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As arestas das formas espaciais visíveis e não visíveis e Formas espaciais que não apresentam arestas visíveis e não visíveis

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os elementos das formas espaciais, as formas espaciais que não apresentam arestas visíveis e não visíveis;
Reconhecer a linha tracejada e continua das arestas das formas espaciais;
Compreender quando as arestas são visíveis e não visíveis das formas espaciais, o porquê das formas espaciais que não apresentam arestas visíveis e não visíveis;
Resolver questões das arestas espaciais visíveis e não visíveis e que não apresentam arestas visíveis e não visíveis.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas Geométricas

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se apresentar o estudo dos poliedros e dos sólidos de revolução para os alunos compararem as características e identificarem os elementos em estudo. Apresente uma forma espacial que têm faces, arestas e vértices. Acrescente aos alunos que as formas que têm todos esses elementos compõem uma classe chamada poliedros.

Link da imagem:

http://www.edutrad.com/mat/geom/solidos1.htm  

Professor, oriente os alunos (poli significa “várias” e edros, “faces”).
Cada uma de suas faces é um polígono. Apresente alguns poliedros:

Link da imagem:
http://www.reidaverdade.com/o-que-sao-poliedros.html      

Professor, apresente agora as imagens de sólidos de revolução que são caracterizados por uma curvatura na superfície. Eles são gerados a partir da rotação de uma figura plana usando como eixo um de seus lados.       

Forma geradora: triângulo retângulo.
Eixo: cateto  

Link da imagem:

http://designdiariorecomendado.blogspot.com/2010/04/superficies-de-revolucao.html  

http://www.somatematica.com.br/emedio/espacial/espacial18.php  

http://alaindesignproduto.blogspot.com/2010_04_01_archive.html  

http://multirio.rio.rj.gov.br/educador/index.php?option=com_k2&view=item&id=261&Itemid=23    

http://dellarte17.blogspot.com/2009/11/geometria-espacial.html  

http://www.bancodeconcursos.com/matematica/calculo-volume-esfera.html            

Solicite que os alunos observem as figuras apresentadas.
Peça que observem as figuras classificadas como poliedros.

Oriente-os que as arestas são a estrutura dos poliedros.
Peça para observarem que existem arestas visíveis, seu traço é contínuo.

Peça que observem na figura que a linha tracejada indica a aresta que existe, mas que não é vista porque o sólido não é transparente.

Estas arestas não são visíveis e se encontram na parte de trás do poliedro. Professor, apresente agora os sólidos de revolução.

Link da imagem:

http://tagarelinhas.blogspot.com/2008/10/slidos-geomtricos.html  

http://www.dtvb.ibilce.unesp.br/amplia.php?dici=espa&nive=NA&codi=13&tabe=formas_e_linhas&tema=17&item=1  

http://ogimp.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30:esfera-3d&catid=3:basico&Itemid=5  

Solicite que os alunos observem que estes sólidos não apresentam elementos como arestas e faces, pois são caracterizados por possuírem superfícies curvas, logo, não apresentam arestas visíveis e não visíveis.               

Atividade 1:

Professor, sugere-se trazer para a sala de aula embalagens vazia com formas diferentes.
Peça aos alunos para que as usem para mostrar os elementos dessas formas. Manuseando-as, eles poderão vê-las de todos os lados.
Depois lhes peça que as organizem de acordo com características comuns.
Exemplo:

Link da imagem:
http://matematicadosmatematicos.blogspot.com/2009/06/solidos-geometricos-uma-forma-ludica-de.html  

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm204/solidos_geometricos.htm  

http://www.voltexdesign.com/cubo-out-slide-pid1488.htm  

http://www.educacaocerebral.com/lec/index.php?limitstart=5    

http://www.colegioweb.com.br/matematica/poliedros.html  

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/prisma/prisma.htm  

http://catsegundao.blogspot.com/2008/11/esfera-esfera-pode-ser-definida-como-um.html  

http://www.mat.uel.br/geometrica/php/volume/prisma.php  

Poliedros:_________________________________________________________________
Não-poliedros: _____________________________________________________________
Não- têm vértice: ___________________________________________________________
Não têm superfície curvas: ____________________________________________________
Têm faces: _________________________________________________________________
Não têm arestas: ____________________________________________________________
Têm base: __________________________________________________________________   

Atividade 2:
Professor, apresente imagens de sólidos espaciais e solicite que os alunos desenhem as arestas escondidas dos seguintes sólidos:

Link da imagem:

http://visualizandoideias.blogspot.com/2008_09_01_archive.html  

http://escolaguiomarborcat.blogspot.com/2008_12_01_archive.html            

Atividade 3:

Professor, apresente para os alunos a planificação de um prisma, ou seja, planificar uma figura geométrica é desenhá-la “aberta”.

Sugere-se distribuir folhas com as seguintes figuras e passo a passo:

Passos da construção:
1) Desenhe um retângulo subdividindo-o em quatro nos tamanhos das faces do prisma.
2) Desenhe dois retângulos iguais com as medidas das bases a partir do retângulo maior.
3) Os traços contínuos significam cortar e os tracejados, dobrar.
4) Na figura do prisma montado, trace as arestas não visíveis e justifique.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Os alunos souberam identificar os elementos das formas espaciais, as formas espaciais que não apresentam arestas visíveis e não visíveis?
Os alunos reconheceram a linha tracejada e continua das arestas das formas espaciais?
Os alunos compreenderam quando as arestas são visíveis e não visíveis das formas espaciais, o porquê das formas espaciais que não apresentam arestas visíveis e não visíveis?
Os alunos resolveram questões das arestas espaciais visíveis e não visíveis e que não apresentam arestas visíveis e não visíveis?

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