19/01/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Identificar a criação de jogos associadas à geografia de cada país;
Compreender a geografia climática e a criação dos desportos;
Identificar no tempo a criação dos desportos de países distintos.
Para esta aula os alunos deverão ter um conhecimento básico da geografia mundial em relação a localização dos países.
Caro Professor, já é bastante conhecido OS JOGOS OLIMPÍCOS DA ERA MODERNA preconizada pelo Barão Pierre de Coubertin e, que ocorre a cada 4 anos, em geral, quando está no verão no determinado país escolhido para esta competição.
Nestes jogos, os desportos praticados estão mais próximos do grande público, são esportes como: basquete, voleibol, futebol, natação, lutas, etc.
Porém, recentemente, a mídia tem explorado OS JOGOS OLIMPÍCOS DE INVERNO, que também ocorrem a cada 4 anos, mas, evidentemente, na estação do inverno do respectivo país.
Uma variedade de esportes que o grande público não conhecia apareceram e ficaram mais populares, tais como: curling, hóquei no gelo, patinação no gelo, etc.
Nesta aula, vamos abordar os esportes que não são tão conhecidos em nosso país e, relacioná-los, em especial, a sua criação e a geografia climática do país de origem.
Professor, sugiro a participação na elaboração desta aula do professor de geografia da turma, que poderá contribuir dando suporte aos alunos na construção e na elaboração do trabalho a ser desenvolvido.
CURLING
Fonte: http://sophsticated.files.wordpress.com/2010/02/curling.jpg
Fonte: http://www3.pictures.gi.zimbio.com/Curling_2BOlympic_2BTrials_2BDay_2B8_2B1BLoLgI1VTvl.jpg
ATIVIDADE I - PESQUISANDO SOBRE A ORIGEM DOS ESPORTES
Caro Professor, divida a sua turma em grupos de 5/6 alunos e dirija-se com eles para a sala de computação ou, ao laboratório de informática da sua escola.
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa para ser apresentada nas atividades desta aula. Os grupos ficariam divididos da seguinte forma:
Os alunos deverão pesquisar em sites orientados pelos professores de educação física e geografia. Sugiro os seguintes sites:
TÓPICOS PARA PESQUISA:
RÚGBY
Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/dezembro2009/images/materias/esportes/rugby.jpg
ATIVIDADE II - APRESENTANDO AS PESQUISAS SOBRE A ORIGEM DOS ESPORTES
Professor, nesta etapa da aula os alunos deverão expor para os demais aquilo que conseguiram pesquisar e captar na sua pesquisa. Medie essa apresentação, onde eles deverão abordar os tópicos exigidos para a pesquisa.
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar a sua pesquisa.
Fonte: http://www.walldesk.net/pdp/1024/10/11/onda-tubo.jpg
ATIVIDADE III - APRESENTANDO OS ESPORTES
Professor, nesta parte da aula os alunos deverão apresentar, pelo menos, 1 esporte pouco conhecido, explorando a sua origem; regras básicas; forma de disputa, etc.
Por exemplo: O CURLING - que é um esporte praticado por 4 jogadores que disputam 10 "ends" ou 10 partidas onde o objetivo principal é manter a sua pedra mais próxima do centro possível.
CURLING
REGRAS DO CURLING - http://tv.eurosport.pt/wintersports/story_sto2263911.shtml
Fonte: http://www.neuroniodigital.com.br/wp-content/uploads/2010/04/curling.jpg
Leia o Artigo - A GEOGRAFIA DOS ESPORTES. UMA INTRODUÇÂO - Gilmar Mascarenhas de Jesus
http://www.ub.edu/geocrit/sn-35.htm
História da Geografia do Esporte - http://www.ahistoria.com.br/esportesjogos/geografia-de-esporte.html
A cidade e os grandes eventos olímpicos: uma geografia para quem? - Gilmar Mascarenhas de Jesus
http://www.efdeportes.com/efd78/geo.htm
A avaliação desta aula será realizada a partir da apresentação da pesquisa que os alunos realizaram a respeito da geografia dos esportes. A nota máxima será 10 e, o professor deverá multiplicar a nota pelo número de alunos para que eles dividam essa nota, por exemplo: o grupo I tem 5 elementos e teve nota 8, portanto, 8 x 5 = 40 pontos. O grupo deverá dividir esses 40 pontos pelos elementos do grupo, propiciando um debate sobre a participação de cada aluno do grupo na elaboração e apresentação da pesquisa.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/09/2012
Cinco estrelasMuito bom,você é perfeita..... ainda mais nos dias de hoje em que esta muito difícil ministrar aulas.Sou iniciante na área,estou um pouco perdida ,o portal do professor vai me ajudar muito.
10/02/2011
Cinco estrelasSua criativida de promover a intregação de duas disciplinas c0-irmãs a Educação Física foi genial, diria magnífico. Parabéns, presicamos de professores assim que promovam a interdisciplinaridade, pois desta forma teremos alunos masi interessados em nossas salas de aulas. Tiro meu chapéu para você!!!