Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Noções de Corrupção

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de corrupção e suas implicações, suas visões, as atitudes políticas, militares, artísitcas frente à ela, suas representações políticas  e possíveis formas de puni-la e evitá-la

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor deverá fazer uma breve introdução sobre o conceito de corrupção e sua presença tanto nas instituições políticas quanto no cotidiano das pessoas, apontando para a extensão da prática para além das organizações estatais. O professor deve perguntar à turma o que eles entendem por corrupção e anotar no quadro, para discussão posterior, as respostas dos alunos.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

O professor deverá levar a turma para o Laboratório de Informática e dividir os alunos em grupos para pesquisar os temas abaixo, atentando para não só a pesquisa, mas também a coleta de imagens que serão utilizadas em uma atividade posterior.

GRUPO 1: “O que é corrupção enquanto prática política?”

Links para pesquisa:

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-que-corrupcao.htm 

http://www.kanitz.com.br/veja/corrupcao.asp 

http://www.livreacesso.net/main.php?canal=4 

http://veja.abril.com.br/acervodigital/ 

GRUPO 2: “Quais são as atitudes políticas diante da corrupção?”

Links para pesquisa:

http://www.oquevocetemavercomacorrupcao.com/conteudo/interna/informe_dest.asp?cod_noticia_evento=45&tipo=1 

http://www.abril.com.br/politica/corrupcao 

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/corrupcao_brasil/index.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrup%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil 

http://veja.abril.com.br/acervodigital/ 

GRUPO 3: “Quais as representações políticas diante da corrupção.”

Links para pesquisa:

http://www.fenastc.org.br/site/index.php?home=noticias&show_noticia=34 

http://veja.abril.com.br/acervodigital/ 

GRUPO 4: “Quais são as representações militares ante a corrupção?”

Links para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_do_golpe_militar_de_1964_no_Brasil 

http://veja.abril.com.br/acervodigital/ 

GRUPO 5: “Quais são as representações artísticas da corrupção?”

Links para pesquisa:

http://books.google.com.br/books?id=QlVLuxrYP_IC&pg=PA256&lpg=PA256&dq=representa%C3%A7%C3%B5es+art%C3%ADsticas+da+corrup%C3%A7%C3%A3o&source=bl&ots=FLmSUM-_1n&sig=TUHTRDwPv8IWjxc-uM34zxihkUo&hl=pt-BR&ei=30_2TKfHJML68AbFl-n-Bg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=7&ved=0CEQQ6AEwBg#v=onepage&q&f=false 

http://veja.abril.com.br/acervodigital/ 

Após a pesquisa, os alunos deverão produzir um texto de uma página com os resultados obtidos para ser entregue ao professor, o qual será utilizado na discussão da segunda aula.

Imagens

 A corrupção pode estar no seu cotidiano. Fonte: snt

 A corrupção significa a troca de interesses visando a impunidade. Fonte: snt

 Campanha contra a corrupção. Fonte: snt

 A corrupção significa a troca de interesses visando a impunidade. Fonte: snt

 A mala preta arecheada de dinheiro é um dos símbolos da corrupção. Fonte: snt

 Cartaz da campanhac contra a corrupção. Fonte: snt

Segunda aula

O professor deverá reunir os alunos em um seminário no qual se discutirá os resultados da pesquisa da aula anterior, buscando compartilhar os conhecimentos adquiridos anteriormente, A discussão será orientada não só pelos resultados da pesquisa, mas também pelas respostas dadas pelos alunos à pergunta inicial do professor: “O que é a corrupção?”.

Terceira aula

Nesta aula, o professor deverá retomar a pesquisa de imagens feita pelos alunos, dividi-los em grupos para que cada um produza, a partir de um caso exemplar de corrupção, um Jornal Mural com imagens e textos jornalísticos a ser exibido para toda a escola.

CONCLUSÃO

Ao final das três aulas e das atividades desenvolvidas neste período, os alunos deverão ser capazes de conhecer o conceito de corrupção, seja na sua forma institucional, seja no seu cotidiano; as formas possíveis de combatê-la, bem como as representações políticas, militares e artísticas dessa prática.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação percorre todas as três aulas. Serão avaliados os textos produzidos pelos alunos, a sua participação na pesquisa das imagens nos sites e na confecção do Jornal Mural.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.