17/01/2011
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Reconhecer os elementos de um tetraedro regular; Identificar por que o tetraedro é uma pirâmide especial; Construir graficamente um tetraedro com material de desenho; Construir sua planificação.
Formas geométricas
Professor, sugere-se apresentar uma pirâmide especial: o tetraedro regular em maquete e sua planificação.
Link da imagem:
http://bi.gave.min-edu.pt/bi/es/860/3608?uid=3608&add
http://quintogradomav.wordpress.com/matematematematicas/
Professor, oriente os alunos que dentre as pirâmides, uma se destaca por ter todas as faces com a mesma forma (triangular) e com mesmo tamanho.
É o tetraedro regular, formado por quatro faces triangulares de mesmo tamanho.
Acrescente aos alunos que Tetra: quatro, edro: face. Tetraedro: quatro faces.
Atividade 1:
Professor, sugere-se orientar os alunos a representarem um tetraedro regular planificado.
Vamos precisar de cartolinas coloridas, instrumentos de desenho, tesouras e fita adesiva.
Oriente os alunos para determinarem uma distância que será a medida do lado de um triângulo eqüilátero, cujos lados são todos iguais.
Tracem os outros dois lados com compasso e mantendo a mesma distância.
Na intersecção dos arcos, teremos o triângulo representado.
A partir desse triângulo, construir mais três.
Professor, solicite que os alunos numerem suas faces com os números 1, 2, 3 e 4.
Recortem, dobrem e montem o tetraedro com fita adesiva.
Solicite que manuseiem-no e joguem-no como se fosse um dado. Sabendo-se que o um dado tem seis faces, o tetraedro parece um dado com quatro faces.
Professor, solicite ao aluno o que percebeu de interessante no tetraedro montado.
Os alunos deverão perceber que qualquer face funciona como base. Ele sempre “cai em pé”.
Atividade 2:
Professor, a idéia é que os alunos explorem a estrutura do tetraedro, possibilitando contarem os elementos desse poliedro especial.
Apresente a figura do tetraedro abaixo e sugira com palitos de churrasco e bolinhas de isopor a construção em duplas da estrutura do tetraedro.
Link da imagem:
Atividade 3:
Professor, apresente um desafio para os alunos.Com o tetraedro construído com a estrutura de palitos de churrasco e bolinhas de isopor, solicite que os alunos assentem-o na mesa e representem a imagem dele visto de frente e depois visto de cima.
Solução:
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Os alunos souberam reconhecer os elementos de um tetraedro regular?
Os alunos identificaram por que o tetraedro é uma pirâmide especial?
Os alunos souberam construir graficamente um tetraedro com material de desenho?
Os alunos souberam construir sua planificação?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!