17/01/2011
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Identificar os elementos das formas espaciais, as formas espaciais que não apresentam arestas visíveis e não visíveis;
Reconhecer a linha tracejada e continua das arestas das formas espaciais;
Compreender quando as arestas são visíveis e não visíveis das formas espaciais, o porquê das formas espaciais que não apresentam arestas visíveis e não visíveis;
Resolver questões das arestas espaciais visíveis e não visíveis e que não apresentam arestas visíveis e não visíveis.
Formas Geométricas
Professor, sugere-se apresentar o estudo dos poliedros e dos sólidos de revolução para os alunos compararem as características e identificarem os elementos em estudo. Apresente uma forma espacial que têm faces, arestas e vértices. Acrescente aos alunos que as formas que têm todos esses elementos compõem uma classe chamada poliedros.
Link da imagem:
http://www.edutrad.com/mat/geom/solidos1.htm
Professor, oriente os alunos (poli significa “várias” e edros, “faces”).
Cada uma de suas faces é um polígono. Apresente alguns poliedros:
Link da imagem:
http://www.reidaverdade.com/o-que-sao-poliedros.html
Professor, apresente agora as imagens de sólidos de revolução que são caracterizados por uma curvatura na superfície. Eles são gerados a partir da rotação de uma figura plana usando como eixo um de seus lados.
Forma geradora: triângulo retângulo.
Eixo: cateto
Link da imagem:
http://designdiariorecomendado.blogspot.com/2010/04/superficies-de-revolucao.html
http://www.somatematica.com.br/emedio/espacial/espacial18.php
http://alaindesignproduto.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
http://multirio.rio.rj.gov.br/educador/index.php?option=com_k2&view=item&id=261&Itemid=23
http://dellarte17.blogspot.com/2009/11/geometria-espacial.html
http://www.bancodeconcursos.com/matematica/calculo-volume-esfera.html
Solicite que os alunos observem as figuras apresentadas.
Peça que observem as figuras classificadas como poliedros.
Oriente-os que as arestas são a estrutura dos poliedros.
Peça para observarem que existem arestas visíveis, seu traço é contínuo.
Peça que observem na figura que a linha tracejada indica a aresta que existe, mas que não é vista porque o sólido não é transparente.
Estas arestas não são visíveis e se encontram na parte de trás do poliedro. Professor, apresente agora os sólidos de revolução.
Link da imagem:
http://tagarelinhas.blogspot.com/2008/10/slidos-geomtricos.html
Solicite que os alunos observem que estes sólidos não apresentam elementos como arestas e faces, pois são caracterizados por possuírem superfícies curvas, logo, não apresentam arestas visíveis e não visíveis.
Atividade 1:
Professor, sugere-se trazer para a sala de aula embalagens vazia com formas diferentes.
Peça aos alunos para que as usem para mostrar os elementos dessas formas. Manuseando-as, eles poderão vê-las de todos os lados.
Depois lhes peça que as organizem de acordo com características comuns.
Exemplo:
Link da imagem:
http://matematicadosmatematicos.blogspot.com/2009/06/solidos-geometricos-uma-forma-ludica-de.html
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm204/solidos_geometricos.htm
http://www.voltexdesign.com/cubo-out-slide-pid1488.htm
http://www.educacaocerebral.com/lec/index.php?limitstart=5
http://www.colegioweb.com.br/matematica/poliedros.html
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/prisma/prisma.htm
http://catsegundao.blogspot.com/2008/11/esfera-esfera-pode-ser-definida-como-um.html
http://www.mat.uel.br/geometrica/php/volume/prisma.php
Poliedros:_________________________________________________________________
Não-poliedros: _____________________________________________________________
Não- têm vértice: ___________________________________________________________
Não têm superfície curvas: ____________________________________________________
Têm faces: _________________________________________________________________
Não têm arestas: ____________________________________________________________
Têm base: __________________________________________________________________
Atividade 2:
Professor, apresente imagens de sólidos espaciais e solicite que os alunos desenhem as arestas escondidas dos seguintes sólidos:
Link da imagem:
http://visualizandoideias.blogspot.com/2008_09_01_archive.html
http://escolaguiomarborcat.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
Atividade 3:
Professor, apresente para os alunos a planificação de um prisma, ou seja, planificar uma figura geométrica é desenhá-la “aberta”.
Sugere-se distribuir folhas com as seguintes figuras e passo a passo:
Passos da construção:
1) Desenhe um retângulo subdividindo-o em quatro nos tamanhos das faces do prisma.
2) Desenhe dois retângulos iguais com as medidas das bases a partir do retângulo maior.
3) Os traços contínuos significam cortar e os tracejados, dobrar.
4) Na figura do prisma montado, trace as arestas não visíveis e justifique.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Os alunos souberam identificar os elementos das formas espaciais, as formas espaciais que não apresentam arestas visíveis e não visíveis?
Os alunos reconheceram a linha tracejada e continua das arestas das formas espaciais?
Os alunos compreenderam quando as arestas são visíveis e não visíveis das formas espaciais, o porquê das formas espaciais que não apresentam arestas visíveis e não visíveis?
Os alunos resolveram questões das arestas espaciais visíveis e não visíveis e que não apresentam arestas visíveis e não visíveis?
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