Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Classificação das formas espaciais/Elementos de um poliedro: vértice, face e aresta/Corpos redondos

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer uma forma espacial, os elementos de um poliedro e os corpos redondos como formas espaciais;  
Identificar formas espaciais diferentes, as características dos elementos de um poliedro e os elementos dos corpos redondos mais conhecidos: cilindro, cone e esfera;
Reconhecer o número de elementos de cada poliedro;
Identificar diferenças e semelhanças entre poliedros e os corpos redondos.
Resolver questões das formas espaciais.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas Geométricas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, apresente para os alunos ilustrações de três objetos do nosso dia cotidiano:

Link das imagens:

http://www.balcao.com/anuncio-animais-vendo_aquario_de_vidro_com_tampa_urgente-rio_de_janeiro-det-4842243.aspx   
http://www.distribuidoravisao.com.br/atlasmapas.htm    
http://airton.soares.zip.net/arch2007-03-01_2007-03-31.html 

Acrescente imagens de contornos de formas como:

Pergunte aos alunos o que observam dos objetos das fotos e das imagens dos contornos de formas.
Os alunos deverão observar e responder que os objetos apresentam dimensões e os contornos de formas são planas.

Oriente-os que as formas que apresentam dimensões são formas espaciais e as formas sem dimensões são as formas planas.
Pergunte aos alunos o que observam nas formas espaciais, são todas iguais, são diferentes.

Oriente-os, que há formas espaciais que possuem apenas faces planas: são os poliedros. Há outras que têm pelo menos uma face não- plana (“ arredondada”): são os corpos redondos.
E há algumas formas espaciais que nem são poliedros nem são corpos redondos.       

Professor, oriente os alunos que sempre que tiverem dúvidas, procurem no dicionário o significado das palavras; poli: muitas; edros: faces.

Poliedros: muitas faces.

Professor, sugere-se um painel abaixo:

Link das imagens:

http://www.grupoescolar.com/materia/poliedros.html
http://alumno.disenoyempresa.cl/pablomuhle/
http://www.mathematicsdictionary.com/spanish/vmd/full/r/regularpolyhedron.htm 

Link das imagens:

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=15&min=130&orderby=titleA&show=10
http://www.daviddarling.info/encyclopedia/C/cone.html
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/mat/vol1.htm
http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-dedal-image342601 

Professor, acrescente para os alunos que estas formas são as mais conhecidas no dia a dia como: a esfera o cone e o cilindro.

Sugere-se apresentar para a turma uma embalagem de perfume ou uma figura com a seguinte forma:

Solicite que os alunos observem este poliedro. Ele apresenta os elementos de um poliedro.

Professor, oriente-os a contar e pergunte aos alunos quantos vértices, faces e arestas o poliedro possui. Deverão responder: 6 vértices, 5 faces e 9 arestas.

Oriente-os que cada vértice é um ponto. Nesse poliedro, cada vértice é o encontro de três arestas.

Cada aresta é um segmento de reta e o encontro de duas faces.

Cada face é uma forma plana. Nesse poliedro, há duas faces triangulares e três faces retangulares.                                                                           

Atividade1:
Sugere-se apresentar um grande painel com figuras de várias formas espaciais e solicite aos alunos que as identifiquem, classificando-as em: poliedros, corpos redondos e outras formas.

Link das imagens:

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=15&min=290&orderby=hitsA&show=10
http://cleanlourenco.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
http://www.dfmotopecas.com.br/produtos.asp?cat=11&pagina=2 http://www.atractor.pt/matviva/geral/t5cores/toro.htm
http://www.clubeopalabh.com.br/index.php?/Materias/preparacao-gm-250-segredos-revelados.html 

Peça que os alunos escrevam com suas palavras a diferença entre um poliedro e um corpo redondo.

Citem objetos que lembram um poliedro e um corpo redondo diferentes dos apresentados em sala de aula.

Atividade 2:

Professor, com imagens das formas espaciais abaixo, solicite aos alunos quais são os poliedros. Para os poliedros, pergunte qual é a forma de suas faces.

 

Link das imagens:

http://modelacaogeometricaluis.blogspot.com/2009/03/volume-0118.html
http://lista.mercadolivre.com.br/Curva-do-cano-de-escape
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=15&orderby=titleD
http://modelacoescoloridas.blogspot.com/2009/04/blog-post.html
http://www.professores.uff.br/hjbortol/arquivo/2007.1/qs/quadric-surfaces_br.html 

Atividade3:

Professor, sugere-se levar para a sala de aula, caixas sem tampa, como caixa de sapato, caixa de presente, figuras de um octaedro.
Distribua uma caixa e uma figura para duplas na turma.

Link das imagens:

http://www.marketrix.net/2007/06/
http://curitiba.olx.com.br/caixas-de-presentes-e-personalizadas-para-empresas-ou-eventos-www-estiloemcaixas-com-br-iid-59105111
http://cienciadacriacao.blogspot.com/feeds/posts/default      

Peça que respondam para cada poliedro as seguintes perguntas: Quantos vértices, quantas faces e quantas arestas eles possuem.
Cada vértice é o encontro de quantas arestas e qual é a forma de suas faces.
Se os alunos desejarem, solicite a apresentação das respostas por um grupo voluntário.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam reconhecer uma forma espacial, os elementos de um poliedro e os corpos redondos como formas espaciais?
Os alunos souberam identificar formas espaciais diferentes, as características dos elementos de um poliedro e os elementos dos corpos redondos mais conhecidos: cilindro, cone e esfera?
Os alunos reconheceram o número de elementos de cada poliedro?
Os alunos identificaram diferenças e semelhanças entre poliedros e os corpos redondos?
Os alunos souberam resolver questões das formas espaciais? 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/7 - 57,14%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42,86%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.