Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando situações problemas

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças deverão:

  • Conhecer diferentes estratégias de resolução de situações problemas;
  • criar situações problemas;
  • registrar soluções com escrita e desenho.
Duração das atividades
3 momentos com duração aproximada de 50 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que o grupo de crianças consiga operar mentalmente para estruturar a resolução dos problemas e pensar a criação de outros.Destacamos, também, a necessidade de compreender as idéias de adição e subtração.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor poderá iniciar a aula propondo "jogo de boliche". O Jogo de boliche consiste num material constituído por pinos de plástico/garrafas de refrigerante e uma bola pequena para arremesso. A bola poderá ser de vários materiais (plástico, couro, meias). O jogo começa quando um jogador arremessa a bola e derruba os pinos. Segue até que todos tenham participado.Ganha a partida aquele que conseguir derrubar o maior número de pinos.

Passado uma rodada completa, na qual todas as crianças tenham jogado a bola uma vez nos pinos, o professor registra a pontuação de cada criança. Em seguida, o professor entrega uma atividade para as crianças registrarem sua pontuação na segunda rodada. Veja o modelo:

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

2º MOMENTO:

Depois que as crianças registrarem os dados da 2ª rodada, sugerimos que o professor organize este momento propondo alguns questionamentos para que as crianças possam pensar sobre o que têm registrado. Então, o professor poderá fazer questionamentos como:

  • qual a criança que fez menos pontos na 1ª rodada?
  • quantos pontos Gabriela Carvalho fez na 2ª rodada?
  • quantas crianças derrubaram 3 pontos na 1ª rodada?
  • qual a criança que fez mais pontos nas duas rodadas?

3º MOMENTO:

O professor poderá dar continuidade a aula, propondo que as crianças se reúnam em pequenos grupos e organizem situações problemas envolvendo as idéias de adição e subtração.

Crianças pensando situações problemas

Fonte:Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Após cada grupo discutir, pensar, organizar e registrar uma situação problema o professor propõee uma roda de conversa em que cada grupo vai socializar a sua produção.

4º MOMENTO:

Como forma de encerramento  esta proposta de aula, sugerimos que o professor organize as situações problemas criadas pelos grupos em algumas atividades para que as crianças continuem usando estratégias de resolução de situações problemas, como a que apresentamos logo abaixo:

Fonte:Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Recursos Complementares

Sugerimos consultar o livro abaixo:

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Coleção matemática de 0 a 6 anos: Resolução de Problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000. (vol. 2)

E, ainda, o acesso aos sites abaixo para que esta proposta de aula ganhe mais significado.

http://www.somatematica.com.br/matkids.php  

http://www.exercicios-de-matematica.com/matematica-1-serie.htm  

http://www.exercicios-de-matematica.com/problemas/problemas-1-serie.htm  

http://criancas.uol.com.br/atividades/ult6124u33.jhtm 

Avaliação

O professor poderá avaliar as crianças observando seu interesse, participação e desenvolvimento nas atividades propostas, destacando os aspectos necessários à resolução dos problemas - cálculo mental, adicionar/juntar e subtrair/tirar e criação novas situações problemas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marisa Rodrigues da Costa, Escola Municipal Manoel Medina Martins , Paraná - disse:
    marisarodcosta@hotmail.com

    21/08/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns! Muito criativo e me ajudou bastante.


  • Eliane, Escola Joao Barbosa de Lucena , Pernambuco - disse:
    filhogmes@hotmail.com

    29/08/2013

    Quatro estrelas

    É muito bom podermos compartilhar as atividades realizadas com sucesso em outras escolas, e assim avaliar o nosso método e adequá-los.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.