Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Clube da esquina: canção popular e resistência política

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender sobre a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre as décadas de 1960 e 1970, que passou a ser conhecido como o “Clube da Esquina”. A obra coletiva criada por esses artistas evidenciou o resgate de certos princípios, ideias e valores próprios à esfera do interesse público, como liberdade, amizade e cidadania.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Golpe Civil-Militar de 1964

• Censura. • Ato Institucional nº. 5 (1968).

• Campanha da Anistia aos presos políticos (1979).

• Campanha pelas “Diretas-Já” (1985).

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

A aula visa discutir a intertextualidade entre a narrativa musical produzida pelo Clube da Esquina e o contexto social, cultural e político no qual essa forma de linguagem se fez presente.  Pretende-se levar os alunos a pensar sobre o sentido histórico alcançado por uma obra artística construída em meio a um período marcado por conflitos e pelo esforço de forjar experiências que irmanavam os cidadãos em torno da defesa da liberdade e da resistência política e cultural ante o regime militar. Para tanto, a amizade seria uma experiência fundamental que foi vivida e cantada pelos compositores. Quando indagados sobre o surgimento do Clube da Esquina, seus integrantes não hesitam ou divergem em suas declarações: a amizade estaria tanto na origem como seria também a mola propulsora da obra conjunta realizada por esses compositores. A amizade nasceu, portanto, antes de qualquer canção. Segundo eles, as esquinas de Belo Horizonte proporcionavam os mais diversos tipos de encontro. Em uma delas, deu-se o encontro entre a amizade, os sonhos de liberdade e as canções. Porém a amizade pensada aqui não se restringe a um fenômeno próprio da intimidade. Ao contrário, o espírito associativo que fundamenta a relação entre amigos, com interesses voltados para a realização do bem comum, seria a base para a reinvenção da política e a busca pelo bem-estar na cidade e no País.

DESENVOLVIMENTO

A sala será dividida em grupos. Cada um deles será responsável por apresentar ao restante da turma uma canção do repertório do Clube da Esquina, estabelecendo as relações de intertextualidade entre a trajetória artística do grupo de compositores e o contexto cultural, social e político da época. Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:

GRUPO 1

Os alunos serão responsáveis por contextualizar o surgimento do Clube da Esquina em meio aos primeiros anos da ditadura militar.  Qual era o contexto político, cultural e social da cidade de Belo Horizonte durante o período de formação do Clube da Esquina? Quais são os compositores e intérpretes que fizeram parte do Clube da Esquina? Os alunos deverão pesquisar também quais foram as principais influências artísticas, culturais e políticas dos integrantes do Clube da Esquina. Quais foram as inovações artísticas e músicas criadas pelo grupo e suas consequências no cenário artístico brasileiro? Este grupo também será responsável por fazer uma análise das capas de alguns dos principais discos do Clube da Esquina. É importante ressaltar que a capa não é uma mera ilustração do conteúdo do Long Play (LP). A capa  garantia a visualidade dos temas abordados pelos artistas, tornando-se uma espécie de resumo da obra, ou seja, os artistas também tinham algo a dizer por meio da arte visual presente em seus discos.

. 

http://www.museudapessoa.net/clube/artistas_disc_1631_2.htm

http://www.museudapessoa.net/clube/artistas_disc_1855_5.htm 

http://www.museudapessoa.net/clube/artistas_disc_1937_3.htm 

http://www.museudapessoa.net/clube/artistas_disc_1937_17.htm 

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir.

• http://www.betoguedes.com.br   

 • www.loborges.com  

http://www.toninhohorta.art.br 

 • http://www.miltonnascimento.com.br  

http://www.museudapessoa.net/clube  

http://umquetenha.org/uqt  

GRUPO 2

Contextualizar as canções do Clube da Esquina em meio a eventos políticos que marcaram o período histórico estudado, como repressão, o desaparecimento e o assassinato daqueles que lutaram contra o regime militar. Sugestões para debate:

• Assassinato do estudante Edson Luis:  “Menino” (1976);

• Desaparecimento dos opositores ao regime militar: “Nada será como antes” (1972) e “Fé cega, faca amolada” (1975).

