Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O grau do substantivo e seus efeitos de sentido na mídia

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o grau de substantivos.
  • Analisar semanticamente o emprego do aumentativo e do diminutivo em gêneros diversos.  
  • Criar efeitos de sentido por meio do uso do grau do substantivo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Substantivo.
  • Flexão do substantivo em gênero e número.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • análises coletivas;
  • gincana competitiva;
  • trabalho em duplas;
  • produção de texto.

Recursos:

  • internet com recursos multimídia;
  • xerocópias.

Aula 1

Atividade 1

Esta atividade é baseada no plano de aula da Uol Educação, disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/ult3900u10.jhtm 

Na primeira atividade, o professor distribuirá aos alunos dois quadros com diminutivos e aumentativos incomuns. Marcará no relógio 15 minutos aproximadamente para os alunos olharem os quadros. Após esse tempo, dividirá a turma em duas equipes e realizará uma gincana. Ganha a equipe que mais acertos obtiver com relação ao conteúdo aumentativos e diminutivos.

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u28.jhtm 

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u27.jhtm 

Atividade 2

O professor exibirá a propaganda da nova Schin:

http://www.youtube.com/watch?v=rCLpzlQsj8E 

Essa propaganda será acompanhada de questionamentos que devem levar a turma à reflexão sobre os usos e sentidos do grau do substantivo:

  • Quais os aumentativos usados pela propaganda?
  • O aumentativo pelo sufixo "ão" na nossa sociedade carrega a priori algum sentido? Como ele é visto socialmente? Comente.
  • Qual o sentido do aumentativo quando falado pelos homens no contexto da publicidade?
  • E quando falado pelas mulheres?
  • Houve ironia no uso do aumentativo?
  • Relacione o uso dos aumentativos em excesso ao que objetivou o criador da publicidade.

Depois da discussão sobre os efeitos de sentido, o professor falará com os alunos que os aumentativos e os diminutivos podem exprimir carinho, ternura, intimidade, desprezo, ironia e outros sentimentos que não somente tamanho. Descobrir o efeito do uso desse recurso constitui uma leitura atenta.

Seguidamente a esse esclarecimento, o professor lerá juntamente com os alunos o artigo "O poder da propaganda "Nova Schin: um cervejão", de Jamille Araujo e Sirlane Santos. Esse texto pode ser xerocopiado e encontra-se disponível em:

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2095869 

Após a leitura, o professor pedirá à turma um texto em que os alunos possam dar sua opinião acerca do uso do aumentativo na propaganda discutida.

Aula 2

Atividade 1

Para perceber melhor os efeitos provocados pelo uso do diminutivo e do aumentativo, o professor distribuirá para cada dupla de alunos alguns textos para que eles realizem análises sobre os sentidos advindos do grau dos substantivos:

1)

"QUEM NÃO TEVE NAMORADINHA QUE ABORTOU?", PERGUNTA CABRAL

Manchete disponível na primeira página do jornal Folha de São Paulo do dia 15/12/10. Disponível em: http://www.manchetesdosjornais.com.br/manchetes/brasil/sp/sao_paulo/folha/folha.pdf 

2)

http://www2.uol.com.br/niquel/ 

3)

"Amo você assim e não sei por que tanto sacrifício

ginástica, dieta não sei pra que tanto exercício

olha, eu não me incomodo

um quilinho a mais não é antiestético

Pode até me beijar, pode me lamber que eu sou dietético..."

