Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Montando uma bandinha: explorando os sons e a percepção auditiva

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Aguçar sua percepção auditiva;

§          Desenvolver ritmos;

§         Descobrir novas possibilidades de sons;

§         Construir e explorar os instrumentos musicais  

Duração das atividades
7 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade Número 1: uma hora aula

Professor/a leve para a sala músicas clássicas ou outros sons de sua preferência. Algumas sugestões, sons da natureza, sons de animais, sons diversos como carro andando, buzina, dentre outros. Escolha um deles para começar seu trabalho. Se quiser, eleja uma quantidade de sons para ser trabalhada.   Coloque a música/som para as crianças ouvirem. Torne esse momento o mais tranquilo possível conduzindo-nas a se envolverem na atividade. Na segunda vez que a música for tocada, dê uma folha sulfite para que elas façam um registro de seus sentimentos e emoções provocadas pela música. Exponha os trabalhos no mural da sala.

Atividade número 2: uma hora aula

Escolha uma música fácil, de conhecimento das crianças para brincar com os ritmos e sons. Para isso, explore várias canções infantis a fim de perceber quais eles dominam melhor. Feito a escolha, coloque as crianças em roda e cante com elas a música escolhida. Ao cantar vá fazendo alguns gestos, por exemplo: comece batendo palmas no ritmo, depois os pés, estalando os dedos e assim por diante. Repita essa brincadeira várias vezes até que as crianças estejam bem ritmadas.   

Atividade número 3: duas horas aulas

 Em outro momento promova novamente o trabalho com o ritmo das crianças oferecendo pedacinhos de madeira para cantarem e ouvirem as músicas acompanhando com o som que os pauzinhos provocam ao serem batidos de leve no chão.     

Atividade número 4: três horas aulas

Convide as crianças para montar uma bandinha com material reciclável. Faça um levantamento sobre quais instrumentos elas conhecem e construa em um cartaz coletivo a lista sugerida. Depois disso, mãos a obra. Construa um instrumento por vez explorando todas as suas características, sons, formato, materiais necessários etc.   

O livro “Aprendendo e Brincando com Música” de Yogi Tshuko

traz algumas instruções para a confecção da bandinha: “A bandinha escolar é constituída de instrumentos musicais diversos, com os quais as crianças executam ritmos variados, conciliando-os com a música cantada e tocada. Com a bandinha rítmica estamos fazendo com que a criança treine o seu ouvido, desenvolvendo a sensibilidade musical e a capacidade de improvisação. O fato de produzir algo próprio proporciona à criança sentimento de auto-realização e autoconfiança em relação ao grupo.”   Assim para a criação da bandinha precisamos seguir alguns critérios: Que a criança tenha contato gradual com os instrumentos, conhecendo-lhes nomes e as características; Escolher e manusear o instrumento que mais gostou; Trocar de instrumentos com os colegas; Identificar os variados sons dos instrumentos; A maneira adequada de pegar e tocar. Dentre outros:   Os instrumentos da bandinha deverão ser feitos artesanalmente:   Sugestões de instrumentos para a bandinha e orientações de como fazer

§         Pauzinhos/Clava - dois pedaços de cabos de vassoura, o som varia de acordo com o tamanho e a espessura da madeira; Ao bater um contra o outro é que produzimos som.

§         Chocalho de tampinhas; uma pequena madeira em forma de forquilha (Y), de forma que a criança possa segurar. Pegue cinco ou seis tampinhas de garrafa de metal e amasse bem, até virarem pequenos discos. Faça um furo no centro, do tamanho suficiente para as tampinhas deslizarem através de um fio de arame; Passe o arame no furo da tampinha; prenda o fio, como um varal, nas duas extremidades superiores da forquilha. A criança segura o chocalho e movimenta-o com ritmo.

§         Cocos; Casca de coco cortada ao meio e lixada.

§         Guizos; um pedaço de cabo de vassoura. Passe os guizos no arame e prenda-os nas extremidades do cabo de vassoura.   Confeccionado os instrumentos é hora de ensaiar, brincar e cantar com os sons e ritmos.

Recursos Complementares

Visite o endereço http://www.gforum.tv/board/1092/317425/pesquisadora-cria-jogos-que-auxiliam-percepcao-auditiva.html e perceba como é importante desenvolver bem a percepção auditiva nas crianças.   

Avaliação

Professor/a observe se seu aluno está mais atento e concentrado. Sua percepção auditiva melhorou? Conseguiu desenvolver ritmos? Interage bem com os instrumentos e com o grupo? Cria novas possibilidades de sons? Esses são dados interessantes a serem observados.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.