21/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Com esta aula as crianças do Ensino Fundamental inicial poderão:
1º MOMENTO:
Esta proposta de aula poderá ter início numa roda de conversa na qual o professor fará um levantamento das ideias que as crianças têm a respeito do cinema a partir de questões como:
O professor poderá fazer, ou redirecionar, outros questionamentos dependendo da resposta que as crianças apresentarem , pois as crianças podem se referir somente ao cinema enquanto espaço físico, por exemplo. O registro deste momento poderá ser feito num cartaz e exposto num mural para que, ao longo da aula, as crianças possam recorrer às suas ideias e construam novas hipóteses.
2º MOMENTO:
A aula poderá ter continuidade com uma exposição de imagens que remetam ao surgimento do cinema. Estas imagens podem ser retiradas de livros, revistas, internet. Ao apresentar as imagens o professor solicita que as crianças leiam o que tem em cada uma das imagens e socialize sua percepção do que viu. Após cada criança falar o professor toma como ponto de partida o que as crianças falaram e tece alguns comentários que situam cada imagem no tempo a qual representa.Sugerimos algumas imagens, como:
Rolo de Filme
Fonte: http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/saiba-de-onde-vem-o-cinema-e-s.jpg
Primeiras exibições de filmes
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_SH9fhIvFsTY/SnTsA2NypNI/AAAAAAAAAKk/5NZ0wIDuFzM/s320/cinematografo.jpg
Alguns ícones da história do cinema
Fonte: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/cinema/imagens/cinema.jpg
Cinematógrafo e Operador
Fonte: http://img396.imageshack.us/img396/6740/cinematografo01webf1xa6sz.jpg
Carlitos e o menino - clássico do cinema mudo
Fonte: http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2009/04/chaplin-carlitos-biografia.jpg
Projetor e salas de projeção - dias atuais
Fonte: http://www.overmundo.com.br/uploads/overblog/img/1166565331_ju_com_projetor.jpg
Projetor e sala de projeção de um cinema - dias atuais
3º MOMENTO:
Neste momento sugerimos a projeção de um dos filmes de Charles Chaplin, como forma de apresentar às crianças como os filmes eram produzidos. Os links que enumeramos logo abaixo trazem trechos dos filmes mais famosos de Chaplin .
(Tempos Modernos) http://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ
(Tempos Modernos) http://www.youtube.com/watch?v=-u2m8sSkt4A&feature=related
(O garoto) http://www.youtube.com/watch?v=U2catIGJzbI&feature=related
(O barbeiro) http://www.youtube.com/watch?v=1ScQz1KD2sM&feature=related
Após assistir ao(s) filme (s) o professor poderá organizar uma roda de conversas na qual as crianças podem expor seu ponto de vista em relação ao que viram nos vídeos ou no filme, destacando o que perceberam de diferente dos filmes que assistem nos dias atuais.
4º MOMENTO:
Sugerimos que o professor encerre esta proposta de aula, fazendo um contraponto com o cinema na atualidade e como produção cultural da humanidade. Nesse sentido, é importante o professor destacar como o filme era produzido no início, sem a fala dos personagens, e que os movimentos foram possíveis a partir da descoberta de que várias figuras desenhadas em posições diferentes são projetadas numa sequência que dá a impressão do movimento da(s) imagem(s).
Fonte: http://images.encarta.msn.com/xrefmedia/sharemed/targets/images/pho/t052/T052291A.jpg
Sugerimos, também, que o professor fale da produção do Walt Disney destacando os aspectos revolucionários desta produção que usou o recurso da sequência de imagens para dar vida aos desenhos. Este recurso é usado até os dias atuais com uma sofisticação maior. A produção de Branca de Neve marca a entrada numa nova forma de fazer cinema animado. Se for possível assistir a este clássico, destacamos a ênfase na produção das imagens que o Walt Disney apresenta.
Em seguida, o professor poderá fazer uma exposição das ideias centrais de um texto que apresenta um pouco da especificidade da linguagem do cinema nos seus instrumentais e dos encaminhamentos da área do cinema propriamente dito.
CINEMA NA ATUALIDADE
"A indústria cinematográfica atual é um mercado exigente e promissor para diferentes áreas do saber. Não são apenas os atores e atrizes que brilham nas cenas que são apresentadas a um público local e internacional, pois a realização de um filme precisa englobar uma equipe de trabalho. Na construção e realização de um filme existem os seguintes profissionais: o “roteirista” que escreve a história e as narrativas dos personagens, ou melhor, os diálogos; o “diretor” que tem a função de coordenar, direta e indiretamente, o trabalho de todas as pessoas envolvidas com o filme, da concepção à finalização; o “diretor de fotografia”, um profissional de artes visuais com sensibilidade e competência para decidir como iluminar uma cena, que lentes serão melhores para determinados ângulos, o tipo de filme a ser rodado, entre outras atribuições; há quem seja responsável pela trilha sonora do filme, que é o “compositor musical”, ele é quem fica responsável por contribuir para o clima pretendido pelo diretor; O “produtor” é a pessoa ou grupo de pessoas que se encarrega de viabilizar a realização do filme, buscando patrocínios e parcerias, e ainda, tratando da parte burocrática que envolve toda a equipe. Há também uma equipe de técnicos/especialistas que são fundamentais junto aos profissionais já apresentados, que são: o “técnico de efeitos especiais” cuja tarefa é realizar efeitos visuais e sonoros às cenas já filmadas, inclusive utilizando inserção de efeitos posteriores por computador; o “técnico de som”, que cuida dos diferentes microfones durante as gravações, cuidando para que só haja a captação do que se julgue essencial; o “operador de câmera” que fica responsável por focar os ângulos solicitados pelo diretor; e os “editores” ou “montadores”, que trabalham numa ilha de edição, juntos com o diretor ou orientados por um mapa organizado pelo próprio diretor, onde se encontra organizados as cenas, os sons, a trilha sonora, entre outros parâmetros qualitativos e quantitativos de finalização do filme. Outros profissionais como coreógrafo s, figurinistas, e maquiadores são essenciais em determinadas produções."
Fontes: COLL, César, TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Arte. São Paulo: Ática, 2000. |
Fonte: http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/
Após este trabalho com o texto, a aula poderá ser finalizada com uma síntese coletiva do que aprenderam sobre a história do cinema e quais os aspectos que são específicos da linguagem cinematográfica. |
Sugerimos o acesso aos links dos sites e vídeos listados logo abaixo como recurso complementar na organização desta proposta de aula.
http://www.suapesquisa.com/biografias/chaplin1/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_cinema
http://www.webcine.com.br/historia.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-cinema/historia-do-cinema-1.php
VÍDEOS:
O professor poderá avaliar as crianças observando se, ao final da aula, serão capazes de relatar aspectos da história do cinema, destacando os elementos que constituem esta linguagem e reconheçam o valor do cinema como forma de expressão e comunicação da sociedade. Estes aspectos poderão ser observados a partir do interesse, participação, envolvimento e desenvolvimento das crianças nas atividades propostas durante a aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!