21/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Valorizar a produção artística dos artistas do bairro, cidade ou região.
Incentivar a pesquisa dentro da região onde moram os alunos.
Organizar um pequeno festival artístico, com os artistas da região, dentro da escola.
Incentivar a aproximação da comunidade com a escola.
Não é necessário conhecimento prévio, mas o aluno, certamente, terá alguma bagagem sobre o tema.
Aula 1:
Para valorizar a arte produzida pela comunidade na qual a escola se insere, é necessário primeiro investigar com os alunos, o que eles entendem por Arte.
Por se tratar de um conceito amplo e de difícil definição, após ouvir as opiniões dos alunos, o professor apresentará o texto “O que é Arte?” disponível no site http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/index_hpg.html (acesso em 09/11/2010).
Em seguida, é interessante que os alunos possam dar exemplos de artistas das mais diversas linguagens (música, dança, teatro, cinema, pintura, etc.).
É provável que os exemplos dados pelos alunos só abranjam artistas famosos nacionalmente ou internacionalmente. Fica então a pergunta:
Não existem artistas em nossa comunidade?
Diante desse questionamento, o professor deve apresentar o pequeno texto sobre Arte Popular contido no site http://www.edukbr.com.br/artemanhas/artespopulares.asp (acesso em 09/11/2010).
Para aula seguinte, os alunos terão que pesquisar em suas comunidades (bairro, cidade ou região), buscando artistas da poesia, teatro, música, etc. com quem farão uma pequena entrevista, roteirizada por eles mesmos buscando saber quanto tempo o artista desenvolve suas atividades, suas fontes de inspiração, planos futuros, e o que mais acharem interessante acrescentar. Se possível é interessante levar uma amostra de seu trabalho (livro, quadro, CD, escultura, etc.).
Esta pesquisa poderá ser realizada em duplas, e cada uma delas deve apresentar pelo menos um artista de qualquer linguagem.
Aula 2:
Com as pesquisas prontas, os alunos apresentarão à turma suas descobertas em forma de seminário. É importante que o professor procure saber dos alunos, previamente, quais recursos serão necessários para a apresentação do trabalho (aparelho de som, vídeo, data-show, etc.).
Ao final da apresentações, o professor trabalhará o texto "Onde está a Arte" de Neri P. Carneiro presente no site http://www.webartigos.com/articles/4509/1/Onde-Esta-A-Arte/pagina1.html
(acesso em 09/11/2010) que trata da elitização da Arte, e pedirá que os alunos criem, para a aula seguinte, um texto comparativo entre o artista por eles pesquisado e um outro, já consagrado, da mesma área.
O texto deve ter um teor crítico e tentar buscar o porquê de uma maior valorização de alguns artistas em relação aos demais.
Aula 3:
Retomando a tarefa pedida na aula anterior, o professor pedirá que cada aluno apresente seu texto.
Em seguida coordenará um debate a cerca da Arte e a Mídia, levando em consideração os argumentos levantados pelos alunos em seus textos.
Ao final do debate o professor organizará com os alunos um festival artístico envolvendo os artistas destacados pelas pesquisas dos alunos em suas comunidades.
É necessário que o professor se comunique pessoalmente com cada um dos artistas, demonstrando o objetivo de valorizar a Arte da região trabalhada.
Quanto mais modalidades artísticas possuírem o festival, melhor será o resultado apresentado.
Aula 4:
Contando com a ajuda da direção, o professor usará o espaço mais amplo da escola para apresentações cênicas como teatro, declamação de poesias, danças, músicas e vídeos. Disponibilizará uma sala para interação de artistas com a comunidade escolar em forma de palestras ou entrevistas, e selecionará um corredor ou sala ampla para exposição das artes plásticas.
O trabalho será enriquecido se contar com a participação de toda a comunidade escolar tanto em sua organização quanto como público espectador.
Poderá haver algum tipo de divulgação para que toda a comunidade se sinta convidada a participar e assim estreitar o convívio com a Escola.
Fotos de Artistas de minha cidade (Juiz de Fora /MG)
Joãozinho da Percussão (músico)
http://www.joaozinhodapercussao.mus.br/assets/documentos/docum_joao_do_ritmo/joaoritmo_2815.JPG
(acesso em 12/11/2010)
Ricardo Rizzo (poeta)
http://www.algumapoesia.com.br/poesia/ricardorizzo.jpg
(acesso em 12/11/2010)
Sylvia Renhe e Ricardo Visciano (dançarinos)
(acesso em 12/11/2010)
Alexandre Guttierrez (ator)
http://3.bp.blogspot.com/_reMWx4FJza4/SxUhT_KsLFI/AAAAAAAAACY/QgQ7CeM5w5M/s1600/cenas+curtas.jpg
(acesso em 12/11/2010)
Leonardo Paiva (artista plástico)
http://www.ufjf.br/ppgace/files/2008/10/foto-leonardo-paiva.jpg
(acesso em 12/11/2010)
Texto sobre Arte Popular no Brasil:
http://www.coladaweb.com/artes/arte-popular-no-brasil
(acesso em 09/11/2010)
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando o Festival será apresentado a toda comunidade. Serão levados em consideração participação e empenho na realização das atividades, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!