20/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Os alunos irão aprender sobre a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre as décadas de 1960 e 1970, que passou a ser conhecido como o “Clube da Esquina”. A obra coletiva criada por esses artistas evidenciou o resgate de certos princípios, ideias e valores próprios à esfera do interesse público, como liberdade, amizade e cidadania.
• Golpe Civil-Militar de 1964
• Censura. • Ato Institucional nº. 5 (1968).
• Campanha da Anistia aos presos políticos (1979).
• Campanha pelas “Diretas-Já” (1985).
INTRODUÇÃO
A aula visa discutir a intertextualidade entre a narrativa musical produzida pelo Clube da Esquina e o contexto social, cultural e político no qual essa forma de linguagem se fez presente. Pretende-se levar os alunos a pensar sobre o sentido histórico alcançado por uma obra artística construída em meio a um período marcado por conflitos e pelo esforço de forjar experiências que irmanavam os cidadãos em torno da defesa da liberdade e da resistência política e cultural ante o regime militar. Para tanto, a amizade seria uma experiência fundamental que foi vivida e cantada pelos compositores. Quando indagados sobre o surgimento do Clube da Esquina, seus integrantes não hesitam ou divergem em suas declarações: a amizade estaria tanto na origem como seria também a mola propulsora da obra conjunta realizada por esses compositores. A amizade nasceu, portanto, antes de qualquer canção. Segundo eles, as esquinas de Belo Horizonte proporcionavam os mais diversos tipos de encontro. Em uma delas, deu-se o encontro entre a amizade, os sonhos de liberdade e as canções. Porém a amizade pensada aqui não se restringe a um fenômeno próprio da intimidade. Ao contrário, o espírito associativo que fundamenta a relação entre amigos, com interesses voltados para a realização do bem comum, seria a base para a reinvenção da política e a busca pelo bem-estar na cidade e no País.
DESENVOLVIMENTO
A sala será dividida em grupos. Cada um deles será responsável por apresentar ao restante da turma uma canção do repertório do Clube da Esquina, estabelecendo as relações de intertextualidade entre a trajetória artística do grupo de compositores e o contexto cultural, social e político da época. Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:
GRUPO 1
Os alunos serão responsáveis por contextualizar o surgimento do Clube da Esquina em meio aos primeiros anos da ditadura militar. Qual era o contexto político, cultural e social da cidade de Belo Horizonte durante o período de formação do Clube da Esquina? Quais são os compositores e intérpretes que fizeram parte do Clube da Esquina? Os alunos deverão pesquisar também quais foram as principais influências artísticas, culturais e políticas dos integrantes do Clube da Esquina. Quais foram as inovações artísticas e músicas criadas pelo grupo e suas consequências no cenário artístico brasileiro? Este grupo também será responsável por fazer uma análise das capas de alguns dos principais discos do Clube da Esquina. É importante ressaltar que a capa não é uma mera ilustração do conteúdo do Long Play (LP). A capa garantia a visualidade dos temas abordados pelos artistas, tornando-se uma espécie de resumo da obra, ou seja, os artistas também tinham algo a dizer por meio da arte visual presente em seus discos.
http://www.museudapessoa.net/clube/artistas_disc_1631_2.htm
http://www.museudapessoa.net/clube/artistas_disc_1855_5.htm
http://www.museudapessoa.net/clube/artistas_disc_1937_3.htm
http://www.museudapessoa.net/clube/artistas_disc_1937_17.htm
Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir.
• http://www.betoguedes.com.br
• http://www.toninhohorta.art.br
• http://www.miltonnascimento.com.br
• http://www.museudapessoa.net/clube
GRUPO 2
Contextualizar as canções do Clube da Esquina em meio a eventos políticos que marcaram o período histórico estudado, como repressão, o desaparecimento e o assassinato daqueles que lutaram contra o regime militar. Sugestões para debate:
• Assassinato do estudante Edson Luis: “Menino” (1976);
• Desaparecimento dos opositores ao regime militar: “Nada será como antes” (1972) e “Fé cega, faca amolada” (1975).
Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir.
• http://www.miltonnascimento.com.br
• http://www.museudapessoa.net/clube
GRUPO 3
O Clube da Esquina é responsável por iniciar um processo de aproximação cultural entre a música brasileira e a canção latino-americana. Os alunos deste grupo deverão apontar como se desenvolveu essas trocas culturais por meio da análise de algumas canções do grupo.
Sugestões para debate:
• “Volver a los 17” (canção de Violeta Parra, gravada por Milton Nascimento e Mercedes Sosa, em 1976);
• “Cancion por la unidad de Latino América” (Canção de Pablo Milanês, gravada por Milton Nascimento, em 1978).
Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir.
• http://www.miltonnascimento.com.br
• http://www.museudapessoa.net/clube
• http://www.censuramusical.com.br
GRUPO 4
Milton Nascimento é um dos artistas brasileiros mais comprometidos com a defesa dos direitos dos negros no Brasil. A luta contra o racismo no Brasil é uma das bandeiras defendidas pelo artista em sua carreira. Os alunos deste grupo deverão selecionar e analisar canções que envolvem essa temática. Sugestões para debate:
•Seleção e análise de canções do disco “Missa dos quilombos” (1982), de Milton Nascimento.
Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir.
• http://www.miltonnascimento.com.br
• http://www.museudapessoa.net/clube
• http://www.censuramusical.com.br
A consulta aos links permitirá aos alunos informações básicas para o desenvolvimento dos temas propostos. É necessário ressaltar a importância do acesso às obras dos artistas, disponíveis em vários sites e blogs de divulgação da canção popular brasileira. Após o acesso às informações, os alunos deverão escrever e produzir miniprogramas de Rádio Ciência sobre a trajetória do Clube da Esquina.
Primeiro passo
Se a escola tiver um Laboratório de Informática adequado à produção dos programas de rádio, o trabalho poderá ser realizado no próprio local. Caso a escola não possua esse espaço, os alunos poderão produzir os programas em computadores particulares. A produção do programa pode ser realizada em qualquer máquina que possua as seguintes ferramentas:
• Sony Sound Forge Pro 10.0b: ferramenta que cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais;
• Reaper 3.7: é um editor de áudio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de áudio;
• Microfone normal para computador.
Segundo passo
Cada grupo de alunos ficará responsável pela produção de um Programa de Rádio de caráter jornalístico. O grupo deverá escrever um pequeno texto analítico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto, a partir de uma canção a ser analisada. O texto deverá ser gravado por um dos alunos, que terá a função de locutor. Os outros alunos do grupo deverão também escolher o "slogan" e as canções que servirão como vinhetas iniciais e finais. Todos os grupos deverão apresentar os trabalhos radiofônicos à comunidade escolar, em um seminário transdisciplinar que envolva as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. A socialização dos alunos será realizada durante a produção dos programas em sala de aula e também durante a apresentação coletiva para a escola. Segue abaixo um exemplo de programa de rádio produzido pela Rádio UFMG Educativa sobre o Clube da Esquina, disponível em:
http://www.4shared.com/file/Mstp87O4/DECANTANDO_A_REPBLICA_-_CLUBE_.html
CONCLUSÃO
A partir do trabalho em grupo, os alunos deverão realizar uma avaliação das obras selecionadas do Clube da Esquina, em meio ao diálogo entre a resistência política e cultural e o contexto histórico estudado.
• http://www.ufmg.br/projetorepublica/v1/page/pesquisa.php?id=6
• http://www.dicionariompb.com.br/
Os grupos deverão apresentar à turma os resultados das pesquisas sobre o Clube da Esquina, utilizando equipamento de som. Cada programa será apresentado à comunidade escolar em um seminário transdisciplinar envolvendo as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes.
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