Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Desafio – Construindo um Circuito de Atividades de Destreza

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar movimentações diversas, combinando-as com diferentes exercícios.

Desenvolver diferentes valências físicas.

Trabalhar o apoio aos colegas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos anteriores.

Estratégias e recursos da aula

A montagem de um circuito de destreza pode ser feita diretamente ou por etapas em nossa aula optamos por ir da parte para o todo. Assim ao desenvolvermos as primeiras atividades estabeleceremos os princípios sob o qual montaremos o circuito final.

Todas as atividades desenvolvidas serão feitas dentro de um tempo pré definido de 1 minuto sendo 30 segundos o tempo destinado a troca de estações.

1ª Atividade – Por Cima Por e Baixo Por Cima

Nessa atividade utilizaremos barreiras ou obstáculos de diferentes alturas saltaremos sobre as alturas mais baixas e passaremos por baixo das barreiras mais altas.

Todas as barreiras serão colocadas sobre colchões de ginástica para evitarmos qualquer dano aos alunos.

2ª Atividade – Passando por Arcos 

Ao sinal de início o aluno saltará no primeiro arco passará o arco por seu corpo deixará o arco, saltará com os dois pés juntos no interior do segundo arco e executará o mesmo movimento feito com o primeiro arco, e assim sucessivamente até chegar ao último arco.

Dica – Os arcos estarão dispostos em linha reta, terão diferentes diâmetros e serão no mínimo 6 e no máximo 8.   

3ª Atividade – Corridas com Direções Variadas 

O (A) professor(a) delimitará com cones rígidos duas linhas paralelas , sendo que cada cone estará disposto na diagonal do outro. Ao sinal do professor o primeiro aluno correrá até o primeiro cone e se deslocará lateralmente até o segundo, e assim sucessivamente até alcançar o último cone.

4ª Atividade – Atividade de Equilíbrio 

O(A) professor(a) estabelecerá um percurso a ser cumprido em equilíbrio de modo a que quando soar o sinal os alunos executem o movimento previsto.

Dica – Peça aos alunos que executem o movimento com muita atenção a fim  de evitar qualquer acidente.   

5ª Atividade – O Circuito

Agora chegou a hora de combinar os exercícios que foram feitos de forma individual. Vamos executá-los de uma só vez e o(a) professor(a) verificará o tempo de execução de cada um e também o tempo de execução geral da turma.

Na segunda passagem cada aluno terá como desafio reduzir o seu tempo de execução para contribuir com a redução do tempo total de execução da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado de acordo com o tempo de execução de cada passagem sendo observada a melhoria de seu tempo entre a primeira e a segunda passagem.

A turma será avaliada pela capacidade de redução do tempo total de execução das duas passagens.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alice, SEMED , Mato Grosso do Sul - disse:
    alice.paccola@gmail.com

    06/09/2011

    Cinco estrelas

    Gosto das aulas do professor Moacyr pois são aulas simples e práticas que consigo executar com meus alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.