Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A linguagem do cinema

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o espaço e recursos do cinema;
  • assistir filmes;
  • apreender os comportamentos necessários para ser espectador no cinema;
  • produzir um filme/DVD.
Duração das atividades
4 momentos com duração aproximada de 50 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não se faz necessário conhecimento prévio das crianças.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula poderá ter início com a proposta de conhecer o espaço do cinema enquanto espaço de lazer e cultura com características próprias - sala de projeção e sala de exibição.

Sala de Projeção

Fonte: http://www.overmundo.com.br/uploads/overblog/img/1166565331_ju_com_projetor.jpg

 

Sala de Exibição de um cinema de um shopping da cidade

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2c/Interno_di_un_sala_da_cinema.JPG

 

Solicitar que as crianças registrem a aula passeio, escrevendo uma lista do que encontramos num cinema: poltronas, telão, projetor, rolo de filme, climatização, iluminação, serviço de som, entre outros aspectos.

2º MOMENTO: 0

Após visitar o espaço do cinema, o professor poderá organizar uma sessão de filme, na qual as crianças poderão enumerar alguns filmes e eleger um para ser exibido e apreciado por todo o grupo.

Sugerimos que o professor poderá criar todo o clima de cinema - luzes apagadas, pipoca, ingresso para entrar na sessão e cadeiras organizadas.

Diversos filmes infantis

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_4MjmAo3T_3Q/SpWYHSqhbjI/AAAAAAAABgY/ULEjxdnrYfE/s320/Melhores%2Bfilmes%2Binfantis.jpg

 

3º MOMENTO:

Neste momento o professor iniciará a produção de um filme com o grupo, abordando temas como: os pontos turísticos da cidade, preservação da natureza, cuidados com o lixo ou destacando algum tema que o grupo esteja estudando e já tenha bastante material (imagens e informações). Para construir o filme sugerimos a utilização do MOVIE MAKER. Caso o professor necessite de apoio para utilizar o programa observe as orientações de uso, nos links: http://www.slideshare.net/soniabertocchi/orientaes-para-o-videoclipe

http://miriamsalles.info/wp/?p=421

O primeiro momento da produção constitui-se na seleção das imagens que usarão no filme/vídeo. Em seguida, escolherão uma música para animar a produção. A terceira fase é constituída pela seleção dos textos que serão digitados para intercalar o vídeo junto com as imagens. De posse de todo o material, o professor levará as crianças para a sala de multimídia/informática para que comecem a executar o projeto de concepção do vídeo, na qual se define a ordem das imagens e dos textos e vai anexando ao projeto de vídeo. Depois que adicionar as imagens e os textos, acrescenta a música e pede para visualizar o projeto. Feito isto, salva o projeto e o vídeo está pronto para ser exibido.

4º MOMENTO:

A aula poderá ser finalizada com a projeção do FILME/VÍDEO para toda a comunidade escolar (crianças de outras turmas/salas, professores, funcionários, pais) e o registro das impressões das crianças usando a linguagem oral, escrita e o desenho como forma de expressar suas aprendizagens.

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças poderão ser avaliadas a partir da observação da participação, interesse, envolvimento e desenvolvimento nas atividades propostas com ênfase no reconhecimento dos elementos que constituem o espaço cultural 'cinema' (projetor, poltronas, som, iluminação, sala de projeção, sala de exibição), bem como quais os comportamentos necessários àqueles que frequentam um cinema (silêncio, respeito com o outro e com o patrimônio - privado ou público). O professor poderá observar os mesmos aspectos no momento da produção do vídeo/DVD com as crianças.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.