14/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Folclore popular.
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
A aula acontecerá no pátio da escola com todos os alunos sentados em círculo. Primeiro a professora questionará às crianças:
A partir da incitação inicial, a professora ouvirá as hipóteses dos alunos e em seguida mostrará a eles um bambolê, questionando:
O que é importante nesse momento é levantar com os alunos hipóteses para a organização em círculo proposta pelo professor.
Depois dos questionamentos, o professor começará a cantar:
Escravos de Jó
Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za (bis)
A partir disso, o professor mostrará como se realiza a brincadeira em círculo. Professor, para saber como se realiza a brincadeira, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=OR1fUQom-jQ
Depois de brincar em círculo, o professor proporá a mesma brincadeira em fila indiana.
Ao fim, ele indagará:
Depois da discussão propiciada pelas perguntas, o professor falará aos alunos que eles aprenderão um pouquinho mais sobre cantigas de roda, ou seja, brincadeiras musicadas desenvolvidas em círculo.
Atividade 2
Ainda no pátio da escola, o professor exibirá aos alunos a caixa musical. Este objeto pode ser feito a partir de uma simples caixa e trabalho manual.
Nesta caixa, o aluno encontrará cópias de músicas diversas.
Solicitará a cada dupla de alunos que sorteiem uma música da caixa musical. As cantigas de roda podem ser encontradas em:
http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm
http://www.kboing.com.br/canais/cantigas-de-roda/
Após o sorteio, cada aluno terá que elaborar uma coreografia simples ou ainda criar gestos e movimentos compassados para ensinar os colegas a brincar com a composição musical.
Importante: professor não deixe de lembrar aos alunos que as coreografias deverão ser elaboradas respeitando-se a organização em círculo.
Depois de 20 minutos aproximadamente, os alunos terão de socializar com os colegas a música e a coreografia. Primeiro a dupla mostrará ao professor e aos colegas a coreografia e, em seguida, o professor selecionará uma das coreografias para ser aprendida por toda a sala.
Aula 2
Atividade
No laboratório, o professor mostrará aos alunos algumas cantigas de roda a fim de ampliar seu repertório.
Importante: professor, discuta com os alunos a importância das cantigas de roda para a valorização da cultura popular e da tradição oral.
http://www.youtube.com/watch?v=iaY9Nn9xGdw
http://www.youtube.com/watch?v=9R33llYzIH0
http://www.youtube.com/watch?v=7J637_ZS4Hk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9wB7CHxW8Hs
http://www.youtube.com/watch?v=7i5r8Zsngg8
http://www.youtube.com/watch?v=7DyA1O2OYkI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=porOx00eXLg
Em seguida, os alunos, trabalhando em duplas, terão que escolher o ritmo de uma das cantigas e reinventá-la, ou seja, terão que criar uma nova letra para a melodia. Isso pode ser feito no próprio computador no programa word.
Professor, para ajudar no trabalho procure no youtube as melodias das cantigas de roda. Algumas músicas instrumentais:
http://www.youtube.com/watch?v=mo3eABAjVeA (Terezinha de Jesus)
http://www.youtube.com/watch?v=PEXan865TFk (Se essa rua fosse minha)
Em seguida, os alunos desenharão no programa paint alguma imagem que diz respeito a cantiga por eles reinventada.
Terminado o trabalho, chegou o momento de socialização com os colegas.
Caso o grupo tenha apresentado rendimento satisfatório, o professor poderá organizar na hora do recreio um momento de descontração em que as crianças apresentam suas cantigas de roda, num primeiro momento, e, em seguida, convidam todos os colegas da escola para fazerem uma grande roda e cantarem juntos as cantigas mais populares, como "Atirei o pau no gato", "Ciranda cirandinha" dentre outras.
Para leitura do professor:
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista11/revista11_artigo8.pdf
http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2003/relatos_exp/a1_cantigas_roda_claudio.pdf
http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/viewArticle/10526
http://forum.ulbratorres.com.br/2010/mesa_texto/MESA%207%20D.pdf
O foco da avaliação recairá na participação dos alunos nas propostas de socialização por meio das cantigas de roda.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/05/2011
Cinco estrelasÓtima aula: tema pertinente e muito bem exposto, com clareza e bem ilustrativa. Parabéns!