Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os desportos e a geografia dos países

 

19/01/2011

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a criação de jogos associadas à geografia de cada país;

Compreender a geografia climática e a criação dos desportos;

Identificar no tempo a criação dos desportos de países distintos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula os alunos deverão ter um conhecimento básico da geografia mundial em relação a localização dos países.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, já é bastante conhecido OS JOGOS OLIMPÍCOS DA ERA MODERNA preconizada pelo Barão Pierre de Coubertin e, que ocorre a cada 4 anos, em geral, quando está no verão no determinado país escolhido para esta competição.

Nestes jogos, os desportos praticados estão mais próximos do grande público, são esportes como: basquete, voleibol, futebol, natação, lutas, etc.

Porém, recentemente, a mídia tem explorado OS JOGOS OLIMPÍCOS DE INVERNO, que também ocorrem a cada 4 anos, mas, evidentemente, na estação do inverno do respectivo país.

Uma variedade de esportes que o grande público não conhecia apareceram e ficaram mais populares, tais como: curling, hóquei no gelo, patinação no gelo, etc.

Nesta aula, vamos abordar os esportes que não são tão conhecidos em nosso país e, relacioná-los, em especial, a sua criação e a geografia climática do país de origem.

Professor, sugiro a participação na elaboração desta aula do professor de geografia da turma, que poderá contribuir dando suporte aos alunos na construção e na elaboração do trabalho a ser desenvolvido.

 

CURLING

Fonte: http://sophsticated.files.wordpress.com/2010/02/curling.jpg

 

Fonte: http://www3.pictures.gi.zimbio.com/Curling_2BOlympic_2BTrials_2BDay_2B8_2B1BLoLgI1VTvl.jpg

 

ATIVIDADE I - PESQUISANDO SOBRE A ORIGEM DOS ESPORTES

 

Caro Professor, divida a sua turma em grupos de 5/6 alunos e dirija-se com eles para a sala de computação ou, ao laboratório de informática da sua escola.

Cada grupo deverá realizar uma pesquisa para ser apresentada nas atividades desta aula. Os grupos ficariam divididos da seguinte forma:

 

  • GRUPO I - ESPORTES COLETIVOS DE INVERNO

 

 

  • GRUPO II - ESPORTES INDIVIDUAIS DE INVERNO 

 

 

  • GRUPO III - ESPORTES COLETIVOS TRADICIONAIS

 

 

  • GRUPO IV- ESPORTES INDIVIDUAIS TRADICIONAIS

 

 

  • GRUPO V - ESPORTES RADICAIS DE VERÃO E INVERNO

 

Os alunos deverão pesquisar em sites orientados pelos professores de educação física e geografia. Sugiro os seguintes sites:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TÓPICOS PARA PESQUISA:

 

  • História dos jogos e das modalidades;

 

 

  • Época de criação dos jogos;

 

 

  • Atletas expoentes dos esportes;

 

 

  • Regras dos esportes;

 

 

  • História do país de criação do esporte;

 

 

  • Clima dos países onde os esportes são mais praticados;

 

  • Economia do país de criação do esporte.

 

RÚGBY

Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/dezembro2009/images/materias/esportes/rugby.jpg

 

 

ATIVIDADE II - APRESENTANDO AS PESQUISAS SOBRE A ORIGEM DOS ESPORTES

 

Professor, nesta etapa da aula os alunos deverão expor para os demais aquilo que conseguiram pesquisar e captar na sua pesquisa. Medie essa apresentação, onde eles deverão abordar os tópicos exigidos para a pesquisa.

Cada grupo terá 5 minutos para apresentar a sua pesquisa.

Fonte: http://www.walldesk.net/pdp/1024/10/11/onda-tubo.jpg

 

 

ATIVIDADE III - APRESENTANDO OS ESPORTES

Professor, nesta parte da aula os alunos deverão apresentar, pelo menos, 1 esporte pouco conhecido, explorando a sua origem; regras básicas; forma de disputa, etc.

Por exemplo: O CURLING - que é um esporte praticado por 4 jogadores que disputam 10 "ends" ou 10 partidas onde o objetivo principal é manter a sua pedra mais próxima do centro possível.

 

  • Onde este esporte foi criado?

 

 

  • Quais são os países que mais o praticam?

 

 

  • Que tipo de clima encontramos nesses países?

 

 

  • Qual a principal economia desses países?

 

 

  • Quais os expoentes desse esporte?

 

 

  • Etc.

 

CURLING

REGRAS DO CURLING - http://tv.eurosport.pt/wintersports/story_sto2263911.shtml

 

Fonte: http://www.neuroniodigital.com.br/wp-content/uploads/2010/04/curling.jpg

 

Recursos Complementares

Leia o Artigo - A GEOGRAFIA DOS ESPORTES. UMA INTRODUÇÂO - Gilmar Mascarenhas de Jesus

 http://www.ub.edu/geocrit/sn-35.htm

 

História da Geografia do Esporte - http://www.ahistoria.com.br/esportesjogos/geografia-de-esporte.html

 

A cidade e os grandes eventos olímpicos: uma geografia para quem? - Gilmar Mascarenhas de Jesus

http://www.efdeportes.com/efd78/geo.htm

 

Avaliação

A avaliação desta aula será realizada a partir da apresentação da pesquisa que os alunos realizaram a respeito da geografia dos esportes. A nota máxima será 10 e, o professor deverá multiplicar a nota pelo número de alunos para que eles dividam essa nota, por exemplo: o grupo I tem 5 elementos e teve nota 8, portanto, 8 x 5 = 40 pontos. O grupo deverá dividir esses 40 pontos pelos elementos do grupo, propiciando um debate sobre a participação de cada aluno do grupo na elaboração e apresentação da pesquisa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nilva, E.E Octaviano Cardoso , São Paulo - disse:
    nilvafonseca2009@hotmail.com

    14/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom,você é perfeita..... ainda mais nos dias de hoje em que esta muito difícil ministrar aulas.Sou iniciante na área,estou um pouco perdida ,o portal do professor vai me ajudar muito.


  • Edlane Cruz, Centro Educacional Freitas de Campos , Rio de Janeiro - disse:
    edlanecruz@hotmail.com

    10/02/2011

    Cinco estrelas

    Sua criativida de promover a intregação de duas disciplinas c0-irmãs a Educação Física foi genial, diria magnífico. Parabéns, presicamos de professores assim que promovam a interdisciplinaridade, pois desta forma teremos alunos masi interessados em nossas salas de aulas. Tiro meu chapéu para você!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.