Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma pirâmide especial: o tetraedro regular

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os elementos de um tetraedro regular; Identificar por que o tetraedro é uma pirâmide especial; Construir graficamente um tetraedro com material de desenho; Construir sua planificação.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas geométricas

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se apresentar uma pirâmide especial: o tetraedro regular em maquete e sua planificação.

Link da imagem:

http://bi.gave.min-edu.pt/bi/es/860/3608?uid=3608&add  

http://quintogradomav.wordpress.com/matematematematicas/  

Professor, oriente os alunos que dentre as pirâmides, uma se destaca por ter todas as faces com a mesma forma (triangular) e com mesmo tamanho.

É o tetraedro regular, formado por quatro faces triangulares de mesmo tamanho.

Acrescente aos alunos que Tetra: quatro, edro: face. Tetraedro: quatro faces.

Atividade 1:

Professor, sugere-se orientar os alunos a representarem um tetraedro regular planificado.
Vamos precisar de cartolinas coloridas, instrumentos de desenho, tesouras e fita adesiva.
Oriente os alunos para determinarem uma distância que será a medida do lado de um triângulo eqüilátero, cujos lados são todos iguais.
Tracem os outros dois lados com compasso e mantendo a mesma distância.
Na intersecção dos arcos, teremos o triângulo representado.
A partir desse triângulo, construir mais três.

Professor, solicite que os alunos numerem suas faces com os números 1, 2, 3 e 4.
Recortem, dobrem e montem o tetraedro com fita adesiva.
Solicite que manuseiem-no e joguem-no como se fosse um dado. Sabendo-se que o um dado tem seis faces, o tetraedro parece um dado com quatro faces.   

Professor, solicite ao aluno o que percebeu de interessante no tetraedro montado.
Os alunos deverão perceber que qualquer face funciona como base. Ele sempre “cai em pé”.

Atividade 2:   
Professor, a idéia é que os alunos explorem a estrutura do tetraedro, possibilitando contarem os elementos desse poliedro especial.
Apresente a figura do tetraedro abaixo e sugira com palitos de churrasco e bolinhas de isopor a construção em duplas da estrutura do tetraedro.

Link da imagem:

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=15&min=40&orderby=ratingD&show=10 

Atividade 3:   
Professor, apresente um desafio para os alunos.Com o tetraedro construído com a estrutura de palitos de churrasco e bolinhas de isopor, solicite que os alunos assentem-o na mesa e representem a imagem dele visto de frente e depois visto de cima.   

Solução:

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Os alunos souberam reconhecer os elementos de um tetraedro regular?
Os alunos identificaram por que o tetraedro é uma pirâmide especial?
Os alunos souberam construir graficamente um tetraedro com material de desenho?
Os alunos souberam construir sua planificação?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.