14/02/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Conhecer a vida e as obras de Rembrandt.
Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Rembrandt.
Realizar leitura de imagens.
Criar uma tela inspirada nas obras do artista trabalhado.
as obras de Rembrandt.
leitura de imagens.
1 - ATIVIDADE - APRECIANDO REMBRANDT
Promova uma conversa com a turma sobre Rembrandt, fale sobre a vida desse pintor, o estilo e as características de sua pintura. Em seguida, organize uma pesquisa em sites para que os alunos possam apreciar as obras de Rembrandt. Leve os alunos ao laboratório de informática, no primeiro momento deixe as crianças apreciarem livremente as obras, em seguida oriente-as a observarem na obra: estilo do vestuário dos personagens; cores utilizadas pelo artista (tons claros ou escuros, cores quentes ou frias); tipo de cena retratada; cor predominante na base da tela; se percebem a luz e sombra nas obras.
SUGESTÃO DE SITES
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u335.jhtm
http://mestres.folha.com.br/pintores/17/obras.html
Ronda Noturna - Rembrandt
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Ronda_Nocturna
2-ATIVIDADE - RELEITURA DE OBRAS DE REMBRANDT
Professor converse com as crianças explicando a atividade dos quadros vivos que os alunos irão realizar de algumas obras de Rembrandt. Divida a turma em grupos, cada grupo deverá selecionar uma obra para representar. Eles irão pensar no figurino; combinar o que cada criança irá representará na cena; em seguida, irão escolher o local da escola para expor os quadros vivos. Depois, oriente os grupos na confecção de um cartaz convidando a escola para apreciar os quadros vivos, no cartaz deve constar: data, hora, locais da exposição, nome do pintor, e das obras. Deixe as obras afixadas em diferentes espaços da escola, mais especificamente, no local em as crianças apresentarem os quadros vivos.
3- ATIVIDADE-
Professor converse com a turma sobre a pintura em tela que irão fazer. Retome com as crianças as características das obras barrocas. Em seguida oriente a releitura, providencie os materiais que irão usar na pintura. Combine com o grupo o tamanho de tela, pincéis de varias espessuras, tipo de tintas que utilizarão. Selecione com eles uma obra para fazer a releitura, depois organize a turma para apreciar a obra que irão pintar, em seguida encaminhe-os para realizarem a atividade. Exponha as pinturas no pátio da escola para que outras crianças possam apreciar o trabalho da turma.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rembrandt
http://www.suapesquisa.com/biografias/rembrandt.htm
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/rembrandt/
Livro
Vida e obra de Rembrandt. Douglas Mannering. Ediouro Publicações S.A.
Observar a participação dos alunos na aula. Registrar os conhecimentos adquiridos considerando se a criança:
Conhece a vida e as obras de Rembrandt.
Conhece e apreciar os elementos que constitui as obras de Rembrandt.
Realiza leitura de imagens.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!