28/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Identificar as características da arte barroca.
Conhecer a história de vida e as obras de Aleijadinho.
Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Aleijadinho.
Organizar um portfólio de imagens.
Usar a imaginação para criar uma obra de arte
Leitura de imagens.
obras barrocas.
Professor converse com sua turma e procure saber o que eles sabem sobre a arte barroca e o artista Aleijadinho, questões:
Fonte:
Professor leve para sala gravuras, filmes ou DVD com imagens das diferentes obras do Aleijadinho encaminhe o grupo para apreciar. À medida que as imagens forem passando, converse sobre as características do barroco, sobre a obra, ano que foi construída, tipo de material utilizado. Depois solicitar do grupo o desenho de uma das obras do ALEIJADINHO (organizar uma exposição com os trabalhos das crianças).
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=T1qR3z0dSyA
http://www.youtube.com/watch?v=3cRYW_eyVjA
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática ou em algum espaço da escola que tenha um computador. As crianças devem fazer uma pesquisa sobre as obras de Aleijadinho; os alunos lerão os textos disponíveis nos sites para enriquecer e ampliar seus conhecimentos acerca da produção artistica de Aleijadinho. Sites para pesquisar:
http://www.tg3.com.br/aleijadinho/vida_aleijadinho.htm
http://www.historiadaarte.com.br/aleijadinho.html
Após a pesquisa on line proponha a releitura de uma das obras do auror. As crianças poderão usar tinta guache ou lápis de cor. Organize uma amostra das pinturas dos alunos(as).
Professor solicite das crianças uma pesquisarem, em casa, gravuras (imagens) das obras do Aleijadinho por exemplo:esculturas, fachadas de prédios, igrejas, etc. Depois organize um portifólio com as crianças.
1-Selecione as gravuras com a turma.
2-Cada criança deverá colar suas gravuras em folha padronizada pelo professor.
3- Escrever abaixo da gravura o título da obra, ano, musel onde se encontra, material com que foi construída.
4- Escrita de um comentário sobre a obra.
Quando todos terminarem de organizar o portifólio faça uma exposição.
Ao final da aula o(a) professor(a) deverá registra se as crianças conseguiram:
Identificar as características da arte barroca.
Apreciar os elementos que constitui as obras de Aleijadinho.
Organizar um portfólio de imagens.
Usar a imaginação para criar uma obra de arte.
Uma estrela 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/05/2013
Uma estrelaeu prescisava da releitura das obras de aleijadinho