13/01/2011
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
- Pesquisar sobre o quarteirão da escola, o que há nos arredores: as ruas, prédios e comércio.
- Organizar ficha de observação do quarteirão.
- Realizar visita orientada pelo quarteirão da escola.
- Ter a noção de espaço e relações espaciais: frente, atrás e lateralidade (direita e esquerda).
- Conhecer placas de trânsito e seu significado.
- Ter o domínio do código da escrita.
Para esta aula, você vai precisar de:
- minipranchetas
- folha para anotações
- fotos do quarteirão e da fachada da escola (antigas e atuais)
- máquina fotográfica
Atividade 1
Proponha aos alunos uma pesquisa sobre as ruas, prédios e comércio do quarteirão de sua escola.
Poderá elaborar com a turma uma entrevista para realizarem com um antigo morador do bairro onde se localiza a escola.
Sugestão de entrevista:
1- Nome do entrevistado: _________________________________________________
2- Há quanto tempo mora neste bairro? ______________________________
3- O que considera bom no bairro? _____________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
4- Quais são os problemas que encontra? ________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
5- O que mudou no bairro? Lembra de alguma construção que havia antes e hoje não há mais?
__________________________________________________________________________________________________
Explore o retorno da pesquisa, fazendo uma rodinha para apresentação das respostas.
É importante também que o professor caminhe pelo quarteirão da escola, antes de realizar a visita com os alunos.
Observe os detalhes, placas, ruas vizinhas, casas, prédios, e outras construções em torno da escola.
Converse depois com a turma sobre as ruas, os prédios e comércio que conhecem no quarteirão da escola.
Traga para sala fotos antigas e atuais do quarteirão e da fachada da escola. Deixe circular as fotos entre os alunos.
Então trabalhe semelhanças e diferenças entre as imagens. O que mudou?
Por exemplo, a fachada do Colégio de Aplicação da UFRJ em anos diferentes:
Atividade 2
Organize com a turma uma ficha de observação do quarteirão da escola.
Levante com os alunos o que será importante registrar durante a visita.
Então elaborem juntos as questões.
Sugestão de ficha:
Caminhando pelo quarteirão de nossa escola . . . Observe e anote:
1- Nome de ruas: __________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
2- Placas de trânsito: _______________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
3- Construções ( prédios, casas, igreja, hospital, teatro): ___________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
4- Comércio ( lojas, livraria, sorveteria, restaurantes, bares, mercado e outros):
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Explore se desejar também, o mapa das ruas do quarteirão da escola.
Atividade 3
No dia da visita, distribua as minipranchetas, com um lápis pendurado e a ficha de observação.
Realize a saída, de preferência com a participação de outros profissionais da escola para ajudarem durante o percurso.
Chame atenção dos alunos logo na saída para o muro da escola e se há o nome, também destaque.
Observem a placa da rua da escola. Normalmente, há referência à origem do nome.
Por exemplo, nas placas atuais das ruas da esquina do CAp/UFRJ com a Lagoa aparece a informação de quem foi J.J Seabra e Borges de Medeiros.
Continue caminhando e mostrando as construções em torno da escola. Fotografe a atividade.
O que há à direita e à esquerda? À frente e atrás?
(TABLADO) (IGREJA SÃO JOSÉ DA LAGOA) (AV. BORGES DE MEDEIROS - LAGOA)
Mostre que as referências mudam dependendo da própria posição do observador.
Então o que era referencial da direita passa a ser da esquerda, quando quem observa gira 180 º.
Aproveitando o exemplo, para um aluno de frente para a Lagoa, a Igreja São José fica à esquerda do CAp e o Teatro Tablado à direita.
Já para o aluno virado para o Jardim Botânico, a Igreja São José fica à direita do CAp e o Teatro Tablado à esquerda.
Explore também, durante a caminhada, a sinalização pelo quarteirão. Se há placas de trânsito, o que significam?
Quando retornar à escola, retome em outra aula a visita e as anotações que fizeram na ficha de observação.
Converse com a turma sobre o que acharam da visita e que descobertas fizeram conhecendo melhor o quarteirão de sua escola.
Depois poderá produzir um texto coletivo com a turma, narrando a visita e realizar uma exposição com as fotos no mural da escola.
- Pesquise o mapa da rua de sua escola, consultando:
- Como sugestão, veja aula publicada no Portal do Professor : A simbologia das placas, do mesmo autor.
Acompanhe a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades.
Como foi o retorno da entrevista com um morador antigo do bairro?
Observe a comparação que realizam das fotos (antigas e atuais) do quarteirão e da fachada da escola.
Veja como contribuem com informações sobre o quarteirão da escola.
Durante a visita, avalie o interesse e atenção da turma para as explicações.
Ao final, verifique as anotações que fez cada aluno na ficha de observação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!