16/12/2010
Marcos Vinicius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender a história do frescobol.
Experimentar diferentes formas de jogar o frescobol.
Entender as regras básicas do frescobol.
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
O frescobol surgiu no Brasil em 1945 na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, no início os praticantes utilizavam bolinhas de tênis “velhas” e raquetes de madeiras construídas de forma artesanal.
Na década de 60 os praticantes introduziram a bolinha de borracha e passaram a construir raquetes mais leves e envernizá-las para que aumentasse a sua durabilidade. O frescobol é praticado em muitas praias de todo o litoral brasileiro, se no passado surgiu como atividade meramente recreativa, atualmente é praticado também na versão competitiva organizada em torneios e campeonatos, coordenados pelas federações estaduais e pela Confederação Brasileira de Frescobol.
Figura 1 - Raquete e Bolinha de Frescobol.
Primeira Atividade: Paredão Humano.
Divida a turma em grupos mistos com no máximo cinco integrantes, cada grupo ocupará uma região da quadra. No jogo de paredão os alunos rebatem a bolinha contra a parede para que ela retorne para dentro da quadra, neste jogo um dos alunos do grupo estará posicionado a frente a uma distância de cinco metros do restante do grupo e deverá rebater a bola na direção dos colegas. O primeiro aluno da fila deverá rebater a bola na direção do aluno-paredão em seguida deverá deixar a sua posição e deslocar-se para o final da fila, o aluno – paredão rebaterá a bola na direção da fila para que o outro aluno que passou a ocupar a primeira posição da fila possa dar prosseguimento ao jogo.
Figura 2 - Competição de Frescobol.
O grupo que conseguir realizar esta movimentação o mais rápido possível vence o jogo.
Dica: Permita que os alunos com maiores dificuldades fiquem a uma distância menor do aluno-paredão.
Figura 3: Frescobol Espetacular.
Segunda Atividade: Jornada nas Estrelas.
Nesta atividade os alunos deverão formar trios, cada aluno com uma raquete e apenas uma bolinha por trio. O trio de alunos deverá deslocar-se pela quadra mantendo a bolinha no ar através de sucessivas rebatidas, a bolinha deverá ser rebatida sempre para um dos colegas do trio.
No segundo momento desta atividade realize uma competição entre os trios, posicione todos os trios em cima da linha de fundo da quadra e peça que um trio de cada vez atravesse toda a quadra mantendo a bolinha no ar, cronometre o tempo de cada trio, o mais rápido vencerá a partida. A bolinha não poderá cair no chão todas as vezes que isso acontecer o trio deverá voltar para o local de partida.
Dica: Permita que os alunos com muita dificuldade deixem a bolinha quicar uma vez no solo ante de rebatê-la, se isto acontecer a sua equipe não deve ser penalizada.
Terceira Atividade: Show de Frescobol.
Peça que os seus alunos formem duplas mesclando alunos com um bom desempenho no jogo de frescobol e alunos iniciantes que provavelmente terão maior dificuldade na realização da atividade.
Nesta atividade os alunos jogarão o frescobol com uma pequena modificação, no jogo tradicional de frescobol o objetivo é manter a bolinha o maior tempo possível no ar sem que ela caia no chão. No “Show de Frescobol” os alunos além de manterem a bolinha no ar deverão realizar floreios corporais que possam tornar o jogo mais belo esteticamente, por exemplo, assim que realizar uma rebatida o aluno realiza um giro de 360o graus. Estimule os seus alunos a usarem a criatividade na hora de elaborarem as “coreografias” durante o jogo.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=2lRu4GaM4ec
http://www.youtube.com/watch?v=klX4d7tsG3E&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=VP_gJoW0Y0w&feature=related
Professor, peça aos seus alunos que pesquisem em casa e tragam para a escola na próxima aula textos e imagens relacionadas ao frescobol, essa pesquisa poderá ser feita em jornais, revistas e na internet.
O material selecionado pelos alunos será organizado em um painel que será exposto na escola para a apreciação de toda a comunidade escolar.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/08/2013
Cinco estrelasgostei muito é um esporte que sim exige total rapidez .