Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Massacre da Lapa

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender como se deu parte da luta contra a Ditadura Civil-Militar de 1964-1984, o cerceamento à liberdade política durante este período e as formas de repressão política e policial às organizações clandestinas de esquerda.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ditadura Civil-Militar de 1964-1984.
  • Formas de resistência política ao regime autoritário.
  • História do comunismo no Brasil.
  • Histórico das dissidências comunistas no mundo.
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor deverá fazer um breve histórico das formas de luta política contra a Ditadura Civil-Militar de 1964-1984: desde as manifestações públicas de estudantes e artistas, passando pela resistência cultural, as ações do Movimento Democrático Brasileiro, a posição do Partido Comunista Brasileiro, chegando às organizações políticas armadas de esquerda clandestinas.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

O professor deverá levar a turma para o Laboratório de Informática e dividir os alunos em sete grupos, os quais deverão pesquisar nos sites as ideias principais e imagens de cada conteúdo.

GRUPO 1: Identificar e caracterizar o histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB): suas ligações com a proposta revolucionária chinesa e albanesa.

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Comunista_do_Brasil

GRUPO 2: Identificar e caracterizar o papel do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI).

Link: http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/doi-codi/

GRUPO 3: Identificar e caracterizar a Guerrilha do Araguaia.

LinK: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/entenda-o-que-foi-a-guerrilha-do-araguaia-20100520.html

GRUPO 4: Traçar uma breve biografia de Pedro Pomar.

Link: http://www.google.com.br/#hl=en&safe=off&biw=1360&bih=609&q=pedro+pomar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=b082944d7b4154ef

GRUPO 5: Traçar uma breve biografia de Ângelo Arroyo.

Link: http://www.desaparecidospoliticos.org.br/pessoa.php?id=214&m=3

GRUPO 6: Traçar uma breve biografia de João Batista Drumond.

Link: http://www.desaparecidospoliticos.org.br/pessoa.php?id=215&m=3

GRUPO 7: Identificar e caracterizar a reunião no Bairro da Lapa: sua composição, sua pauta, seus propósitos e seu desfecho.

Link: http://anistia.multiply.com/reviews/item/44

 

Imagens

 Detalhe da porta da casa da Lapa apóis a invasão da polícia. Acervo: Projeto República/UFMG

 Parede na casa da Lapa após a invasão da polícia. Acervo: Projeto República/UFMG

 Casa no bairro da Lapa onde se realizava a reunião do PCdoB. Acervo Projeto República/UFMG

 Jornal do Partido Comunista do Brasil.Acervo: Projeto República/UFMG

Os alunos deverão produzir, a partir da pesquisa, um texto jornalístico sobre seu tema e entregá-lo ao professor.

Segunda aula

O professor deverá reunir a turma em um seminário para discutir os textos produzidos na aula anterior, de forma a unificar e compartilhar os conhecimentos adquiridos na pesquisa por toda a turma. Ao final da aula, nos seus quinze minutos finais, os alunos deverão produzir, individualmente, um texto sobre as suas impressões pessoais sobre o episódio do Massacre da Lapa: seu significado, seu impacto e as opiniões pessoais sobre o desenrolar do episódio e entrega-lo ao professor.

Terceira aula

Utilizando o material produzido nas duas aulas anteriores – a pesquisa, as imagens e os textos produzidos pelos alunos – o professor orientará a montagem de um Painel subdividido em temas, abordando todo o processo que resultou no Massacre da Lapa, a ser exibido para toda a escola em local apropriado.

CONCLUSÃO

Ao final das três aulas, os alunos deverão compreender o processo histórico que resultou no Massacre da Lapa: as razões da opção pela luta armada feita pelo PCdoB no contexto da Ditadura Civil-Militar, as razões da reunião do Comitê Central do PCdoB no Bairro da Lapa e a reação repressiva dos órgãos de segurança brasileiros.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação percorrerá todo o processo de aprendizado do tema: nas discussões em grupo e no seminário, na correção dos textos produzidos pelos alunos e na montagem do Painel sobre o Massacre da Lapa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.