03/03/2011
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
I Bienal do Samba - TV Record (maio, 1968) - http://1.bp.blogspot.com/_EdHLYYNjf7s/RwRKKcvxPcI/AAAAAAAAGY0/0yQYwhJK9RU/s1600/bienal-do-samba.jpg
Caro Professor(a), nesta série de três aulas "Estudando o samba" propomos uma breve abordagem do gênero por meio de pesquisa histórica, audição crítica e criação de canções.
É muito vasto o número de produções textuais sobre samba. Para compor esta bibliografia básica, vide links 2 a 9 em Recursos Complementares. Também indicamos o site de consulta discográfica "Discos do Brasil", vide link 1 em Recursos Complementares. O site oferece acesso a amplo acervo de música popular brasileira, inclusive com a possibilidade de audição de trechos de muitos dos discos elencados.
Também nesta série propomos um diálogo entre o tradicional gênero popular brasileiro com experiências contemporâneas que se apropriam da linguagem do samba. O título desta série de aulas é inspirado no disco "Estudando o Samba" de Tom Zé. Nesta obra, o artista apresenta uma série de possibilidades de leituras e interpretações do estilo motivando novas fusões do samba com outros gêneros populares. Recomendamos uma visita ao site oficial do artista, vide link 10 em Recursos Complementares.
Tom Zé - autor do disco "Estudando o Samba" - http://www.territorioeldorado.limao.com.br/imagens/514x284/tom-ze.jpg
Professor, esta é uma continuação da aula "Música - Criação de canção - Estudando o samba (parte 2) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=28836" também de nossa autoria publicada no Portal do Professor.
A proposta para esta primeira atividade é que os alunos elaborem intuitivamente e de maneira prática um arranjo para a composição desenvolvida na aula anterior.
Para efeito de pesquisa sobre instrumentos de samba e inspiração para a atividade, apresente o vídeo que demonstra cada um deles individualmente: http://www.youtube.com/watch?v=V5nCOpd16AM
Discuta com os alunos a respeito de suas observações sobre os vídeos. Pergunte se sabem tocar algum instrumento de percussão. Peça que demonstrem à turma. Muitos alunos trazem esses conhecimentos de sua comunidade, ofereça um espaço após os comentários sobre os vídeos para que possam apresentar suas habilidades.
A História do Brasil através do samba enredo - http://2.bp.blogspot.com/_nqDner7sfp8/SQXV_Y0h3_I/AAAAAAAAAR0/eExU3Y8Otms/s400/aula-de-samba-capa.jpg
Os instrumentos comumente encontrados em uma roda de samba são:
É bastante comum o uso de objetos simples encontrados no ambiente da roda de samba e que são utilizados para ´batucar´ junto com os instrumentos principais: Copos, pratos, chaves, caixas de fósforo, etc.
De acordo com o estilo de samba as células básicas dos instrumentos podem sofrer variações, principalmente no andamento. Um aspecto importante é haver clareza a respeito do papel básico dos diversos instrumentos na roda.
Por exemplo:
Caso não estejam disponíveis os instrumentos musicais, podemos nos ´inspirar´ no improviso da roda de samba e buscar em outros objetos, inclusive da sala de aula, sonoridades que sejam análogas a dos instrumentos de percussão: lápis são baquetas, temos mesas, cadeiras, capas de caderno, espiral de caderno (reco-reco), além de sons do corpo.
É importante que os grupos construam o acompanhamento para suas músicas de acordo com o nível de habilidade técnica de cada integrante, buscando sempre soluções simples e que facilitem a execução. Também é bem interessante aproveitar o potencial vocal do grupo, contrastando partes em que um só canta e partes em que todos cantam juntos. Para isso é importante que os alunos exercitem tocar e cantar ao mesmo tempo e que principalmente, observem se o volume dos instrumentos de acompanhamento não está sobrepujando o volume dos vocais. Equilibrar esses volumes (tocar mais baixo e cantar mais alto) influi muito no resultado final. Nesse sentido, é importante também que os grupos discutam e avaliem a quantidade de instrumentos de acompanhamento e escolham quais serão utilizados. O formato mais simples seria o que reuniria vozes e alguns instrumentos de percussão.
No arranjo também podem ser definidas as pausas no acompanhamento, chamadas ´breques´, e convenções rítmicas (variações no acompanhamento em determinados momentos da música). É recomendável que os alunos façam pequenas anotações na forma da música, uma espécie de mapa, para orientar as indicações do arranjo e façam cópias a todos os integrantes.
Samba de roda - http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/noticias/2008/08agosto/img/materia_samba_01.gif
Depois de ensaiar diversas vezes, observando e aprimorando o arranjo, organize com a turma uma grande roda de samba. Reúna as mesas da sala como os bambas das velhas guardas e proponha aos grupos que se revezem no comando da roda.
Algo que pode criar bastante interesse em cada apresentação é o grupo, depois de tocar a música uma vez, ensinar aos demais alunos o seu samba, ou ao menos um refrão para que todos possam cantar juntos. Esta atitude possibilita uma maior integração entre os trabalhos, senso de cooperação, além de tornar o canto coletivo ainda mais bonito.
Se possível registre em áudio e vídeo este momento para uma posterior observação.
Estimule os alunos a colaborar com comentários críticos construtivos sobre as produções dos colegas. Perguntas para problematizar:
Link 1 - Site "Discos do Brasil" - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/
Link 2 - Samba na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba
Link 3 - "O mistério do samba" - Hermano Vianna - http://books.google.com/books?id=ppBQatzVxP0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 4 - "Almanaque do samba" - André Diniz - http://books.google.com/books?id=on37wuwuMS0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Link 5 - "Geografia carioca do samba" - Luiz Fernando Vianna - http://books.google.com/books?id=KOpVXgqxhWMC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=lqlhTZK6OcT38AaK7b34Cw&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=7&ved=0CE0Q6wEwBg#v=onepage&q&f=false
Link 6 - "Samba for all" - Marcelo Salazar - http://books.google.com/books?id=UPYXJTa5hysC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwADgK#v=onepage&q&f=false
Link 7 - "Heranças do samba" - http://books.google.com/books?id=Kd1twJM9pXYC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3&ved=0CDoQ6AEwAjgK#v=onepage&q&f=false
Link 8 - "Eletronic: samba" - http://books.google.com/books?id=ipN7ICCOZI0C&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=10&ved=0CF8Q6AEwCTgK#v=onepage&q&f=false
Link 9 - "Tem mais samba - Das raízes à eletrônica" - Tárik de Souza - http://books.google.com/books?id=LSSgs4i3WLMC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CFoQ6AEwCDgK#v=onepage&q&f=false
Link 10 - Tom Zé - Site oficial - http://www.tomze.com.br
Link 11 - Recursos Educacionais do Mec - Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18047
Link 12 - Recursos Educacionais do Mec - África na sala de aula - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10290
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!