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Museus e Arquivos como espaços de preservação da memória

 

10/02/2011

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Definir os objetivos dos museus e arquivos históricos;
  •  Reconhecer as diferenças e semelhanças entre arquivos históricos e museus históricos;
  •  Conhecer diferentes espaços de preservação da memória existentes no município em que o aluno estuda;  
  •  Discutir a importância da existência destes espaços para a escrita da história do município.
Duração das atividades
3 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula poder ser encaminhada de forma mais dinâmica e aprofundada é importante que os alunos conheçam o que são as fontes históricas, seus tipos,  sua importância para o trabalho do historiador.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: Diferenças e semelhanças entre arquivos e museus históricos

Apresente, para os alunos, imagens ou vídeos sobre arquivos e museus históricos, como os sugeridos abaixo:

1. Vídeo sobre o Museu de Artes e Ofício de Belo Horizonte  

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 Duração: 4'21''

Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=gPcgGdabbHE&feature=player_embedded

Sinopse: A repórter Paulla Mirella visita o Museu das Artes e dos Ofícios que conta um pouco da história das profissões do Brasil e apresenta um panorama geral das fontes materiais nele expostas, através de entrevistas com visitantes e  diferentes profissionais envolvidos na organização do Museu.   

2. Vídeo sobre o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo

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 Duração: 3'21''

Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=1mje7AT6IQs&feature=player_embedded

Sinopse: Reportagem da TV Gazeta mostra  alguns documentos preservados no arquivo, o trabalho de preservação e arquivamento das fontes, seus consulentes, além de apresentar os  investimentos feitos neste espaço de preservação da memória de São Paulo.

OU

1. Fotografia do Arquivo Histórico de Uberlândia, 2009   

Professora e alunos da Eseba UFU em visita ao Arquivo Público de Uberlândia, localizado na Rua Natal, 935 – Bairro Brasil, 2009.

http://www3.uberlandia.mg.gov.br/secretaria.php?id=10&id_cg=28

 

2. Fotografia do Museu Municipal de Uberlândia, 2005  

 

Alunos da rede pública municipal de Uberlândia, 3m 2008 observam fontes expostas no Museu Municipal de Uberlândia,

na sala 1 que contem fontes sobre os bandeirantes e os índios.

O Museu se localiza na Praça Clarimundo Carneiro s/nº

http://www.uberlandia.mg.gov.br/cidade_museu.php

 

Peça para os alunos observarem com a atenção as imagens e falas, procurando refletir sobre as seguintes questões:

  • Para que servem os arquivos e museus históricos?
  • Que tipos de fontes históricas são neles guardadas?
  • Quais as diferenças existentes entre os museus e os arquivos históricos em relação a forma de exposição e consulta das fontes, aos tipos de fontes mais preservadas em cada um destes espaços?

Debata as questões acima e construa respostas coletivas no quadro para todos os alunos registrarem em seu caderno.

Possibilidades de registro:

Os arquivos e os museus históricos são espaços de preservação da memória, onde se restaura e se conserva fontes históricas de diferentes tipos para que as pessoas possam visitar e pesquisar, conhecendo o passado de uma determinada cidade, grupo social ou de um pessoa. Nos Museus, são preservadas, principalmente, fontes materiais e imagéticas que ficam expostas para a visitação. Nos Arquivos são preservadas, principalmente, fontes escritas, imagéticas e orais que ficam guardadas em estantes para a consulta dos pesquisadores.

ATIVIDADE 2: Pesquisando sobre Espaços de Preservação da Memória na localidade dos alunos

Organizar os alunos em grupo e solicitar que eles pesquisem sobre a existência ou não de espaços da preservação da memória na localidade em que  moram. Para isto, é importante que o professor auxilie os alunos a organizarem a pesquisa, considerando a necessidade de:

  • Decidir em que locais e com que pessoas os alunos podem fazer a sua pesquisa (lista telefônica, Secretaria da Cultura, Professores de História, Historiadores, etc.);
  • Elaborar roteiro de perguntas e de observação, o qual pode se basear nas seguintes questões:

1) Na localidade em que moramos há Museus Históricos e/ou Arquivos Históricos? Onde eles se localizam e qual seu horário de funcionamento?

2)  As fontes neles expostas são de que tipos, sobre que períodos e sobre quais grupos sociais de nossa história ?

3)  Como estas fontes históricas foram adquiridas pelo Museu e/ou Arquivo?   

4) Qual a formação profissional e a função dos funcionários do Arquivo e/ou Museu?     

5) Os moradores de nossa localidade visitam e conhecem este museu e/ou arquivo?

