13/01/2011
Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso.
Trabalhar noções de quantidade.
Trabalhar orientação espaço temporal.
Interagir com diferentes grupos de alunos.
Não serão necessários conhecimentos anteriores.
Trabalhar ao Ar Livre, principalmente quando estamos em uma grande cidade que cada vez mais vê serem reduzidos esses espaços e considerando-se que nem mesmo na maioria das escolas encontramos esses espaços livres é na verdade recuperar o tempo em que as crianças brincavam na rua e nos quintais das casas.
Essa atividade deve ser desenvolvida em um passeio a algum parque, ou em alguma data comemorativa, como por exemplo, o Dia das Crianças.
1ª Atividade - Explorando o Espaço
O(A) professor(a) pedirá para que os alunos se desloquem pela área pré estabelecida e identifiquem o espaço. Após esse primeiro momento o(a) professor(a) apresentará a atividade de Pique Corrente.
Nessa atividade um aluno será o pegador e os demais estarão fugindo, quando o pegador encostar a mão em um dos fugitivos. Então esse aluno dará a mão ao pegador e continuarão a brincadeira, cada vez que alguém for pego passará a integrar a corrente até que todos sejam pegos.
Dica – Para dinamizar a atividade poderão ser colocados dois ou mais pegadores que formarão correntes conforme o número de pegadores. Nesse caso poderá ser introduzida uma competição para que se defina a maior corrente.
2ª Atividade – Soltando Pipa
Em diferentes regiões do país essa atividade toma diferentes denominações, tais como: pandorga, papagaio, entre outros. Para o desenvolvimento dessa atividade o(a) professor(a) levará as pipas e pedirá para que em duplas empinem as pipas.
Dica 1 – O (A) professor(a) aproveitará o espaço aberto para demonstrar aos alunos a importância de que essa atividade seja praticada em locais distantes da rede elétrica.
Dica 2 – Outra preocupação importante a ser trabalhada com os alunos é de que a linha não tenha cerol (vidro moído com cola de madeira passada na linha).
3ª Atividade – Pulando Carniça
Outra atividade muito comum até os anos de 1970 era pular carniça. Essa atividade consistia em uma série de tarefas que eram feitas enquanto se pulava um dos colegas que permanecia com o tronco flexionado com as mãos na altura dos joelhos.
Em nossa atividade apenas saltaremos sobre os colegas como poderíamos saltar sobre um “plinto” ou outro elemento que sirva como obstáculo.
Por se tratar de uma atividade ao ar livre saltaremos em sequência, assim após saltar o colega o aluno deverá se abaixar na distancia pré estabelecida pelo professor de modo que quando o primeiro for saltar deverá pular toda a turma.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/tempo-brincar-la-fora-427161.shtml
http://espacompartilhado.blogspot.com/2009/02/brincadeiras-ao-ar-livre.html
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=850
http://www.dicasecia.com/brincadeiras-para-divertir-as-criancas/
http://claudia.abril.com.br/sobrincadeiras/saibamais.shtml
Cada aluno será avaliado levando-se em conta seu desempenho e sua participação nas atividades. Mas, também a cooperação com os colegas
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!