Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Futebol enquanto ferramenta empresarial de lucro

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a transformação da prática sem fins lucrativos do futebol ao esporte rentável no decorrer da história brasileira.

Duração das atividades
1 aula / 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta proposta de aula pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar com a disciplina História e/ou Sociologia. Para um bom andamento dos trabalhos, os professores devem planejar em conjunto os conteúdos a serem trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Pedir aos alunos que observem a foto abaixo:

http://www.abril.com.br/imagem/time-barcelona-campeao-laurence-griffiths-getty-images-1g.jpg (acesso em 10/12/10)  

Em seguida, comentar:

Este é o time do Barcelona, clube espanhol, que recentemente ganhou o título da Liga dos Campeões, torneio mais importante para um clube europeu. Especula-se que estes jogadores valham mais de 500 milhões de euros e o clube arrecada quase o mesmo valor por temporada com a venda de camisas, jogadores, direito de imagem, mensalidades de sócios e ingressos.

Perguntar aos alunos se eles sabem o quanto uma equipe de futebol profissional da elite brasileira arrecada em uma temporada (um ano) e pedir que eles pesquisem, através do link abaixo, 3 (três) equipes de livre escolha, para expor posteriormente ao grupo (este trabalho pode ser pedido antecipadamente para esta aula).

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI8217-15260,00-CONSULTORIA+DIVULGA+LISTA+DOS+CLUBES+MAIS+RICOS+DO+BRASIL.html (acesso em 10/12/10)  

Finalizar a primeira parte desta aula, apresentando uma questão-problema que deverá ser norteadora para todo o trabalho: “O futebol de alto rendimento apresenta arrecadações e cifras que ultrapassam os milhões de reais. Mas será que sempre foi assim?”

Atividade 2:

Propor uma atividade de pesquisa pela internet onde os alunos, organizados em duplas, responderão ao questionário abaixo.

- Onde e quando o futebol se tornou profissional? Qual era o contexto do país em que se deu essa regulamentação?

- Quando o futebol “apareceu” no Brasil e qual era o contexto político-histórico do país nessa época?

- Qual era o público praticante do futebol na sua origem?

- Qual o papel da FIFA para que o futebol atingisse caráter de espetáculo?

- Quais são as medidas recentes da FIFA para que o futebol se torne ainda mais global?

- Quando a televisão transmitiu o seu primeiro jogo?

- Em que período iniciou-se a cobrança de entradas para o jogo de futebol no Brasil?

- Com a modernização do futebol, o que aconteceu com os clubes em relação às suas finanças?

LINKS PARA PESQUISA:

http://www.osabetudo.com/sociologia-do-esporte-e-o-futebol-no-brasil/ (acesso em 10/12/10)  

http://blogdopaulonunes.com/v2/2009/01/industria-do-futebol-espetaculo-negocio/ (acesso em 10/12/10)  

http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-futebol.htm (acesso em 10/12/10)  

http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais9/artigos/mesa_debates/art15.pdf (acesso em 10/12/10)  

http://www.efdeportes.com/efd104/futebol-e-politica-externa-brasileira.htm (acesso em 10/12/10)  

http://metacritica.ulusofona.pt/Futebol%20e%20politica.pdf (acesso em 10/12/10)  

Atividade 3:

Neste momento, os alunos realizarão uma pesquisa de campo para detectarem elementos da mercadorização do futebol no seu cotidiano.

Cada aluno será responsável por identificar na sua comunidade produtos que remetam ao futebol. Seja em propagandas, comercial de TV ou até mesmo na prática do seu futebol. Peça que eles identifiquem as marcas que são mostradas e o que a empresa fabrica. Um relatório será montado e entregue ao professor na aula seguinte com esses pontos.

Recursos Complementares

Reportagem sobre o tema da aula: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-crise-do-futebol-empresa (acesso em 10/12/10).

Avaliação

Redigir um texto sobre a seguinte temática:

O FUTEBOL APRESENTA DINÂMICAS DE VENCER O JOGO “A QUALQUER CUSTO”. A QUAL TIPO DE FUTEBOL ESTA FRASE SE REFERE E QUAL É O EFEITO DESTA PRÁTICA NO NOSSO DIA-A-DIA?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.