6) As fontes guardadas/expostas nestes museus e/ou arquivos estão bem preservadas?

5) As fontes históricas existentes no Museu  e/ou Arquivo permitem a escrita de toda a história de nosso município, de todos os seus habitantes?

6) Na localidade em que moramos há outros espaços de preservação da memória? Quais são eles, onde se localizam e qual seu horário de funcionamento?  As fontes neles expostas são de que tipos, sobre que períodos e sobre quais grupos sociais de nossa história? Como foram coletadas e organizadas?

7) Quais outras fontes, de quais grupos sociais, além das que existem nos lugares de preservação da memória que existem em nosso município, você acha que deveriam ser coletadas, restauradas e preservadas?

Observações:

  • Após a realização da pesquisa, os alunos devem organizar a apresentação de suas descobertas para todos os seus colegas e o professor deve elaborar registros coletivos que sintetizem as descobertas dos alunos. Um exemplo de registro que pode ser consultado no blog Ensinando história na Eseba, é  texto "Lugares de preservação das fontes históricas em Uberlândia", elaborado em 2010, a partir de pesquisas realizadas pelos alunos da Profa. Aléxia Pádua Franco: http://gephiseseba.blogspot.com/2010/12/lugares-de-preservacao-das-fontes.html 
  1. Se o município onde os alunos moram não tiver nenhum espaço público de preservação da memória, solicitar que eles registrem esta ausência e reflitam se há necessidade ou não de criar estes espaços, com a ajuda de quem, para preservar quais fontes, de quais grupos sociais e tempos históricos?
  2. Se no município onde os alunos moram existirem espaços de preservação da memória, é interessante organizar trabalhos de campo para que todos os conheçam;
  3. Para finalizar esta atividade, o professor pode propor que os alunos produzam um texto sobrer a seguinte problemática:  É importante existir em nossa cidade espaços de preservação das fontes históricas? Justifique bem a sua resposta.

ATIVIDADE 3: Elaborando campanhas de preservação da memória

Através de uma atividade multidisciplinar, envolvendo as áreas de História, Artes e Português, e a partir das descobertas realizadas nas atividades 1 e 2, o professor pode propor aos alunos que criem  campanhas sobre a preservação da memória da localidade em que moram. Os temas abordados nas campanhas vão variar conforme o contexto desta preservação em cada localidade. Por exemplo:

  •  Em uma localidade sem arquivos e museus: campanha para criação destes espaços de preservação da memória;
  •  Em uma localidade com museus e arquivos bem organizados: campanha para maior visitação;
  • Em uma localidade com museus e arquivos precários: campanha para melhor preservação das fontes históricas; 
  • Em todas as localidades: campanha para se coletar e preservar fontes sobre temas, grupos sociais e períodos históricos ainda não preservadas

Em todos os casos é importante que os alunos decidam a quem a campanha deve se dirigir, sobre o que ela deve tratar, como ela deve ser veiculada.

Recursos Complementares
  • Sobre o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, há um vídeo produzido para crianças, que, nas séries iniciais, pode substituir aquele sugerido na atividade 1 apresentada em Estratégias e recursos: Programa Infantil TVX - Rúbia e o Palhaço Popó visitam o Museu de Artes e Ofícios (duração: 2'49'').

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Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=RNfz_T_CiKI&feature=player_embedded

 

  • Para se debater diferentes  concepções de museu apresentadas por estudantes e servidores universitários de diferentes áreas, pode-se trabalhar, com alunos do ensino fundamental final ou EJA, o mini-documentário, de aproximadamente 8 minutos,  O que é Museu , produzido pelos acadêmicosJoel Hallow, Sofia Dahse do curso de Museologia e Maria Octavia Nobrega do curso de Antropologia, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e apresentado às disciplinas Memória e Museologia (MSc. Sara Nunes) e Introdução aos Estudos Históricos (Dra. Aline Dias).

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Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=SZcMk_ZUuAo&feature=player_embedded

 

  • Para diferenciar Arquivos e Museus históricos, pode-se consultar o texto publicado no Boletim 04 de abril de 2005, do programa Salto para o Futuro da TV Escola do MEC, especificamente, o programa 5 intitulado "A MEMÓRIA PÚBLICA: Os lugares da memória", elaborado por  Maria de Lourdes Parreiras Horta:  http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/145632MemoriaPatriIdent.pdf
Avaliação

Através do desenvolvimento das atividades sugeridas no item "Estratégias e recursos", o professor deve avaliar se o aluno consegue reconhecer as diferenças e semelhanças entre arquivos  e museus históricos, a existência de outros espaços de preservação da memória e  a sua importância para a escrita da história de um determinado local ou momento histórico.

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