07/02/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
O aluno deverá compreender como se deu parte da luta contra a Ditadura Civil-Militar de 1964-1984, o cerceamento à liberdade política durante este período e as formas de repressão política e policial às organizações clandestinas de esquerda.
O professor deverá fazer um breve histórico das formas de luta política contra a Ditadura Civil-Militar de 1964-1984: desde as manifestações públicas de estudantes e artistas, passando pela resistência cultural, as ações do Movimento Democrático Brasileiro, a posição do Partido Comunista Brasileiro, chegando às organizações políticas armadas de esquerda clandestinas.
O professor deverá levar a turma para o Laboratório de Informática e dividir os alunos em sete grupos, os quais deverão pesquisar nos sites as ideias principais e imagens de cada conteúdo.
GRUPO 1: Identificar e caracterizar o histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB): suas ligações com a proposta revolucionária chinesa e albanesa.
Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Comunista_do_Brasil
GRUPO 2: Identificar e caracterizar o papel do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI).
Link: http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/doi-codi/
GRUPO 3: Identificar e caracterizar a Guerrilha do Araguaia.
LinK: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/entenda-o-que-foi-a-guerrilha-do-araguaia-20100520.html
GRUPO 4: Traçar uma breve biografia de Pedro Pomar.
GRUPO 5: Traçar uma breve biografia de Ângelo Arroyo.
Link: http://www.desaparecidospoliticos.org.br/pessoa.php?id=214&m=3
GRUPO 6: Traçar uma breve biografia de João Batista Drumond.
Link: http://www.desaparecidospoliticos.org.br/pessoa.php?id=215&m=3
GRUPO 7: Identificar e caracterizar a reunião no Bairro da Lapa: sua composição, sua pauta, seus propósitos e seu desfecho.
Link: http://anistia.multiply.com/reviews/item/44
Detalhe da porta da casa da Lapa apóis a invasão da polícia. Acervo: Projeto República/UFMG
Parede na casa da Lapa após a invasão da polícia. Acervo: Projeto República/UFMG
Casa no bairro da Lapa onde se realizava a reunião do PCdoB. Acervo Projeto República/UFMG
Jornal do Partido Comunista do Brasil.Acervo: Projeto República/UFMG
Os alunos deverão produzir, a partir da pesquisa, um texto jornalístico sobre seu tema e entregá-lo ao professor.
O professor deverá reunir a turma em um seminário para discutir os textos produzidos na aula anterior, de forma a unificar e compartilhar os conhecimentos adquiridos na pesquisa por toda a turma. Ao final da aula, nos seus quinze minutos finais, os alunos deverão produzir, individualmente, um texto sobre as suas impressões pessoais sobre o episódio do Massacre da Lapa: seu significado, seu impacto e as opiniões pessoais sobre o desenrolar do episódio e entrega-lo ao professor.
Utilizando o material produzido nas duas aulas anteriores – a pesquisa, as imagens e os textos produzidos pelos alunos – o professor orientará a montagem de um Painel subdividido em temas, abordando todo o processo que resultou no Massacre da Lapa, a ser exibido para toda a escola em local apropriado.
Ao final das três aulas, os alunos deverão compreender o processo histórico que resultou no Massacre da Lapa: as razões da opção pela luta armada feita pelo PCdoB no contexto da Ditadura Civil-Militar, as razões da reunião do Comitê Central do PCdoB no Bairro da Lapa e a reação repressiva dos órgãos de segurança brasileiros.
A avaliação percorrerá todo o processo de aprendizado do tema: nas discussões em grupo e no seminário, na correção dos textos produzidos pelos alunos e na montagem do Painel sobre o Massacre da Lapa.
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