Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando de escrever e de contar na aula de educação física

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar diferentes jogos de auxílio a escrita e ao raciocínio matemático nas atividades de educação física escolar

Participar de diferentes jogos em grupo.

Exercitar atividades de percepção e coordenação motora fina.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos anteriores.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), nessa aula vamos trabalhar atividades que poderão ser desenvolvidas na própria sala de aula. Tais atividades buscam integrar conteúdos de outras disciplinas como, por exemplo: - matemática e língua portuguesa.   

 

1ª ATIVIDADE – Formando Palavras

O(A) professor(a) dividirá a turma em grupos e distribuirá a cada grupo cartões com vogais e consoantes e solicitará que formem o maior número de palavras possíveis com aquelas letras.

Após formar a palavra com as letras definidas nos cartões o grupo deverá anotar em uma folha qual a palavra formada. Ao final do tempo estabelecido pelo(a) professor(a) os grupos apresentarão para toda turma quais palavras formou.

Para cada palavra formada que coincida com algum dos outros grupos será marcado 1 ponto, caso a palavra seja única serão marcados 2 pontos. Ganhará a equipe que marcar mais pontos.

Dica – O(A) professor(a) poderá solicitar que as palavras comecem com uma vogal ou consoante, ou mesmo determinada letra, ampliando ou restringindo as possibilidades dos alunos desenvolverem essa tarefa.

 

FORMANDO PALAVRAS (1)

Formando palavras

Fonte: http://lh3.ggpht.com/_4PIwgV5LZJ4/SA97lvOBTbI/AAAAAAAAD-g/GcdUaXvgwqY/DSC00327.JPG

 

FORMANDO PALAVRAS (2)

Formando palavras 2

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_l9MxdP-eeRU/SrzZQcxNvCI/AAAAAAAAAGI/AIeJJCxELhE/s320/DSCF4174.JPG

 

2ª ATIVIDADE – Dominó

O(A) professor(a) dividirá a turma em grupos de quatro alunos e oferecerá a cada grupo um Jogo de Dominó. A partir daí será indicado o número máximo de partidas a serem disputados. Porém, esse jogo de Dominó será diferente do jogo clássico que conhecemos.

Na verdade, o jogo será disputado com as peças do jogo de Domínó, porém, será dado um tempo para cada grupo e, ao sinal do professor os alunos deverão procurar no jogo uma peça indicada por ele, por exemplo, a peça com o número "4". Após os alunos encontrarem uma peça o professor fará o pedido:

"Pessoal, os grupos que conseguiram identificar a peça com o número "4" deverão somar com o número "2" e achar a peça que dá o resultado".

 

PEÇAS DO JOGO DE DOMINÓ

Peças do dominó 

Fonte: http://download.ultradownloads.uol.com.br/wallpaper/68019_Papel-de-Parede-Pecas-de-domino_1152x864.jpg

 

DICA - Professor, no momento que realizar os pedidos faça-os utilizando as operações matemáticas básicas: soma, subtração, multiplicação e divisão., porém, atenção com o número máximo que as peças do jogo oferecem.

DICA - Professor, seria uma boa idéia convidar os professores de matemática e português a planejarem e a participarem desta aula com seus alunos.

 

3ª ATIVIDADE – Identificando os Colegas

O(A) professor(a) escolherá um aluno que terá seus olhos vendados e, a seguir outro aluno será indicado e se aproximará do colega que está com os olhos vendados que, tocando-o procurará identificar seu nome. Caso o aluno que está com os olhos vendados identifique o colega, esse terá seus olhos vendados e tentará identificar outro colega.

DICA - O aluno(a) que estiver identificando o colega terá que falar a 1ª letra do nome deste colega antes de falar o seu nome.


 

FINALIZANDO A AULA

Caro Professor, neste momento debata com os alunos e, indague-os sobre a forma de assimilar outros conhecimentos durante a aula de educação física. Pergunte-lhes sobre o que acharam mais difícil: formar palavras ou fazer contas?

Recursos Complementares
Avaliação

Nessa aula será avaliado o envolvimento do aluno nas atividades e, seu desempenho nas diferentes atividades, em especial, na formação das palavras e no raciocínio das operações matemáticas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33.33%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Michel Araujo, UFGD , Mato Grosso do Sul - disse:
    michel.educacaofisicaufgd@hotmail.com

    20/03/2013

    Uma estrela

    A aula é bem pensada, porém nós como profissionais de EF que somos, devemos valorizar um pouco mais a corporeidade de nossa área, as aulas de EF devem priorizar a formação e desenvolvimento de cidadãos participativos e críticos através das diversas expressões corporais. A EF como disciplina escolar tem sua características próprias e que devem ser utilizadas e exploradas, vejo um erro grande utilizar as aula de EF como complemento de outras disciplinas ou se basear em outras disciplinas...


  • Raniela leite, escola municipal martiniano martins , Pernambuco - disse:
    ranykil@hotmail.com

    18/03/2013

    Quatro estrelas

    uma aula muito criativa, em que o educando estará aprendo e se divertindo ao mesmo tempo. muito bom!


  • Maria FlorisaG. de S. Godoy, E.M.E.F. Professor Paulo Ney , Mato Grosso do Sul - disse:
    isagomessouza@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    Professor sua aula é muito rica, valorizo muito o lúdico aplicado a metodologia do ensino. Gostaria de saber se nessa aula também é possivel trabalhar o valor posicional do numero, par e impar usando o computador?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.