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Por que coisas e pessoas têm peso?

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a Lei da Gravitação Universal
  • Compreender a medida do peso
  • Utilizar diferentes fontes de informação em uma pesquisa
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
3 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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Estratégias e recursos da aula

   

Proporcione o acesso dos alunos a uma atividade interativa onde poderão  compreender que o peso do nosso corpo e das coisas na Terra é uma medida da atração da massa do planeta  sobre a massa do nosso corpo ou das coisas que pesamos. O jogo Por que coisas e pessoas têm peso? disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17561 , possibilita essa discussão.

Cada aluno precisará preencher seus dados para o cálculo do peso. Durante a atividade deverão observar a mudança no valor de seu peso, de acordo com a força da gravidade do planeta escolhido. Eles verão que o valor digitado inicialmente como “peso marcado pela balança” aparecerá no campo “massa”. Por exemplo:

O aluno só conseguirá “voltar da viagem” se conseguir calcular seu peso no planeta em que estiver. Para isso, terão que descobrir a lógica do cálculo do peso!

Depois que os grupos testarem diferentes planetas , organize a turma em um círculo e peça que comentem o que descobriram sobre Massa, Peso e Gravidade.

Para complementar , ofereça o seguinte texto para leitura:

A lei da gravitação universal

Paulo Augusto Bisquolo

"Depois de ouvirmos tantas vezes que "Terra atrai a Lua", talvez você possa ter se perguntado por que a Lua não cai na Terra. Para entender a resposta dessa pergunta, faça a seguinte experiência de pensamento: imagine que você tem uma pedra na mão e a deixa cair. Ela descreverá uma trajetória vertical e para baixo. Depois, pegue a pedra, lance-a para frente e observe que ela descreverá uma trajetória parabólica, chegando ao solo alguns metros a frente.Agora pense na possibilidade de poder lançá-la cada vez mais longe: o que aconteceria com essa pedra? É natural que ela continue caindo, já que é atraída pela Terra. Porém, dependendo da velocidade com que ela é lançada pode ocorrer algo muito curioso: a pedra pode entrar em um movimento de "queda eterna", que é conhecido como movimento de órbita.A resposta da pergunta é essa: se a Lua executa um movimento orbital devido à atração que a Terra exerce sobre ela, isso quer dizer que a Lua está em movimento de queda, mas que nunca chegará atingir a Terra.

Isaac Newton formulou a lei que descreve essa força que, além de fazer os objetos caírem, faz os planetas e satélites permanecerem em órbita. Essa lei é conhecida como a lei da gravitação universal e ela parte de duas premissas:

  • massa atrai massa;
  • quanto mais afastados estiverem os corpos, menor será a intensidade dessa força.

A explicação da segunda premissa foi objeto de muita discussão entre os pesquisadores da época, como Robert Hooke e Edmund Halley, mas o gênio criativo de Newton foi capaz de solucionar esse problema. Newton descobriu que a força de atração gravitacional era inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as massas, em outras palavras, quanto mais afastados estiverem os objetos, menor será a força de atração entre eles e essa força diminui rapidamente com o aumento da distância.

Outro ponto importante da lei da gravitação universal é aquele que diz que massa pode atrair massa. Dessa afirmação pode vir a seguinte pergunta: "Se eu tenho massa, porque eu não estou atraindo outros corpos que também têm massa?". A resposta é que você está, sim, atraindo outros corpos que estão ao seu redor. Mas, como você tem uma massa pequena e os outros corpos também, essa força de atração se torna desprezível. Quando pelo menos um dos corpos tem uma massa considerável, como é o caso do planeta Terra, é possível sentir a força de atração gravitacional."

Disponível em : http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u10.jhtm 

Garanta a sistematização das discussões:

  • "O peso é diretamente proporcional à massa.

  • Todos os corpos à superfície da Terra têm peso, porque todos eles são atraídos, com maior ou menor intensidade, pela Terra. Mas, se estão sujeitos a essa força, porque é que não têm todos um movimento acelerado no sentido para baixo? Alguns corpos estão  imóveis  porque outra força se opõe ao respectivo peso. Por exemplo, uma pessoa de pé no chão está sujeita a uma força, exercida pelo chão, que equilibra o seu peso. Outro exemplo: uma pedra pousada sobre uma mesa está sujeita a uma força, exercida pela mesa, que equilibra o peso da pedra (senão a pedra entrava mesmo  para dentro da mesa!).

  • Todos os corpos têm massa e, se estiverem perto de um planeta (ou mesmo estrela), têm também peso uma vez que são atraídos por ele "

(Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/gravi/peso.html)  

Em seguida, ofereça mais uma atividade interativa:

  Uma Questão de Gravidade , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12238 

Essa atividade apresenta um astronauta da NASA, que está em missão na Lua e percebe que se sente mais leve, pois a gravidade é menor. Ao viajar a outros planetas ele descobre que ocorrem mudanças em seu peso devido à aceleração da gravidade ser diferente em cada planeta. Assim, mostra que para cada planeta existe uma aceleração da gravidade diferente, porque as massas desses planetas são diferentes.

Organizem as informações:

Proponha, então,  uma pesquisa em livros, dicionários e na Internet sobre os conceitos de Peso, Massa e Gravidade. Os grupos devem preparar um glossário  baseando-se nos textos lidos.

Lembre seus alunos que devem sempre citar as fontes e comparar as informações encontradas, checando semelhanças e incoerências!

Ao final dessa sequência de atividades cada grupo deve escolher uma das  questões abaixo e elaborar respostas :

  • Por que o astronauta flutua?
  • Por que coisas e pessoas têm peso?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Por que coisas e pessoas têm peso? Animação/simulação
Uma Questão de Gravidade Animação/simulação
Recursos Complementares

Experimento com pêndulo: determinação da aceleração da gravidade . Disponível em : http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/3720/open/file/index.htm?sequence=4 

Avaliação

Considerando os objetivos dessa sequência de atividades, mantenha a seguinte pauta de observação:

  • Ocorreram avanços nas explicações dos alunos ao longo do processo?
  • Demonstraram capacidade de síntese e a utilização de conceitos para elaboração das explicações?
  • Trabalharam em grupos produtivamente?

É interessante que essa pauta de observação seja compartilhada com os alunos, a fim de possibilitar que façam também uma autoavaliação.

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