17/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
O aluno deve conhecer as letras (grafema-fonema) do alfabeto.
1 – Grafema-fonema
OBJETIVOS:
Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: fonema-grafema.
PROCEDIMENTOS:
É importante que, no início da alfabetização, a criança compreenda que o nome atribuído a cada letra do nosso alfabeto, de algum modo, aproxima-se aos “sons” da fala que ela pode representar na escrita. Desse forma, a criança ficará atenta, percebendo a influência da fala no processo de escrita. Dominar o nome da letra, e saber produzir adequadamente o som desta, colabora para a compreensão de que o valor funcional das letras nas palavras é pré-estabelecido. Enfim, é fundamental que assimile que “(...) não se pode escrever em qualquer posição numa palavra, porque as letras representam fonemas, os quais aparecem em posições determinadas nas palavras” (Caderno 2 – CEALE/Fae-UFMG p. 45).
É fundamental que as crianças aprendam o nome e o(s) som(ns) de cada letra do alfabeto. Em seguida, ficará mais fácil uni-las em sílabas e palavras (e vice-versa). Neste caso, verifique o vídeo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=j49uCPpp7MU&feature=related >.(Acesso em: 09 dez. 2010). O vídeo sugerido ensina a pronúncia, a dicção adequada de cada letra do nosso alfabeto. Assim, é importante exercitar várias vezes e em vários momentos. Trata-se de uma atividade que implica observar o som e o movimento da face e da língua ao “elaborar” a pronúncia. Exemplifique para o grupo e oriente para que as crianças repitam três vezes em voz alta, duas silenciosamente, ou seja, percebendo detalhadamente o movimento do corpo (língua e face) para elaborar a pronúncia. Aleatoriamente, solicite que uma criança repita o som de determinada letra, isso possibilita um acompanhamento mais “individualizado” do processo.
http://www.youtube.com/watch?v=j49uCPpp7MU&feature=related (Acesso em: 12 de dez. de 2010).
Uma vez trabalhada a dicção apropriada de cada letra, prepare um ditado ou bingo. O professor deverá pronunciar a dicção (o som) de cada letra, de modo que a tarefa da criança será registrar a letra correspondente.
Exemplo:
O professor diz: efi (escrita F); agá (escrita H); eme (escrita M) etc.
A criança deverá anotar a letra F se for um ditado, ou marcar a letra F, no caso de um bingo e se a letra estiver presente em sua cartela.
2 – Sílabas e brincadeira
OBJETIVOS:
Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: sílaba oral e sílaba escrita.
Ampliar, a partir desse reconhecimento, suas habilidades ortográficas.
PROCEDIMENTOS:
- Ensine a brincadeira: De Havana veio um barco... A brincadeira tradicional consiste em um participante iniciar dizendo: de Havana veio um barco carregado de... (banana, por exemplo). Na sequência, a próxima criança da roda deve dizer novamente: de Havana veio um barco carregado de... (macaco). O importante é concentrar-se nas palavras mencionadas, pois aquele que repetir alguma sai da brincadeira ou finaliza a mesma.
A sugestão a seguir é uma adaptação da brincadeira ao nosso propósito de trabalho, portanto, antes, devemos dizer o critério, a acrescentar, de cada rodada. A ideia é que, a cada rodada, sejam demandadas palavras que iniciem ou terminem com determinada letra e/ou sílaba.
EXEMPLO:
O iniciante do jogo apresenta a regra - as palavras devem começar com a sílaba CA. Então, inicia-se a brincadeira: de Havana veio um barco carregado de... Camelo... carambola... caminhão... cama... carpete....
Segue até que todos da roda tenham participado ou até que algum colega repita alguma palavra.
- Prepare cartelas de bingo, para um bingo diferente. Será um bingo de sílabas. A criança deverá colorir ou marcar com um X o quadrinho que tiver a sílaba sorteada.
Dica: O bingo pode ser por grupo. Organize grupos com cinco crianças, de modo que quatro participarão marcando a cartela e a quinta criança será responsável por “cantar o bingo”. Como se trata de uma atividade que pode ser desenvolvida várias vezes, neste caso, estabeleça um rodízio, para que todos participem nas duas “funções”.
3 – Palavras e rimas
OBJETIVOS:
Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: palavra falada e palavra escrita.
Ampliar, a partir desse reconhecimento, suas habilidades ortográficas.
PROCEDIMENTOS:
- Solicite que as crianças levem caixinhas de fósforo vazias (o ideal é que cada criança leve no mínimo quatro). A atividade permitirá o trabalho com rimas, portanto, dentro de cada caixinha deve haver letras para compor uma palavra, que rime com a palavra principal (todas preparadas previamente pelo professor). Isto é, o professor seleciona uma palavra, a partir desta palavra ele listará outras que rimem com a primeira. Cada caixinha deve receber as letras de uma das palavras da lista.
OBSERVAÇÃO: As letras devem ser no formato CAIXA ALTA maiúscula e em tamanho grande.
O desenvolvimento da atividade consiste em colocar no quadro-negro a palavra principal. A partir desta, as crianças terão um tempo para montar a palavra da caixinha, sabendo que esta deve rimar com a palavra que consta no quadro. As palavras deverão ser listadas no quadro, para que todos possam copiar no caderno. À frente de cada palavra registrada, a criança deverá anotar o número de letras e sílabas correspondente.
Exemplo:
Palavra principal: avião.
Palavras para caixinha (uma palavra em cada caixinha): caminhão, violão, corrimão, mão, mamão, portão etc.
http://bp2.blogger.com/_xvGJmJIMpKg/SGAKMKMgKwI/AAAAAAAAAVQ/yOWx_2wTtPs/s1600-h/S6301381.JPG (Acesso em: 12 de dez. de 2010).
Dica: Esta é uma proposta que pode ser trabalhada em vários momentos. Assim, deve-se ampliar os desafios, inserindo possibilidades para formar duas palavras em cada caixinha ou colocando letras extras a serem desconsideradas ou não. Pode-se, ainda, ora trabalhar com duplas ora individual. Outra alternativa é eliminar a palavra principal, entregando apenas a caixinha. Assim, a criança deve montar a palavra e, a partir desta, elaborar uma lista de cinco rimas.
- Ensine a brincadeira: De Havana veio um barco...
A sugestão a seguir é uma adaptação da brincadeira ao nosso propósito de trabalho, portanto, antes, devemos dizer os critérios. O iniciante do jogo diz: de Havana veio um barco carregado de...
Nas produções escritas do cotidiano e em ditados ou bingos (de letras, sílabas e/ou palavras) periódicos, será possível avaliar a evolução da criança quanto à relação desenvolvida entre as unidades fonológicas e as correspondentes unidades gráficas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/03/2012
Cinco estrelasSEMPRE PROURO LANÇAR ESSE TIPO DE DESAFIO PARA QUE OS ALUNOS OBTENHAM AVANÇOS NAS RELAÇÕES FONEMA-GRAFEMA. MUITO BOA SUA AULA!!!