14/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler, escrever e interpretar informações.
Inicialmente o professor reúne o grupo de alunos, de preferência na biblioteca (ou em algum espaço que sejam disponibilizados livros variados). Nesse momento é importante deixar que as crianças observem todos os livros, folheiem. Após essa observação, o professor sugere que cada criança traga um livro para a roda.
Criança Lendo (Autoria da fotografia: Adele Santos)
Após esse momento o professor reúne o grupo de crianças e pede para que as mesmas observem os livros que elas escolheram, perceba as suas características, quais são os elementos que os compõe.
Depois pede que as crianças troquem os seus livros e percebam esses mesmos elementos nos livros dos colegas.
Após a observação o professor chama a atenção do grupo para os elementos que faziam parte da maioria dos livros apresentados, tais como:
Dentre outros aspectos.
É importante também que o professor mostre que a maioria dos livros apresentam temáticas e gêneros diferentes. Nesse momento também o professor poderá apresentar a história do livro, falar da sua importância para a humanidade.
Agora o professor deverá sugerir para a turma a construção de um livro.
Após lançar a sugestão da construção do livro, primeiramente deverá estabelecer algumas escolhas necessárias para essa construção.
MÃOS A OBRA
Tendo a turma escolhido o caráter de seu livro, assim deverá iniciar a sua produção.
Primeiramente o professor orientará a escrita dos textos, depois estes serão corrigidos e por fim, se necessário, submetidos à reescrita.
Depois do texto concluído e reescrito, sugerimos que sejam realizadas as ilustrações.
Depois dos textos e ilustrações concluídas, o professor poderá discutir os elementos pré-textuais: agradecimentos, apresentação, sumário (ordem dos textos) etc. Nesse momento destacamos a importância da construção da capa do livro e de seu título. É importante que todos esses elementos sejam discutidos e construídos com as crianças.
Com o livro concluído o professor poderá sugerir um lançamento e dia de autógrafos.
Sugerimos o seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_livro .
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
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