(Coisa bonita - Roberto Carlos. Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/substantivos-flexaodegrau-diminutivos.htm

4)

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://desempregozero.org/wp-content/uploads/2008/04/frank2.jpg&imgrefurl=http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/category/cultura/charges/&usg=__0F7LWMFQ2kDcP0cU0UKP6iy_JSs=&h=320&w=450&sz=65&hl=pt-br&start=58&zoom=1&tbnid=tg68a812ZEuiWM:&tbnh=111&tbnw=157&prev=/images%3Fq%3Dcharges%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26rlz%3D1T4SUNC_pt-BRBR375BR375%26biw%3D1259%26bih%3D396%26tbs%3Disch:10%2C983&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=829&vpy=151&dur=16547&hovh=189&hovw=266&tx=146&ty=67&ei=4VoJTcrhMMGclgeD0YHNAQ&oei=_VkJTeOjNMWqlAe47aSwAw&esq=6&page=5&ndsp=14&ved=1t:429,r:5,s:58&biw=1259&bih=39

5)

http://www.acharge.com.br/index.htm 

6)

Um homem chega num balcão e tenta chamar a atenção da balconista para atendê-lo:

- Senhorita...

- Um minutinho.

O homem vira-se para um outro do seu lado e diz:

- Ih, já vi tudo.

- O que foi?

- Ela disse um minutinho. Quer dizer que vai demorar. No Brasil, um minuto dura sessenta segundos, como em qualquer outro lugar, mas um minutinho pode durar uma hora.

O homem tenta de novo:

- Senhorita...

- Só um instantinho...

- Aí...

- O que foi?

- Ela disse um instantinho. Um instantinho demora mais que um minuto. Parece que um minutinho é feito de vários instantinhos, mas é o contrário. Um instantinho contém vários minutinhos. Senhorita!

- Só dois segundinhos!

O homem começa a se retirar.

-Aonde é que o senhor vai?

-Ela disse dois segundinhos. Isso quer dizer que só vai me atender amanhã.

Luís Fernando Veríssimo

Disponível em: http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem04/COLE_3117.pdf    

Ao final das análises, o professor fará a correção colaborativamente envolvendo toda a turma na discussão.

Atividade 2

Os alunos terão de criar uma propaganda com qualquer tema utilizando, necessariamente, o grau do substantivo. Poderão desenvolver a ideia no computador utilizando o paint ou algum programa similar.

Após a confecção e impressão das propagandas, estas deverão ser socializadas com a comunidade escolar no mural da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se processará com base na identificação por parte do aluno do grau do substantivo bem como e, especialmente, de sua capacidade em produzir sentidos a partir do uso do grau em contextos difenciados que não relacionem grau com tamanho. Isso pode ser percebido por meio da realização das atividades propostas na aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • DEBORAH, Escola Estadual Nereide Carvalho , Minas Gerais - disse:
    deborah.adriane@yahoo.com.br

    26/09/2013

    Cinco estrelas

    AMEI SUA AULA. MUITO CRIATIVA.


  • Iranilson Jorge da Silva, Seec , Rio Grande do Norte - disse:
    iranilsonj@gmail.com

    08/09/2013

    Cinco estrelas

    Acho que a interação proposta por essa atividade se enquadra nos padrões das novas perspectivas de ensino, nas quais o professor media o contato do aluno com o conhecimento de forma dialógica. É desse tipo de atividade que nossas escolas estão carentes. Sair do lugar comum, onde o professor é o doador do conhecimento e os alunos meros absorvedores dele. Achei show de bola, tão de parabéns as queridas professoras!!


  • Angela, FAPA , Rio Grande do Sul - disse:
    anjerq@gmail.com

    24/09/2011

    Cinco estrelas

    Vou utilizar essa aula maravilhosa com meus alunos. Meu único problema é que não temos laboratório de informática, então vou depender da autora do texto liberá-lo para que eu possa imprimi-lo.


  • Lucimar Angelo Rodrigues Paula, Escola Estadual do Grota , Minas Gerais - disse:
    lucimarangelo@gmail.com

    29/08/2011

    Cinco estrelas

    O centro de referencia é muito bom serve de grande ajuda para nós professores, que às vezes nem sabemos de onde retirar atividades diferentes para os nossos alunos. Com atividades diferentes as aulas ficam bem mais prazerosas os alunos participam mais da aula, querem dar suas opiniões, ajudar e fazer os exercicios na lousa. Espero que o centro virtual sempre tivesse atividades diferentes para nos auxiliar nas aulas, pois nós professores agradeceremos por isso. Conto com a ajudar de vcs parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.