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir.

http://www.miltonnascimento.com.br   

http://www.museudapessoa.net/clube    

http://umquetenha.org/uqt   

GRUPO 3

O Clube da Esquina é responsável por iniciar um processo de aproximação cultural entre a música brasileira e a canção latino-americana.  Os alunos deste grupo deverão apontar como se desenvolveu essas trocas culturais por meio da análise de algumas canções do grupo.  

Sugestões para debate:

• “Volver a los 17” (canção de Violeta Parra, gravada por Milton Nascimento e Mercedes Sosa, em 1976);

• “Cancion por la unidad de Latino América” (Canção de Pablo Milanês, gravada por Milton Nascimento, em 1978).

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir.

http://www.miltonnascimento.com.br  

http://www.museudapessoa.net/clube 

http://www.censuramusical.com.br  

http://umquetenha.org/uqt 

GRUPO 4                            

Milton Nascimento é um dos artistas brasileiros mais comprometidos com a defesa dos direitos dos negros no Brasil. A luta contra o racismo no Brasil é uma das bandeiras defendidas pelo artista em sua carreira. Os alunos deste grupo deverão selecionar e analisar canções que envolvem essa temática. Sugestões para debate:

•Seleção e análise de canções do disco “Missa dos quilombos” (1982), de Milton Nascimento.

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir.

http://www.miltonnascimento.com.br  

http://www.museudapessoa.net/clube  

http://www.censuramusical.com.br  

http://umquetenha.org/uqt 

A consulta aos links permitirá aos alunos informações básicas para o desenvolvimento dos temas propostos. É necessário ressaltar a importância do acesso às obras dos artistas, disponíveis em vários sites e blogs de divulgação da canção popular brasileira. Após o acesso às informações, os alunos deverão escrever e produzir miniprogramas de Rádio Ciência sobre a trajetória do Clube da Esquina.

Primeiro passo

 Se a escola tiver um Laboratório de Informática adequado à produção dos programas de rádio, o trabalho poderá ser realizado no próprio local.  Caso a escola não possua esse espaço, os alunos poderão produzir os programas em computadores particulares. A produção do programa pode ser realizada em qualquer máquina que possua as seguintes ferramentas:

• Sony Sound Forge Pro 10.0b: ferramenta que cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais;

• Reaper 3.7: é um editor de áudio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de áudio;

• Microfone normal para computador.

Segundo passo

Cada grupo de alunos ficará responsável pela produção de um Programa de Rádio de caráter jornalístico. O grupo deverá escrever  um pequeno texto analítico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto, a partir de uma canção a ser analisada. O texto deverá ser gravado por um dos alunos, que terá a função de locutor. Os outros alunos do grupo deverão também escolher o "slogan" e as canções que servirão como vinhetas iniciais e finais. Todos os grupos deverão apresentar os trabalhos radiofônicos  à comunidade escolar, em um seminário transdisciplinar que envolva as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. A socialização dos alunos será realizada durante a produção dos programas  em sala de aula e também durante a apresentação coletiva para a escola. Segue abaixo um exemplo de programa de rádio produzido pela Rádio UFMG Educativa sobre o Clube da Esquina, disponível em:

http://www.4shared.com/file/Mstp87O4/DECANTANDO_A_REPBLICA_-_CLUBE_.html 

CONCLUSÃO

A partir do trabalho em grupo, os alunos deverão realizar uma avaliação das obras selecionadas do Clube da Esquina, em meio ao diálogo entre a resistência política e cultural e o contexto histórico estudado.

Recursos Complementares
Avaliação

Os grupos deverão apresentar à turma os resultados das pesquisas sobre o Clube da Esquina, utilizando equipamento de som. Cada programa será apresentado à comunidade escolar em um seminário transdisciplinar envolvendo as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.