Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMO SURGE UM LIVRO? A POSSIBILIDADE DA CONSTRUÇÃO DESSE ELEMENTO COM CRIANÇAS.

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Escolher coletivamente o gênero que será construído;
  • Desenvolver coletivamente o texto, planejando, produzindo e revisando.
Duração das atividades
5 aulas de aproximadamente 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler, escrever e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente o professor reúne o grupo de alunos, de preferência na biblioteca (ou em algum espaço que sejam disponibilizados livros variados). Nesse momento é importante deixar que as crianças observem todos os livros, folheiem. Após essa observação, o professor sugere que cada criança traga um livro para a roda.

Criança Lendo (Autoria da fotografia: Adele Santos)

Após esse momento o professor reúne o grupo de crianças e pede para que as mesmas observem os livros que elas escolheram, perceba as suas características, quais são os elementos que os compõe.

Depois pede que as crianças troquem os seus livros e percebam esses mesmos elementos nos livros dos colegas.

Após a observação o professor chama a atenção do grupo para os elementos que faziam parte da maioria dos livros apresentados, tais como:

  • Capa
  • Sumário
  • Texto do livro
  • Ilustrações
  • Autor
  • Editora

Dentre outros aspectos.

É importante também que o professor mostre que a maioria dos livros apresentam temáticas  e gêneros diferentes. Nesse momento também o professor poderá apresentar a história do livro, falar da sua importância para a humanidade.

Agora o professor deverá sugerir para a turma a construção de um livro.

Após lançar a sugestão da construção do livro, primeiramente deverá estabelecer algumas escolhas necessárias para essa construção.

  • Se esse livro contemplará um ou mais gêneros textuais.
  • Se será um texto único coletivo ou uma coletânia de textos individuais.
  • Se será, em seu projeto gráfico, utilizado a escrita das crianças ou textos digitados (destacamos que essa digitação poderá ser realizada pelas crianças), dentre outras escolhas.

MÃOS A OBRA

Tendo a turma escolhido o caráter de seu livro, assim deverá iniciar a sua produção.

Primeiramente o professor orientará a escrita dos textos,  depois estes serão corrigidos e por fim, se necessário, submetidos à reescrita.

Depois do texto concluído e reescrito, sugerimos que sejam realizadas as ilustrações.

Depois dos textos e ilustrações concluídas, o professor poderá discutir os elementos pré-textuais: agradecimentos, apresentação, sumário (ordem dos textos) etc. Nesse momento destacamos a importância da construção da capa do livro e de seu título. É importante que todos esses elementos sejam discutidos e construídos com as crianças.

Com o livro concluído o professor poderá sugerir um lançamento e dia de autógrafos.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Participaram do momento de apreciação e discussões sobre os livros;
  • Construíram o texto e a ilustração sugerida para o livro;
  • Contribuíram na construção dos textos coletivos(elementos pré textuais), capa e título do livro.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.