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Relações entre unidades fonológicas e unidades gráficas

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: fonema-grafema, sílaba oral e sílaba escrita, palavra falada e palavra escrita.
  •  Ampliar, a partir desse reconhecimento, suas habilidades ortográficas. 
Duração das atividades
Aproximadamente uma aula de 50 minutos (para cada atividade).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve conhecer as letras (grafema-fonema) do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

1 – Grafema-fonema

OBJETIVOS: 

Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: fonema-grafema.

PROCEDIMENTOS:

É importante que, no início da alfabetização, a criança compreenda que o nome atribuído a cada letra do nosso alfabeto, de algum modo, aproxima-se aos “sons” da fala que ela pode representar na escrita. Desse forma, a criança ficará atenta, percebendo a influência da fala no processo de escrita. Dominar o nome da letra, e saber produzir adequadamente o som desta, colabora para a compreensão de que o valor funcional das letras nas palavras é pré-estabelecido. Enfim, é fundamental que assimile que “(...) não se pode escrever em qualquer posição numa palavra, porque as letras representam fonemas, os quais aparecem em posições determinadas nas palavras” (Caderno 2 – CEALE/Fae-UFMG p. 45).   

É fundamental que as crianças aprendam o nome e o(s) som(ns) de cada letra do alfabeto. Em seguida, ficará mais fácil uni-las em sílabas e palavras (e vice-versa). Neste caso, verifique o vídeo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=j49uCPpp7MU&feature=related >.(Acesso em: 09 dez. 2010). O vídeo sugerido ensina a pronúncia, a dicção adequada de cada letra do nosso alfabeto. Assim, é importante exercitar várias vezes e em vários momentos. Trata-se de uma atividade que implica observar o som e o movimento da face e da língua ao “elaborar” a pronúncia. Exemplifique para o grupo e oriente para que as crianças repitam três vezes em voz alta, duas silenciosamente, ou seja, percebendo detalhadamente o movimento do corpo (língua e face) para elaborar a pronúncia. Aleatoriamente, solicite que uma criança repita o som de determinada letra, isso possibilita um acompanhamento mais “individualizado” do processo. 

http://www.youtube.com/watch?v=j49uCPpp7MU&feature=related (Acesso em: 12 de dez. de 2010). 

Uma vez trabalhada a dicção apropriada de cada letra, prepare um ditado ou bingo. O professor deverá pronunciar a dicção (o som) de cada letra, de modo que a tarefa da criança será registrar a letra correspondente.

Exemplo:

O professor diz: efi (escrita F); agá (escrita H); eme (escrita M) etc.

A criança deverá anotar a letra F se for um ditado, ou marcar a letra F, no caso de um bingo e se a letra estiver presente em sua cartela.

2 – Sílabas e brincadeira

OBJETIVOS:

 Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: sílaba oral e sílaba escrita.

 Ampliar, a partir desse reconhecimento, suas habilidades ortográficas.   

 PROCEDIMENTOS:

 - Ensine a brincadeira: De Havana veio um barco... A brincadeira tradicional consiste em um participante iniciar dizendo: de Havana veio um barco carregado de... (banana, por exemplo). Na sequência, a próxima criança da roda deve dizer novamente:  de Havana veio um barco carregado de... (macaco). O importante é concentrar-se nas palavras mencionadas, pois aquele que repetir alguma sai da brincadeira ou finaliza a mesma.

A sugestão a seguir é uma adaptação da brincadeira ao nosso propósito de trabalho, portanto, antes, devemos dizer o critério, a acrescentar, de cada rodada. A ideia é que, a cada rodada, sejam demandadas palavras que iniciem ou terminem com determinada letra e/ou sílaba.

EXEMPLO:

  O iniciante do jogo apresenta a regra - as palavras devem começar com a sílaba CA. Então, inicia-se a brincadeira: de Havana veio um barco carregado de... Camelo... carambola... caminhão... cama... carpete....

Segue até que todos da roda tenham participado ou até que algum colega repita alguma palavra.

- Prepare cartelas de bingo, para um bingo diferente. Será um bingo de sílabas. A criança deverá colorir ou marcar com um X o quadrinho que tiver a sílaba sorteada.   

Dica: O bingo pode ser por grupo. Organize grupos com cinco crianças, de modo que quatro participarão marcando a cartela e a quinta criança será responsável por “cantar o bingo”. Como se trata de uma atividade que pode ser desenvolvida várias vezes, neste caso, estabeleça um rodízio, para que todos participem nas duas “funções”.  

3 – Palavras e rimas

OBJETIVOS:

Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: palavra falada e palavra escrita.

Ampliar, a partir desse reconhecimento, suas habilidades ortográficas.  

PROCEDIMENTOS:

 - Solicite que as crianças levem caixinhas de fósforo vazias (o ideal é que cada criança leve no mínimo quatro). A atividade permitirá o trabalho com rimas, portanto, dentro de cada caixinha deve haver letras para compor uma palavra, que rime com a palavra principal (todas preparadas previamente pelo professor). Isto é, o professor seleciona uma palavra, a partir desta palavra ele listará outras que rimem com a primeira. Cada caixinha deve receber as letras de uma das palavras da lista.

OBSERVAÇÃO: As letras devem ser no formato CAIXA ALTA  maiúscula e em tamanho grande.  

O desenvolvimento da atividade consiste em colocar no quadro-negro a palavra principal. A partir desta, as crianças terão um tempo para montar a palavra da caixinha, sabendo que esta deve rimar com a palavra que consta no quadro. As palavras deverão ser listadas no quadro, para que todos possam copiar no caderno. À frente de cada palavra registrada, a criança deverá anotar o número de letras e sílabas correspondente.  

Exemplo:

Palavra principal: avião.

Palavras para caixinha (uma palavra em cada caixinha): caminhão, violão, corrimão, mão, mamão, portão etc.

http://bp2.blogger.com/_xvGJmJIMpKg/SGAKMKMgKwI/AAAAAAAAAVQ/yOWx_2wTtPs/s1600-h/S6301381.JPG (Acesso em: 12 de dez. de 2010). 

Dica: Esta é uma proposta que pode ser trabalhada em vários momentos. Assim, deve-se ampliar os desafios, inserindo possibilidades para formar duas palavras em cada caixinha ou colocando letras extras a serem desconsideradas ou não. Pode-se, ainda, ora trabalhar com duplas ora individual. Outra alternativa é eliminar a palavra principal, entregando apenas a caixinha. Assim, a criança deve montar a palavra e, a partir desta, elaborar uma lista de cinco rimas.

- Ensine a brincadeira: De Havana veio um barco...

A sugestão a seguir  é uma adaptação da brincadeira ao nosso propósito de trabalho, portanto, antes, devemos dizer os critérios. O iniciante do jogo diz: de Havana veio um barco carregado de...    

Recursos Complementares
Avaliação

Nas produções escritas do cotidiano e em ditados ou bingos (de letras, sílabas e/ou palavras) periódicos, será possível avaliar a evolução da criança quanto à relação desenvolvida entre as unidades fonológicas e as correspondentes unidades gráficas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • graça, EMEF AMILTON MONTEIRO , Espírito Santo - disse:
    mgss.gracinha@gmail.com

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    SEMPRE PROURO LANÇAR ESSE TIPO DE DESAFIO PARA QUE OS ALUNOS OBTENHAM AVANÇOS NAS RELAÇÕES FONEMA-GRAFEMA. MUITO BOA SUA AULA!!!


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