Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estratégias de resolução de problemas

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Usar diferentes estratégias de resolução de situações problemas;
  • organizar uma problemoteca;
  • participar da Olimpíada de Resolução de Problemas
Duração das atividades
4 momentos com duração aproximada de 50 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Faz-se necessário que as crianças compreendam as ideias de adição e subtração e que consigam operar com cálculo mental.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula poderá ter início com uma proposta do professor para que as crianças utilizem diferentes estratégias de resolução de situações problemas em pequenos grupos. Estas estratégias  serão, posteriormente, socializadas na roda, no coletivo. As estratégias podem ser desenvolvidas apenas usando o cálculo mental ou o registro como nas atividades que seguem.

 

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

 

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

2º MOMENTO:

O professor poderá dar continuidade a aula sugerindo que a turma possa organizar uma "problemoteca" (caixa com diversas situações problemas criadas pelas crianças)  para serem lidas e resolvidas em duplas, trios ou quartetos. Inicialmente é interessante que o professor organize um momento de socialização das situações problemas para que aos poucos as crianças passem a utilizá-las com autonomia em momentos diferenciados da rotina. As situações problemas que compõem a problemoteca deverão ser criadas pelas crianças e professor.

Crianças se divertindo com a problemoteca depois do horário do parque

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN

 

3º MOMENTO:

Sugerimos que o professor organize junto com o grupo de crianças uma olimpíada de resolução de problemas com outra turma de mesmo nível, ou com as crianças da sala mesmo.

Para realizar tal atividade, o professor precisa organizar uma roda e pensar junto com as crianças quais as regras da olimpíada.

Após decidir as regras com o grupo, o professor deverá registrar as regras e agendar o dia do evento.

4º MOMENTO:

Realização da olimpíada de resolução de problemas e avaliação da atividade numa roda de conversas em que cada um poderá apontar o que mais gostou, o que não gostou, o que foi mais fácil e mais difícil.

Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do livro " SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Coleção matemática de 0 a 6 anos: Resolução de Problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000. (vol. 2)"  para melhor fundamentar sua prática e enriquecer esta proposta de aula.

Apresentamos, ainda, os links abaixo com sugestões práticas:

http://www.somatematica.com.br/matkids.php  

http://www.exercicios-de-matematica.com/matematica-1-serie.htm  

http://www.exercicios-de-matematica.com/problemas/problemas-1-serie.htm  

http://criancas.uol.com.br/atividades/ult6124u33.jhtm

Avaliação

As crianças poderão ser avaliadas a partir da observação de seu interesse, desenvolvimento, participação e envolvimento nas atividades propostas, destacando o uso de diferentes estratégias na resolução de problemas, podendo operar com o cálculo mental, manipulação de materiais, registro com desenhos ou numerais, enfim, que as crianças sejam capazes de pensar/criar estratégias para resolver problemas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.