12/01/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
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Proporcione o acesso dos alunos a uma atividade interativa onde poderão compreender que o peso do nosso corpo e das coisas na Terra é uma medida da atração da massa do planeta sobre a massa do nosso corpo ou das coisas que pesamos. O jogo Por que coisas e pessoas têm peso? disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17561 , possibilita essa discussão.
Cada aluno precisará preencher seus dados para o cálculo do peso. Durante a atividade deverão observar a mudança no valor de seu peso, de acordo com a força da gravidade do planeta escolhido. Eles verão que o valor digitado inicialmente como “peso marcado pela balança” aparecerá no campo “massa”. Por exemplo:
O aluno só conseguirá “voltar da viagem” se conseguir calcular seu peso no planeta em que estiver. Para isso, terão que descobrir a lógica do cálculo do peso!
Depois que os grupos testarem diferentes planetas , organize a turma em um círculo e peça que comentem o que descobriram sobre Massa, Peso e Gravidade.
Para complementar , ofereça o seguinte texto para leitura:
A lei da gravitação universal
Paulo Augusto Bisquolo
"Depois de ouvirmos tantas vezes que "Terra atrai a Lua", talvez você possa ter se perguntado por que a Lua não cai na Terra. Para entender a resposta dessa pergunta, faça a seguinte experiência de pensamento: imagine que você tem uma pedra na mão e a deixa cair. Ela descreverá uma trajetória vertical e para baixo. Depois, pegue a pedra, lance-a para frente e observe que ela descreverá uma trajetória parabólica, chegando ao solo alguns metros a frente.Agora pense na possibilidade de poder lançá-la cada vez mais longe: o que aconteceria com essa pedra? É natural que ela continue caindo, já que é atraída pela Terra. Porém, dependendo da velocidade com que ela é lançada pode ocorrer algo muito curioso: a pedra pode entrar em um movimento de "queda eterna", que é conhecido como movimento de órbita.A resposta da pergunta é essa: se a Lua executa um movimento orbital devido à atração que a Terra exerce sobre ela, isso quer dizer que a Lua está em movimento de queda, mas que nunca chegará atingir a Terra. Isaac Newton formulou a lei que descreve essa força que, além de fazer os objetos caírem, faz os planetas e satélites permanecerem em órbita. Essa lei é conhecida como a lei da gravitação universal e ela parte de duas premissas:
A explicação da segunda premissa foi objeto de muita discussão entre os pesquisadores da época, como Robert Hooke e Edmund Halley, mas o gênio criativo de Newton foi capaz de solucionar esse problema. Newton descobriu que a força de atração gravitacional era inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as massas, em outras palavras, quanto mais afastados estiverem os objetos, menor será a força de atração entre eles e essa força diminui rapidamente com o aumento da distância. Outro ponto importante da lei da gravitação universal é aquele que diz que massa pode atrair massa. Dessa afirmação pode vir a seguinte pergunta: "Se eu tenho massa, porque eu não estou atraindo outros corpos que também têm massa?". A resposta é que você está, sim, atraindo outros corpos que estão ao seu redor. Mas, como você tem uma massa pequena e os outros corpos também, essa força de atração se torna desprezível. Quando pelo menos um dos corpos tem uma massa considerável, como é o caso do planeta Terra, é possível sentir a força de atração gravitacional."
Disponível em : http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u10.jhtm |
Garanta a sistematização das discussões:
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Em seguida, ofereça mais uma atividade interativa:
Uma Questão de Gravidade , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12238
Essa atividade apresenta um astronauta da NASA, que está em missão na Lua e percebe que se sente mais leve, pois a gravidade é menor. Ao viajar a outros planetas ele descobre que ocorrem mudanças em seu peso devido à aceleração da gravidade ser diferente em cada planeta. Assim, mostra que para cada planeta existe uma aceleração da gravidade diferente, porque as massas desses planetas são diferentes.
Organizem as informações:
Proponha, então, uma pesquisa em livros, dicionários e na Internet sobre os conceitos de Peso, Massa e Gravidade. Os grupos devem preparar um glossário baseando-se nos textos lidos.
Lembre seus alunos que devem sempre citar as fontes e comparar as informações encontradas, checando semelhanças e incoerências!
Ao final dessa sequência de atividades cada grupo deve escolher uma das questões abaixo e elaborar respostas :
Nome | Tipo |
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Por que coisas e pessoas têm peso? | Animação/simulação |
Uma Questão de Gravidade | Animação/simulação |
Experimento com pêndulo: determinação da aceleração da gravidade . Disponível em : http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3720/open/file/index.htm?sequence=4
Considerando os objetivos dessa sequência de atividades, mantenha a seguinte pauta de observação:
É interessante que essa pauta de observação seja compartilhada com os alunos, a fim de possibilitar que façam também uma autoavaliação.
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