11/01/2011
Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
O encaminhamento desta aula se tornará mais dinâmico se os alunos já conhecerem o que são fontes históricas e seus diferentes tipos.
INTRODUÇÃO DA TEMÁTICA DA AULA
Para motivar os alunos a se envolverem no estudo, é importante que o professor problematize o que será estudado e explicite os objetivos do estudo. Para isso, sugerimos que o professor apresente as seguintes questões para os alunos:
O que significam as fontes históricas?
Para que servem?
Quais são elas?
Como são produzidos e por quem?
Como são interpretadas na escrita da História?
Apresentada as questões, debatidas hipóteses sobre elas, o professor deve apresentar aos alunos uma proposta de atividade que permita aprofundar as reflexões. Assim, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de até 4 integrantes e desenvolva com eles o roteiro de atividades proposto a seguir.
Para respondermos mais profundamente as perguntas que discutimos no início da aula, vamos fazer de conta que somos historiadores e vamos coletar e analisar fontes que relatem um pouco da história de nossa professora de História. Para isto, vamos desenvolver três atividades:
ATIVIDADE 1: LEVANTAMENTO DAS FONTES HISTÓRICAS
Com o seu grupo de trabalho, procure fontes que registrem momentos da história de vida de sua professora, coletando:
- Uma fonte escrita;
- Uma fonte material (um objeto);
- Uma fonte iconográfica (imagem, foto);
- Uma fonte oral (depoimento de um parente, amigo ou da própria pessoa pesquisada gravado ou transcrito em um papel);
Observação: Para conseguir a fonte oral, elabore junto com o seu grupo uma pergunta para fazer para sua professora e entreviste-a.
- Uma fonte arquitetônica (uma construção)
Observação: Para conseguir a fonte arquitetônica, observe ao seu redor e descubra uma fonte arquitetônica que tem relação com a vida de sua professora.
ATIVIDADE 2: ANÁLISE DAS FONTES E ESCRITA DA HISTÓRIA
Em sala, junto com o seu grupo de trabalho, analise com atenção as fontes históricas que você conseguiu levantar e escreva, no caderno, a história de sua professora, como se você fosse um(a) historiador(a). Não se esqueça de colocar um título nesta história.
Observação: Todos os membros do grupo devem elaborar uma única história, mas cada um deve copiá-la em seu caderno.
ATIVIDADE 3: LEITURA DAS HISTÓRIAS PRODUZIDAS
Organize, com seu grupo, a apresentação da história produzida para todos os colegas de sua sala de maneira que todos os membros do grupo participem da apresentação (cada um mostra e explica um tipo de fonte utilizada para escrever a história; cada um lê uma parte da história).
Ouça com atenção todas as histórias lidas, observando as diferenças e semelhanças existentes entre elas e procurando, com isto, responder às questões da atividade 4.
ATIVIDADE 4: ANÁLISE DAS HISTÓRIAS PRODUZIDAS
A partir do que você experimentou e discutiu durante as atividades 1,2,3, analise oralmente com sua professora e com toda a turma as questões abaixo, anotando as principais ideias no caderno:
ATIVIDADE 5: REDAÇÃO INDIVIDUAL SOBRE O SIGNIFICADO DAS FONTES HISTÓRICAS
Escreva, individualmente, um texto sobre a relação entre as fontes históricas e o trabalho do historiador, respondendo nele a todas às questões que discutimos na atividade 4. Para explicar melhor as suas ideias, consulte (não copie) as anotações que fizemos no caderno e utilize exemplos do que ocorreu em sala de aula durante a análise e leitura das fontes e histórias de vida de sua professora.
Não se esqueça de colocar UM TÍTULO em seu texto.
Faça o texto em folha separada, coloque nome, turma e data e entregue-o para a professora.
Observações quanto ao desenvolvimento do roteiro de atividades proposto anteriormente:
A avaliação dos alunos deve acontecer através do desenvolvimento das 5 atividades sugeridas no item "estratégias e recursos", através das quais o professor deve observar se o aluno compreendeu como coletar e interpretar fontes históricas, a importância destas para o trabalho do historiador, além da possibilidade de se escrever diferentes histórias sobre um mesmo acontecimento, conforme as fontes coletadas e interpretadas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/12/2014
Quatro estrelasAmei a dica e pretendo realiza-la. Contarei os resultados.