21/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Com esta aula o aluno poderá:
1º MOMENTO:
A aula poderá ter início com uma proposta do professor para que as crianças utilizem diferentes estratégias de resolução de situações problemas em pequenos grupos. Estas estratégias serão, posteriormente, socializadas na roda, no coletivo. As estratégias podem ser desenvolvidas apenas usando o cálculo mental ou o registro como nas atividades que seguem.
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
2º MOMENTO:
O professor poderá dar continuidade a aula sugerindo que a turma possa organizar uma "problemoteca" (caixa com diversas situações problemas criadas pelas crianças) para serem lidas e resolvidas em duplas, trios ou quartetos. Inicialmente é interessante que o professor organize um momento de socialização das situações problemas para que aos poucos as crianças passem a utilizá-las com autonomia em momentos diferenciados da rotina. As situações problemas que compõem a problemoteca deverão ser criadas pelas crianças e professor.
Crianças se divertindo com a problemoteca depois do horário do parque
Fonte: Arquivo Pessoal da Professora - NEI/UFRN
3º MOMENTO:
Sugerimos que o professor organize junto com o grupo de crianças uma olimpíada de resolução de problemas com outra turma de mesmo nível, ou com as crianças da sala mesmo.
Para realizar tal atividade, o professor precisa organizar uma roda e pensar junto com as crianças quais as regras da olimpíada.
Após decidir as regras com o grupo, o professor deverá registrar as regras e agendar o dia do evento.
4º MOMENTO:
Realização da olimpíada de resolução de problemas e avaliação da atividade numa roda de conversas em que cada um poderá apontar o que mais gostou, o que não gostou, o que foi mais fácil e mais difícil.
Sugerimos a leitura do livro " SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Coleção matemática de 0 a 6 anos: Resolução de Problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000. (vol. 2)" para melhor fundamentar sua prática e enriquecer esta proposta de aula.
Apresentamos, ainda, os links abaixo com sugestões práticas:
http://www.somatematica.com.br/matkids.php
http://www.exercicios-de-matematica.com/matematica-1-serie.htm
http://www.exercicios-de-matematica.com/problemas/problemas-1-serie.htm
As crianças poderão ser avaliadas a partir da observação de seu interesse, desenvolvimento, participação e envolvimento nas atividades propostas, destacando o uso de diferentes estratégias na resolução de problemas, podendo operar com o cálculo mental, manipulação de materiais, registro com desenhos ou numerais, enfim, que as crianças sejam capazes de pensar/criar estratégias para resolver problemas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/04/2013
Cinco estrelasamei vou fazer com os meus pequenos....
12/06/2012
Cinco estrelasesta aula nos possibilita imensas possibilidades a serem aplicadas na sala de aula.