Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Caminhando pelo quarteirão da escola

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Pesquisar sobre o quarteirão da escola, o que há nos arredores: as ruas, prédios e comércio.

- Organizar ficha de observação do quarteirão.

- Realizar visita orientada pelo quarteirão da escola.

Duração das atividades
3 a 4 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter a noção de espaço e relações espaciais: frente, atrás e lateralidade (direita e esquerda).

- Conhecer placas de trânsito e seu significado.

- Ter o domínio do código da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula, você vai precisar de:

- minipranchetas

- folha para anotações 

- fotos do quarteirão e da fachada da escola (antigas e atuais)

- máquina fotográfica

Atividade 1

Proponha aos alunos uma pesquisa sobre as ruas, prédios e comércio do quarteirão de sua escola.

Poderá elaborar com a turma uma entrevista para realizarem com um antigo morador do bairro onde se localiza a escola.

Sugestão de entrevista:

1- Nome do entrevistado: _________________________________________________

2- Há quanto tempo mora neste bairro? ______________________________

3- O que considera bom no bairro? _____________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

4- Quais são os problemas que encontra? ________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

5- O que mudou no bairro? Lembra de alguma construção que havia antes e hoje não há mais?

__________________________________________________________________________________________________

Explore o retorno da pesquisa, fazendo uma rodinha para apresentação das respostas.

É importante também que o professor caminhe pelo quarteirão da escola, antes de realizar a visita com os alunos.

Observe os detalhes, placas, ruas vizinhas, casas, prédios, e outras construções em torno da escola.

Converse depois com a turma sobre as ruas, os prédios e comércio que conhecem no quarteirão da escola.

Traga para sala fotos antigas e atuais do quarteirão e da fachada da escola. Deixe circular as fotos entre os alunos.

Então trabalhe semelhanças e diferenças entre as imagens. O que mudou?

Por exemplo, a fachada do Colégio de Aplicação da UFRJ em anos diferentes:

Atividade 2

Organize com a turma uma ficha de observação do quarteirão da escola.

Levante com os alunos o que será importante registrar durante a visita.

Então elaborem juntos as questões.

Sugestão de ficha:

Caminhando pelo quarteirão de nossa escola . . . Observe e anote:

1- Nome de ruas: __________________________________________________________________  

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

2- Placas de trânsito: _______________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

3- Construções ( prédios, casas, igreja, hospital, teatro): ___________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

4- Comércio ( lojas, livraria, sorveteria, restaurantes, bares, mercado e outros):

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Explore se desejar também, o mapa das ruas do quarteirão da escola.

 Atividade 3

No dia da visita, distribua as minipranchetas, com um lápis pendurado e a ficha de observação.

Realize a saída, de preferência com a participação de outros profissionais da escola para ajudarem durante o percurso.

Chame atenção dos alunos logo na saída para o muro da escola e se há o nome, também destaque.

Observem a placa da rua da escola. Normalmente, há referência à origem do nome.

Por exemplo, nas placas atuais das ruas da esquina do CAp/UFRJ com a Lagoa aparece a informação de quem foi J.J Seabra e Borges de Medeiros.

Continue caminhando e mostrando as construções em torno da escola. Fotografe a atividade.

O que há à direita e à esquerda? À frente e atrás?

                             (TABLADO)                                                         (IGREJA SÃO JOSÉ DA LAGOA)                                     (AV. BORGES DE MEDEIROS - LAGOA)

Mostre que as referências mudam dependendo da própria posição do observador.

 Então o que era referencial da direita passa a ser da esquerda, quando quem observa gira 180 º.

Aproveitando o exemplo,  para um aluno de frente para a Lagoa, a Igreja São José fica à esquerda do CAp e o Teatro Tablado à direita.

Já para o aluno virado para o Jardim Botânico, a Igreja São José fica à direita do CAp e o Teatro Tablado à esquerda.

Explore também, durante a caminhada, a sinalização pelo quarteirão. Se há placas de trânsito, o que significam?

Quando retornar à escola, retome em outra aula a visita e as anotações que fizeram na ficha de observação.

Converse com a turma sobre o que acharam da visita e que descobertas fizeram conhecendo melhor o quarteirão de sua escola.

 Depois poderá produzir um texto coletivo com a turma, narrando a visita e realizar uma exposição com as fotos no mural da escola.

 

 

Recursos Complementares

- Pesquise o mapa da rua de sua escola, consultando:

http://mapas.guiamais.com.br/ 

-  Como sugestão, veja aula publicada no Portal do Professor : A simbologia das placas, do mesmo autor.

Avaliação

Acompanhe a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.

Como foi o retorno da entrevista com um morador antigo do bairro?

Observe a comparação que realizam das fotos (antigas e atuais) do quarteirão e da fachada da escola.

Veja como contribuem com informações sobre o quarteirão da escola.

Durante a visita, avalie o interesse e atenção da turma para as explicações.

Ao final, verifique as anotações que fez cada aluno na ficha de observação.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.