Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A canção de protesto e a ditadura militar

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender como foi o embate de forças entre os compositores populares vinculados à chamada “Canção de Protesto” e a ditadura brasileira de 1964.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Golpe Civil-Militar de 1964.

• Censura.

• Ato Institucional nº. 5 (1968).

• Campanha da Anistia aos presos políticos (1979).

 • Campanha pelas “Diretas-Já” (1985).

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

A ditadura vigente entre os anos 1964 e 1985 foi um tempo em que a discussão em torno dos rumos políticos do País permeava, de forma intensa, o meio artístico brasileiro. Época de engajamento e resistência para alguns, mas também de fuga e pesadelo para outros. Nesse período, diversos compositores populares se tornaram atores políticos importantes na formulação de alternativas possíveis, os quais se contrapunham a uma ordem estabelecida de forma arbitrária. Não foram poucos os que fizeram da canção o meio por intermédio do qual era possível visualizar a construção de um país diferente do real. Nesse embate de forças, os compositores, entre outros artistas, empenharam-se na luta social e política pela transformação da realidade vigente.

Durante o regime militar, os censores perseguiram e vetaram várias canções sem distinção de estilos, rótulos ou preferências musicais. Para os militares, a censura tinha o papel de coibir todo aquele que, por meio do poder oblíquo da narrativa musical, pusesse em risco a “segurança nacional”, prejudicasse a suposta governabilidade do Estado ou denegrisse a moral e os bons costumes da sociedade. Para os compositores, a censura foi o sinônimo do cerceamento da imaginação e da negação à livre expressão do pensamento. A preocupação da censura em relação à canção popular demonstrou o poder subversivo e a capacidade dos compositores em fazer com que liberdade e esperança sobrevivessem mesmo em tempos sombrios.   

DESENVOLVIMENTO

A sala será dividida em grupos. Cada um deles será responsável por apresentar ao restante da turma uma obra musical de um compositor alinhado à chamada “Canção de Protesto”, estabelecendo as relações de intertextualidade entre essa mesma obra e o  contexto cultural, social e político da época. Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:

GRUPO 1

Os alunos serão responsáveis por definir conceitualmente o que seria a chamada “Canção de Protesto”. Quem eram os principais nomes dessa vertente da música popular brasileira. Esse grupo também será responsável por fazer uma análise das capas de alguns dos principais discos de intérpretes engajados. É importante ressaltar que a capa não é uma mera ilustração do conteúdo do Long Play (LP). A capa  garantia a visualidade dos temas abordados pelos artistas, tornando-se uma espécie de resumo da obra, ou seja, os artistas também tinham algo a dizer por meio da arte visual presente em seus discos.

http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00370 

http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI05448 

http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/as-musicas-proibidas-de-juca-chaves 

http://www.sergioricardo.com 

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

http://www.carloslyra.com/  

http://www.edulobo.com.br/site/  

http://www.sergioricardo.com/ 

 • http://www.censuramusical.com.br  

http://www.dicionariompb.com.br/  

http://cliquemusic.uol.com.br/ 

GRUPO 2

Os alunos deverão estabelecer relações entre os temas abordados pelos compositores engajados e o debate acerca do nacionalismo presente na cultura brasileira durante a década de 1960. Quem eram os principais personagens cantados pelos compositores engajados?   Sugestões para debate:

• O morro e a favela: “Opinião”, de Zé Kéti (1965);

• O sertanejo: “Carcará”, de João do Vale (1965);

• O jangadeiro: “Arrastão”, com Elis Regina (1965).   

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

 • http://www.carloslyra.com/  

http://www.edulobo.com.br/site/  

http://www.sergioricardo.com/  

http://www.censuramusical.com.br  

http://www.dicionariompb.com.br/  

http://cliquemusic.uol.com.br/ 

GRUPO 3   

Este grupo será responsável por apresentar aos colegas quais foram os principais embates entre os compositores engajados e os demais movimentos musicais do período, como a Bossa-Nova, Jovem Guarda e a Tropicália. É possível falar em “genuína cultura brasileira”, termo muito debatido na época?   Sugestões para debate:

• Ruptura com a Bossa-Nova: “Influência do jazz”, de Carlos Lyra (1963);

 • Passeata contra as guitarras: Fino da Bossa x Jovem Guarda (1965);

• Patrulha ideológica x “desbunde” tropicalista: “Baby”, de Caetano Veloso (1968).   

