20/02/2011
Maristela Wassoller, Térlia Simão Candido
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (antigo)
Símbolo da Reforma Ortográfica
1ª AULA - O que se espera desta aula é que os alunos construam uma visão mais crítica sobre a utilidade e eficácia do acordo, que poderia ser mais profundo, a fim de promover maior unificação das nações que utilizam o Português.
2ª AULA - O que se espera desta aula é que o aluno reflita e compreenda que a Reforma Ortográfica não foi eficiente na unificação da língua portuguesa, além de perceber os problemas que surgem com a reforma, como a necessidade de substituir todo o material escrito.
3ª AULA - Nesta aula espera-se que o aluno continue com as reflexão e conheça alguns vocábulos que se traduzem diferentes significados em cada pais de Língua Portuguesa. Os vídeos a serem acessados proporcionará aos alunos a apreciação de várias palavras totalmente diferentes do nosso uso comum. Isso o levará a concluir que, apesar da tentativa da unificação, muitos vocábulos de Portugal por exemplo, parece tão estranha que não a reconhecemos como língua portuguesa. Observar também que o tom empregado na tradução brasileira será sempre mais casual e informal, independente das características do texto.
4ª AULA - Nesta aula espera-se que o aluno compreenda que o internetês é uma linguagem que possibilita comunicar-se através da linguagem escrita para diminuir o tempo gasto na digitação e que deve se restringir seu uso apenas no ambiente virtual
5ª AULA - Finalmente nesta aula o aluno deverá ser capaz de produzir um artigo de opinião sobre a Nova Reforma Ortográfica e os melhores textos postados no Blog do Projeto.
HTTP://www.youtube.com/watch?v=TQLcnhjBHrI - Uma reforma que não universaliza a língua
HTTP://www.youtube.com/watch?v=TdBeQIFT73c - 1ª e 2ª parte da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
HTTP://www.youtube.com/watchv=9eJADJXCLxM – Vídeo básico sobre a reforma – crianças falando
HTTP://www.youtube.com/watch?v=U0r2O_QdMmY - Português do Brasil, Português de Portugal
HTTP://www.youtube.com/watch?v=vNg_Wtjgvgs - Entrevista com o professor Sergio Nogueira
O aluno será avaliado em relação a sua compreensão sobre o tema, sua capacidade de extrapolá-lo e de associá-lo ao cotidiano. Avaliar também sua capacidade de dialogar e interagir com os colegas. A produção textual permite avaliar sua capacidade de autoria. Partindo desta avaliação do aluno abre-se um leque de possibilidades se o aluno precisa ou não aperfeiçoar suas habilidades leitoras que deve ser explorada em ocasiões futuras. Também o aluno deve ser levado a se avaliar e avaliar a mediação do professor para que o crescimento seja mutuo.
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