14/02/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Vivenciar diferentes jogos de auxílio a escrita e ao raciocínio matemático nas atividades de educação física escolar
Participar de diferentes jogos em grupo.
Exercitar atividades de percepção e coordenação motora fina.
Não serão necessários conhecimentos anteriores.
Professor(a), nessa aula vamos trabalhar atividades que poderão ser desenvolvidas na própria sala de aula. Tais atividades buscam integrar conteúdos de outras disciplinas como, por exemplo: - matemática e língua portuguesa.
1ª ATIVIDADE – Formando Palavras
O(A) professor(a) dividirá a turma em grupos e distribuirá a cada grupo cartões com vogais e consoantes e solicitará que formem o maior número de palavras possíveis com aquelas letras.
Após formar a palavra com as letras definidas nos cartões o grupo deverá anotar em uma folha qual a palavra formada. Ao final do tempo estabelecido pelo(a) professor(a) os grupos apresentarão para toda turma quais palavras formou.
Para cada palavra formada que coincida com algum dos outros grupos será marcado 1 ponto, caso a palavra seja única serão marcados 2 pontos. Ganhará a equipe que marcar mais pontos.
Dica – O(A) professor(a) poderá solicitar que as palavras comecem com uma vogal ou consoante, ou mesmo determinada letra, ampliando ou restringindo as possibilidades dos alunos desenvolverem essa tarefa.
FORMANDO PALAVRAS (1)
Fonte: http://lh3.ggpht.com/_4PIwgV5LZJ4/SA97lvOBTbI/AAAAAAAAD-g/GcdUaXvgwqY/DSC00327.JPG
FORMANDO PALAVRAS (2)
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_l9MxdP-eeRU/SrzZQcxNvCI/AAAAAAAAAGI/AIeJJCxELhE/s320/DSCF4174.JPG
2ª ATIVIDADE – Dominó
O(A) professor(a) dividirá a turma em grupos de quatro alunos e oferecerá a cada grupo um Jogo de Dominó. A partir daí será indicado o número máximo de partidas a serem disputados. Porém, esse jogo de Dominó será diferente do jogo clássico que conhecemos.
Na verdade, o jogo será disputado com as peças do jogo de Domínó, porém, será dado um tempo para cada grupo e, ao sinal do professor os alunos deverão procurar no jogo uma peça indicada por ele, por exemplo, a peça com o número "4". Após os alunos encontrarem uma peça o professor fará o pedido:
"Pessoal, os grupos que conseguiram identificar a peça com o número "4" deverão somar com o número "2" e achar a peça que dá o resultado".
PEÇAS DO JOGO DE DOMINÓ
DICA - Professor, no momento que realizar os pedidos faça-os utilizando as operações matemáticas básicas: soma, subtração, multiplicação e divisão., porém, atenção com o número máximo que as peças do jogo oferecem.
DICA - Professor, seria uma boa idéia convidar os professores de matemática e português a planejarem e a participarem desta aula com seus alunos.
3ª ATIVIDADE – Identificando os Colegas
O(A) professor(a) escolherá um aluno que terá seus olhos vendados e, a seguir outro aluno será indicado e se aproximará do colega que está com os olhos vendados que, tocando-o procurará identificar seu nome. Caso o aluno que está com os olhos vendados identifique o colega, esse terá seus olhos vendados e tentará identificar outro colega.
DICA - O aluno(a) que estiver identificando o colega terá que falar a 1ª letra do nome deste colega antes de falar o seu nome.
FINALIZANDO A AULA
Caro Professor, neste momento debata com os alunos e, indague-os sobre a forma de assimilar outros conhecimentos durante a aula de educação física. Pergunte-lhes sobre o que acharam mais difícil: formar palavras ou fazer contas?
http://jogosebrincadeirasnasaladeaula.blogspot.com/
http://www.profala.com/arteducesp140.htm
http://wata-eh-legal.blogspot.com/2009/07/trabalho-com-projetos-em-sala-de-aula.html
http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/0018031?idioma=portugues
http://www.extensio.ufsc.br/20071/ALFABETIZACAO_JOGOS_PEDAGOGICOS.pdf
http://www.infoeducativa.com.br/index.asp?page=artigo&id=122
Nessa aula será avaliado o envolvimento do aluno nas atividades e, seu desempenho nas diferentes atividades, em especial, na formação das palavras e no raciocínio das operações matemáticas.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/03/2013
Uma estrelaA aula é bem pensada, porém nós como profissionais de EF que somos, devemos valorizar um pouco mais a corporeidade de nossa área, as aulas de EF devem priorizar a formação e desenvolvimento de cidadãos participativos e críticos através das diversas expressões corporais. A EF como disciplina escolar tem sua características próprias e que devem ser utilizadas e exploradas, vejo um erro grande utilizar as aula de EF como complemento de outras disciplinas ou se basear em outras disciplinas...
18/03/2013
Quatro estrelasuma aula muito criativa, em que o educando estará aprendo e se divertindo ao mesmo tempo. muito bom!
05/04/2011
Cinco estrelasProfessor sua aula é muito rica, valorizo muito o lúdico aplicado a metodologia do ensino. Gostaria de saber se nessa aula também é possivel trabalhar o valor posicional do numero, par e impar usando o computador?