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir:

http://www.dicionariompb.com.br/  

http://cliquemusic.uol.com.br/ 

http://robertocarlos.globo.com/html/home/home.php 

http://www.caetanoveloso.com.br/ 

GRUPO 4

Entre 1965 e 1972, os Festivais da Canção, disputados por uma grande maioria de novatos e outros nomes já consagrados, transformavam-se em verdadeiras arenas onde ideias, concepções e valores políticos eram defendidos por meio de canções. Os chamados “cantores de protesto” fizeram fama durante os festivais. Os alunos deste grupo deverão analisar e apresentar aos colegas como foi a atuação de alguns desses artistas.   Sugestões para debate:

• Geraldo Vandré: “Pra não dizer que não falei das flores” (1968);

• Sérgio Ricardo: “Beto Bom de Bola” (1967);

• Edu Lobo: “Ponteiro” (1967).   

Os temas sugeridos poderão ser desenvolvidos a partir da consulta nos links listados a seguir.

http://www.edulobo.com.br/site/  

http://www.sergioricardo.com/  

http://www.censuramusical.com.br 

http://www.dicionariompb.com.br/    

http://cliquemusic.uol.com.br/ 

A consulta aos links permitirá aos alunos informações básicas para o desenvolvimento dos temas propostos. É necessário ressaltar a importância do acesso às obras dos artistas, disponíveis em vários sites e blogs de divulgação da canção popular brasileira. Após o acesso às informações, os alunos deverão escrever e produzir miniprogramas de Rádio Ciência sobre a trajetória do Clube da Esquina. Primeiro passo Se a escola tiver um Laboratório de Informática adequado à produção de programas de rádio, o trabalho pode ser realizado no próprio local.  Caso a escola não possua esse espaço, os alunos poderão produzir os programas em computadores particulares. A produção do programa poderá ser realizada em qualquer máquina que possua as seguintes ferramentas:

• Sony Sound Forge Pro 10.0b: ferramenta que cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais;

• Reaper 3.7: é um editor de áudio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de áudio;

• Microfone normal para computador.

Segundo passo

Cada grupo de alunos ficará responsável pela produção de um Programa de Rádio de caráter jornalístico. O grupo deverá escrever  um pequeno texto analítico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto, a partir de uma canção a ser analisada. O texto deverá ser gravado por um dos alunos, que terá a função de locutor. Os outros alunos do grupo deverão também escolher o "slogan" e as canções que servirão como vinhetas iniciais e finais. Todos os grupos deverão apresentar os trabalhos radiofônicos  à comunidade escolar em um seminário transdisciplinar que envolva as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. A socialização dos alunos será realizada durante a produção dos programas  em sala de aula e também durante a apresentação coletiva para a escola. Segue abaixo um exemplo de programa de rádio produzido pela Rádio UFMG Educativa sobre a “Canção de Protesto”, disponível em:

http://www.4shared.com/file/Y76p9a5i/Decantando_a_repblica_-__msica.html 

CONCLUSÃO  

A partir do trabalho em grupo, os alunos deverão realizar uma avaliação da chamada “Canção de Protesto”, a partir da intertextualidade entre a narrativa musical criada pelos artistas ligados a essa vertente da música popular, os temas abordados em sala de aula e o contexto histórico estudado.

Recursos Complementares
Avaliação

Os grupos deverão apresentar à turma os resultados das pesquisas sobre a “Canção de Protesto”, utilizando equipamento de som. Cada programa será apresentado à comunidade escolar em um seminário transdisciplinar envolvendo as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.