14/01/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Com esta aula as crianças deverão:
1º MOMENTO:
O professor poderá iniciar a aula propondo "jogo de boliche". O Jogo de boliche consiste num material constituído por pinos de plástico/garrafas de refrigerante e uma bola pequena para arremesso. A bola poderá ser de vários materiais (plástico, couro, meias). O jogo começa quando um jogador arremessa a bola e derruba os pinos. Segue até que todos tenham participado.Ganha a partida aquele que conseguir derrubar o maior número de pinos.
Passado uma rodada completa, na qual todas as crianças tenham jogado a bola uma vez nos pinos, o professor registra a pontuação de cada criança. Em seguida, o professor entrega uma atividade para as crianças registrarem sua pontuação na segunda rodada. Veja o modelo:
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
2º MOMENTO:
Depois que as crianças registrarem os dados da 2ª rodada, sugerimos que o professor organize este momento propondo alguns questionamentos para que as crianças possam pensar sobre o que têm registrado. Então, o professor poderá fazer questionamentos como:
3º MOMENTO:
O professor poderá dar continuidade a aula, propondo que as crianças se reúnam em pequenos grupos e organizem situações problemas envolvendo as idéias de adição e subtração.
Crianças pensando situações problemas
Fonte:Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Após cada grupo discutir, pensar, organizar e registrar uma situação problema o professor propõee uma roda de conversa em que cada grupo vai socializar a sua produção.
4º MOMENTO:
Como forma de encerramento esta proposta de aula, sugerimos que o professor organize as situações problemas criadas pelos grupos em algumas atividades para que as crianças continuem usando estratégias de resolução de situações problemas, como a que apresentamos logo abaixo:
Fonte:Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Sugerimos consultar o livro abaixo:
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Coleção matemática de 0 a 6 anos: Resolução de Problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000. (vol. 2)
E, ainda, o acesso aos sites abaixo para que esta proposta de aula ganhe mais significado.
http://www.somatematica.com.br/matkids.php
http://www.exercicios-de-matematica.com/matematica-1-serie.htm
http://www.exercicios-de-matematica.com/problemas/problemas-1-serie.htm
O professor poderá avaliar as crianças observando seu interesse, participação e desenvolvimento nas atividades propostas, destacando os aspectos necessários à resolução dos problemas - cálculo mental, adicionar/juntar e subtrair/tirar e criação novas situações problemas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/08/2015
Cinco estrelasParabéns! Muito criativo e me ajudou bastante.
29/08/2013
Quatro estrelasÉ muito bom podermos compartilhar as atividades realizadas com sucesso em outras escolas, e assim avaliar o nosso método e adequá-los.