos da linguagem teatral ( quem, onde, quando, fazendo o que), bem como registrar suas experiências fazendo uso da linguagem oral e escrita e do desenho.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!