Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Futebol enquanto identidade nacional

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os valores sociais do futebol que se joga nas ruas comparando-os com o futebol espetáculo.

Duração das atividades
3 aulas / 150 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta proposta de aula pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar com a disciplina História e/ou Sociologia. Para um bom andamento dos trabalhos, os professores devem planejar em conjunto os conteúdos a serem trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

A partir das fotos abaixo, realizar juntos com os alunos uma tabela onde serão apresentadas características das duas imagens. Os alunos irão dizer características quanto ao local, aos envolvidos na prática desportiva, aos uniformes e patrocínios.

FOTO 1: http://www.rioturismoradical.com.br/img/futebol-maracana.jpg (acesso em 10/12/10)    

FOTO 2: http://www.cidadeesportes.com.br/v1/wp-content/uploads/2010/07/DSC07664.jpg (acesso em 10/12/10)  

Em seguida, o professor irá identificar as duas práticas como futebol profissional (foto 1) e futebol amador (foto 2). Posteriormente, aproveitando a tabela criada na atividade acima, continuar a diferenciação entre as duas práticas, focando em outros aspectos: como são feitos os campeonatos, visibilidade na mídia, escolha dos participantes das equipes e premiação. Finalizando esta discussão inicial, perguntar aos alunos qual das duas práticas permite um acesso mais fácil para a participação de praticantes que não são profissionais.

Em seguida, explicar que o futebol amador está inserido na cultura popular brasileira e muitas vezes, nas ruas das periferias ou dos bairros são organizados campeonatos com intuito de integrar a comunidade e fazer com que os próprios indivíduos sejam atuantes e transformadores de sua realidade.

Atividade 2:

Nesta etapa, os alunos irão realizar uma pesquisa de campo. A intenção desta atividade é verificar quais são os campeonatos que remetem ao futebol que são realizados em sua comunidade, rua, bairro ou cidade. Os alunos montarão um documento, que deverá ser entregue ao professor, contendo as seguintes informações:

- QUAL O NOME DO CAMPEONATO EXISTENTE EM SUA REGIÃO?

- QUANTAS VEZES ELE É REALIZADO AO ANO?

- QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DESTE CAMPEONATO?

- QUAIS SÃO AS REGRAS E AS FORMAS DE DISPUTA DESTE CAMPEONATO?

- EXISTE PREMIAÇÃO?

- QUAL É O ENVOLVIMENTO DOS OUTROS MEMBROS DA COMUNIDADE QUE NÃO PARTICIPAM DAS PARTIDAS DE FUTEBOL?

Os alunos poderão realizar a pesquisa através dos jornais, entrevistas com membros da comunidade e familiares.

Atividade 3:

De acordo com a pesquisa realizada na atividade anterior, podemos verificar algumas modificações dos campeonatos amadores de futebol em relação ao conjunto de regras. Estas regras visam inserir os seus participantes dentro da prática do futebol organizado. Neste sentido, propor aos alunos a montagem de um campeonato de futebol observando as características da própria turma. Atenção: todos os alunos deverão participar. Para tanto, modificações das regras do futebol serão aceitáveis e pertinentes. A escolha dos times, forma de competição e premiação deverão ser combinados pelos alunos.

Esta atividade poderá tomar um número razoável de aulas e poderá contar com a participação de outros membros da escola, para realização da arbitragem, divulgação e etc.

Recursos Complementares

Artigo sobre o tema da aula: http://www.efdeportes.com/efd56/futebol.htm (acesso em 10/12/10).

Avaliação

Em uma folha de papel, redigir sobre o tema:

VALORES COMO COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE SÃO PERTINENTES AOS CAMPEONATOS AMADORES DE FUTEBOL. VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO? JUSTIFIQUE COMPARANDO COM O FUTEBOL PROFISSIONAL.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.