20/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
O conceito de corrupção e suas implicações, suas visões, as atitudes políticas, militares, artísitcas frente à ela, suas representações políticas e possíveis formas de puni-la e evitá-la
Nenhum
O professor deverá fazer uma breve introdução sobre o conceito de corrupção e sua presença tanto nas instituições políticas quanto no cotidiano das pessoas, apontando para a extensão da prática para além das organizações estatais. O professor deve perguntar à turma o que eles entendem por corrupção e anotar no quadro, para discussão posterior, as respostas dos alunos.
O professor deverá levar a turma para o Laboratório de Informática e dividir os alunos em grupos para pesquisar os temas abaixo, atentando para não só a pesquisa, mas também a coleta de imagens que serão utilizadas em uma atividade posterior.
GRUPO 1: “O que é corrupção enquanto prática política?”
Links para pesquisa:
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-que-corrupcao.htm
http://www.kanitz.com.br/veja/corrupcao.asp
http://www.livreacesso.net/main.php?canal=4
http://veja.abril.com.br/acervodigital/
GRUPO 2: “Quais são as atitudes políticas diante da corrupção?”
Links para pesquisa:
http://www.abril.com.br/politica/corrupcao
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/corrupcao_brasil/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrup%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
http://veja.abril.com.br/acervodigital/
GRUPO 3: “Quais as representações políticas diante da corrupção.”
Links para pesquisa:
http://www.fenastc.org.br/site/index.php?home=noticias&show_noticia=34
http://veja.abril.com.br/acervodigital/
GRUPO 4: “Quais são as representações militares ante a corrupção?”
Links para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_do_golpe_militar_de_1964_no_Brasil
http://veja.abril.com.br/acervodigital/
GRUPO 5: “Quais são as representações artísticas da corrupção?”
Links para pesquisa:
http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Após a pesquisa, os alunos deverão produzir um texto de uma página com os resultados obtidos para ser entregue ao professor, o qual será utilizado na discussão da segunda aula.
A corrupção pode estar no seu cotidiano. Fonte: snt
A corrupção significa a troca de interesses visando a impunidade. Fonte: snt
Campanha contra a corrupção. Fonte: snt
A corrupção significa a troca de interesses visando a impunidade. Fonte: snt
A mala preta arecheada de dinheiro é um dos símbolos da corrupção. Fonte: snt
Cartaz da campanhac contra a corrupção. Fonte: snt
O professor deverá reunir os alunos em um seminário no qual se discutirá os resultados da pesquisa da aula anterior, buscando compartilhar os conhecimentos adquiridos anteriormente, A discussão será orientada não só pelos resultados da pesquisa, mas também pelas respostas dadas pelos alunos à pergunta inicial do professor: “O que é a corrupção?”.
Nesta aula, o professor deverá retomar a pesquisa de imagens feita pelos alunos, dividi-los em grupos para que cada um produza, a partir de um caso exemplar de corrupção, um Jornal Mural com imagens e textos jornalísticos a ser exibido para toda a escola.
Ao final das três aulas e das atividades desenvolvidas neste período, os alunos deverão ser capazes de conhecer o conceito de corrupção, seja na sua forma institucional, seja no seu cotidiano; as formas possíveis de combatê-la, bem como as representações políticas, militares e artísticas dessa prática.
textos complementares:
Texto 1: http://pt.shvoong.com/social-sciences/political-science/1662695-corrup%C3%A7%C3%A3o-brasil/
Texto 2: http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=3161
Texto 3: http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2254
Texto 4: http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=2269
A avaliação percorre todas as três aulas. Serão avaliados os textos produzidos pelos alunos, a sua participação na pesquisa das imagens nos sites e na confecção do Jornal Mural.
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