12/01/2011
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Identificar os fatores que levam os jogadores de futebol brasileiro a jogarem em clubes estrangeiros.
Esta proposta de aula pode ser desenvolvida de forma interdisciplinar com a disciplina História e/ou Sociologia. Para um bom andamento dos trabalhos, os professores devem planejar em conjunto os conteúdos a serem trabalhados.
Atividade 1:
Pedir aos alunos que observem as imagens abaixo:
http://1.bp.blogspot.com/_twxNno1QnRc/SgiOKWGt5jI/AAAAAAAAAg0/vUPA_xAld9Y/s400/Fotos+do+Ronaldo.jpg (acesso em 10/12/10)
http://www.sabetudo.net/wp-content/uploads/2010/05/Kaka%E2%80%93Real-Madri-2.jpg (acesso em 10/12/10)
http://videosronaldinhogaucho.com/wp-content/uploads/2010/06/Ronaldinho-AC-Milan-Part-2.jpg (acesso em 10/12/10)
http://www.corazonblanco.com/media/galeria/44/9/2/7/7/o_real_madrid_r_de_souza_robinho-717729.jpg (acesso em 10/12/10)
Em seguida, perguntar aos alunos:
“Nestas fotos estão exibidos os craques do futebol brasileiro vestindo uniformes de clubes europeus. Muitos jogadores saem do Brasil para jogar no exterior. Vocês sabem qual é a razão disso?"
Pedir aos alunos (organizados em duplas) que pesquisem na internet os valores dos salários dos jogadores que atuam no Brasil e no exterior.
LINKS PARA PESQUISA:
http://www.universidadedofutebol.com.br/2010/02/2,12953,OS+50+MAIORES+SALARIOS+DE+JOGADORES+DE+FUTEBOL+20092010.aspx (acesso em 10/12/10)
http://businessfut.blogspot.com/2010/01/os-salarios-dos-jogadores-brasileiros.html (acesso em 10/12/10)
Em seguida, solicitar aos alunos que observem as duas frases abaixo, retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaka (acesso em 10/12/10):
“O acerto da transferência de Kaká para o clube de Milão foi fechado por € 8,5 milhões. Devido ao que vinha tendo no São Paulo, este valor foi considerado muito baixo pelos torcedores do tricolor e jornalistas esportivos, além de ter sido ridicularizado pelo presidente do Milan, Silvio Berlusconi, que, com seu característico bom-humor, batizou a contratação de Kaká como preço de banana”
“Especulações na imprensa que davam como certa sua transferência para o Real Madrid vieram na semana que se seguiu, o que foi confirmado no dia 8 de junho de 2009, em valores estimados em € 65 milhões por um contrato de seis anos com o clube madrilenho” Nestas duas frases são apresentados os valores de revenda do jogador Kaká, que saiu do São Paulo Futebol Clube e depois, no Milan, transferiu-se para o Real Madrid."
Perguntar aos alunos qual foi o lucro obtido pelo clube de Milão com a compra e venda do jogador Kaká.
Atividade 2:
Perguntar ao grupo o que significa o termo “Mais Valia”. Pedir que pesquisem, divididos em duplas em computadores com acesso à internet, não só este termo, mas outros para entendermos o cenário brasileiro de futebol.
- O QUE É MAIS VALIA, CAPITALISMO, VALOR AGREGADO E LUCRO?
LINKS PARA PESQUISA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucro (acesso em 10/12/10)
http://www.suapesquisa.com/capitalismo/ (acesso em 10/12/10)
http://www.carlosescossia.com/2009/08/o-que-e-valor-agregado.html (acesso em 10/12/10)
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/maisvalia.htm (acesso em 10/12/10)
Diante desta pesquisa, pedir que eles leiam o texto abaixo em grupos com 4 pessoas.
“O jogador é um trabalhador como outro qualquer e, como tal, vende sua força de trabalho em troca de salário. O clube, como um ótimo capitalista, vê nesta mercadoria a oportunidade de obter lucro com a possível venda para outra equipe. Assim, está armada a cena para mais uma “espiada”, a venda de jogadores, (mercadoria) que atuam no Brasil, para clubes internacionais. O jogador, tratado como mercadoria por seu clube, vê, nesta transferência, a oportunidade de “mudar sua vida”, ganhar um ótimo salário e visibilidade mundial. O preço destes jogadores-mercadorias brasileiros é baixo em relação aos do mercado europeu, por uma série de fatores. Um deles é, sem dúvida, a péssima administração que cerca o esporte. O outro é a dificuldade financeira atravessada pelos clubes brasileiros. A crise econômica, que assolou o Brasil, causa impacto, também, nas possibilidades econômicas dos clubes. Estes não têm muitas escolhas, a não ser vender seu jogador a preços estipulados pelos clubes interessados. Outro provável motivo, que pode ser atribuído ao barateamento dos jogadores transferidos ao mercado internacional, diz respeito ao valor agregado à suposta profissionalização internacional.”
Texto retirado de: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_diretrizes/livro/ed_fisica/livro_edfisica.pdf (pág. 28 - acesso em 10/12/10)
Ao final da leitura, pedir que cada grupo elabore, um texto argumentativo sobre a seguinte temática:
O BRASIL É CONSIDERADO UMA FÁBRICA DE CRAQUES OU UMA GRANDE FORNECEDORA DE MÃO DE OBRA BARATA?
Atividade 3:
Organizar, junto aos alunos, equipes de futebol com 8 pessoas, onde:
5 serão jogadores;
1 será o presidente (a função do presidente é resolver a compra e venda de um jogador dependendo do dinheiro que tiver em caixa);
1 será olheiro (sua função é observar outros jogadores);
1 será o técnico (a função do técnico é dirigir o time nas partidas).
O objetivo com esta atividade é que possamos vivenciar como são processadas as vendas e trocas de jogadores, no mercado da bola profissional. Para tanto, o professor deverá instituir uma moeda corrente para a transação. Após um sorteio, cada equipe receberá quantias diferenciadas de dinheiro (as notas podem ser confeccionadas com papel mesmo): uma equipe será a mais rica, enquanto haverá uma equipe com menos dinheiro, e outras intermediárias. O processo de escolha das equipes será por sorteio, já o preço de cada jogador e jogadora será estipulado por convenção de toda a turma.
A cada aula, partidas, ou campeonatos poderão ser realizados com as equipes. Os jogos poderão ter prêmios (em dinheiro fictício).
Atenção: esta atividade trará para a aula algumas discussões importantes, principalmente quando começar a compra dos jogadores, já que poderão ocorrer exclusões. É importante que discutamos se isso deve ocorrer em sua aula de Educação Física, assim como ocorre no mundo profissional. Sugestão: a venda ou troca de jogadores pode ocorrer ao final de cada aula, ou como a turma achar conveniente.
Texto sobre o tema: http://www.opopssa.info/ger_n5_fba.html (acesso em 10/12/10)
Em uma folha de papel, redigir o seguinte tema:
Quais os fatores que levam os jogadores de futebol brasileiro a trabalharem na Europa, Estados Unidos ou Oriente Médio?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/11/2011
Cinco estrelasExcelente contextualização. Parabéns.