12/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
§ Colher os frutos da horta e consumir coletivamente na escola;
§ Descobrir com as crianças os nutrientes de cada hortaliça plantada e sua utilidade em nossa alimentação;
§ Compreender a importância de uma alimentação saudável para se ter mais saúde;
§ Socializar as descobertas com a família e com as outras turmas da escola por meio de uma apresentação científica.
Professor/a para essa aula é importante ter a prática de cultivar a horta da escola, ou, se isso não for possível, será necessário levá-las para visitar uma horta para que as crianças possam ter o contato anterior.
Atividade número 1: uma aula de 50 minutos
Professor/a atualmente, percebemos uma constante preocupação das famílias com a alimentação dos filhos. Muitas vezes as crianças preferem os doces, as balas, os skines às frutas e verduras. Assim, podemos abordar o tema da alimentação saudável com projetos interdisciplinares contribuindo para a experimentação de novos sabores pelas crianças na escola. Problematize o tema da saúde e dos hábitos alimentares das crianças utilizando um recurso bem atraente tais como livros de histórias, músicas ou vídeos.
Para essa aula utilizamos o vídeo: Os Vegetais – Madame Bluebarry que pode ser baixado no endereço http://www.youtube.com/watch?v=NNa-i0Sgt6c&feature=related Depois de assistir ao vídeo com as crianças proponha o seguinte diálogo:
Sobre o que fala o vídeo?
Vocês gostam de comer frutas e verduras?
Por que eles são importantes para nossa saúde?
O que podemos fazer para nos tornarmos fortes e saudáveis?
Outras questões podem surgir no diálogo e você professor/a pode aproveitar as falas das crianças para ampliar a conversa. Ao final do dia envie para casa uma atividade pedindo que crianças façam uma lista dos alimentos que mais gostam de comer. Esse registro pode ser feito com recorte e colagem, com desenho e ainda com a escrita dos nomes dos alimentos.
Atividade número 2: três aulas de 50 minutos
Professor/a, no retorno da atividade enviada para casa socialize com o grupo as preferências de todos. Depois converse com as crianças sobre a importância da alimentação para a saúde. Depois da conversa sobre a “alimentação saudável” proponha que as crianças experimentem alguns alimentos plantados na horta. Caso não tenha a horta na escola, combine com as famílias que enviem esses alimentos para a escola. Organize a experimentação colocando um alimento por vez. Faça uma listagem em um cartaz das escolhas por ordem de preferência. Mesmo que as crianças demonstrem não querer experimentar, leve os alimentos para sala para que vejam, sintam o cheiro, toquem e sintam a textura.
Professor/a para essa exploração você precisará de vários encontros. Levando em conta que para tirar os alimentos da horta deverá fazer pesquisas e acompanhar o crescimento da mesma. Leve no máximo dois alimentos por vez, explorando os nutrientes de cada um, você pode dialogar com as crianças a fim de perceber o conhecimento que possuem e ainda acrescentar informações sobre as vitaminas e vantagens em ingerir aquele alimento. Para cada encontro você poderá fazer diferentes registros: recorte e colagem, desenho, escrita do nome do alimento, pintura, modelagem etc.
Atividade número 3: uma aula de 50 minutos
Envie para casa uma atividade pedindo que as famílias ajudem os filhos a registrar uma receita feita com um vegetal, um tubérculo ou uma fruta. Na volta da atividade socialize as receitas e monte um mural. Posteriormente à chegada da atividade, faça uma lista dessas receitas e faça uma votação para confeccionar uma delas com as crianças na escola. No caso dessa aula, a receita eleita foi o Bolo de Cenoura.
Registro coletivo da Receita do bolo de Cenoura. Atividade desenvolvida em novembro de 2010. Acervo da Autora.
BOLO DE CENOURA
INGREDIENTES
2 cenouras grandes picadas
1 copo de óleo
2 xícaras de açúcar
4 ovos inteiros
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes no liquidificador menos a farinha de trigo e o fermento. Bata bem, coloque em uma vasilha e adicione a farinha de trigo e o fermento. Asse em forma untada por 30 minutos.
Cobertura: Em uma panela coloque para ferver os seguintes ingredientes: 2 colheres de margarina 2 colheres de chocolate em pó 2 colheres de leite 6 colheres de açúcar Deixe engrossar um pouco e despeje sobre o bolo. Depois é só saborear!
Atividade Desenvolvida em novembro de 2010. Acervo da autora.
Depois de confeccionada a receita do bolo com as crianças é só saborear e aproveitar os nutrientes.
Outras receitas podem ser desenvolvidas a partir da listagem feitas com as crianças.
Atividade número 4: duas aulas de 50 minutos
Proponha uma pesquisa sobre os nutrientes que a cenoura possui e construa com a turma, a partir das descobertas, uma poesia que fale sobre isso. Prepare com as crianças a apresentação da poesia e das descobertas que fizeram. Depois de todo esse trabalho com certeza haverá mudança de hábitos alimentares em toda a classas.
Professor na coleção O Cãozinho Tutu e seus amiguinhos, da autora Rita de Cássia Oliveira. Editora FAPI, você pode encontrar dentre os vários volumes, um que fala sobre a importância de uma alimentação saudável.
Tem também clipes musicais tais como: Sopa ou o clipe Fome Come do Grupo Palavra Cantada que podem ser usados como estratégias de problematização do tema com as crianças.
O vídeo Salada de frutas, retirado do endereço: http://www.youtube.com/watch?v=vO1wcK9q-2k&feature=fvw mostra um musical com muitas frutas e também é um recurso interessante.
Professor/a, a avaliação deverá ocorrer em todo o processo por meio da observação, instrumento valioso para o professor de Educação Infantil. Algumas questões que poderão nortear sua avaliação: Foi possível colher verduras e frutas na horta da escola? O que a escola necessita reorganizar para contemplar esse tipo de trabalho? As crianças se interessaram pelos alimentos? Experimentaram ou pelo menos se aproximaram nas atividades, tocando, sentindo o cheiro etc. Ao fim do trabalho, as crianças sabem falar pelo menos sobre dois alimentos explorados e sobre a importância deles na alimentação? Ao responder essas questões você professor/a conseguir perceber a participação e avanços das crianças.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Cinco estrelasMuito bom, adorei!
25/02/2012
Cinco estrelasExcelente!