20/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
• O papel da “reconquista” na formação de Portugal.
• A importância da burguesia para a formação e consolidação do Estado português.
• A formação do Estado português e suas características.
• Noções das estruturas sociais, econômicas e políticas ao longo do período medieval.
• A “reconquista”.
• História medieval da Península Ibérica.
INTRODUÇÃO
O professor deverá iniciar a sua aula, salientando que Portugal teve um desenvolvimento um tanto peculiar, diferenciando-se dos demais reinos ibéricos e também do resto da Europa. Deve, também, explicar os motivos dessa peculiaridade, que levou a uma centralização do poder mais cedo que em outras regiões.
Primeira aula
O professor deverá iniciar sua aula distribuindo aos alunos o texto disponível em: http://www.cananet.com.br/historia/database/artigo/artigo_99.html .
Em seguida, após a leitura do texto, dispor os alunos em círculo e iniciar um debate, tendo como roteiro as seguintes questões:
• Qual a relação entre a “reconquista” e a formação do Estado português?
• Quais as principais características comerciais e econômicas de Portugal?
• Qual a importância da burguesia para a formação de um Estado centralizado português?
• Como eram as relações do reino de Portugal com os outros reinos ibéricos?
Imagem: Dom Afonso Henriques.
Disponível em: http://www.cananet.com.br/historia/database/artigo/artigo_99.html
Segunda aula
Apresentar aos alunos o seguinte vídeo, identificando qual o episódio a que o vídeo se refere, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=lQn5YW9PEas&feature=related .
Após a exibição do vídeo, exibir a seguinte apresentação de slides, demonstrando a importância da “reconquista” para a formação do Estado português, encontrada no seguinte site:
http://www.slideshare.net/xana96/a-formao-do-reino-de-portugal-3311208
Em seguida, com base no vídeo apresentado e na apresentação dos slides, o professor deve questionar os alunos:
• Qual a importância da Batalha de Aljubarrota para o reino de Portugal?
• Como Portugal conseguiu sua afirmação como reino independente dos outros reinos ibéricos?
A discussão deve resultar em um pequeno texto de 10 linhas sobre a importância das batalhas contra os reinos ibéricos e o processo de “reconquista” para a afirmação do reino português.
Terceira aula
Esta última aula será iniciada com a identificação das estruturas sociais, econômicas e políticas do reino português. Para tanto, o professor apresentará aos alunos o seguinte texto, disponível em:
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab estudantes/historia/historia trab/formacaodeportugal.htm
Este texto é suficiente para o aluno depreender as principais formações estruturais do reino de Portugal. Em seguida, deve-se organizar uma Exposição de imagens medievais de Portugal. Essas imagens podem ser ilustrações, obras de arte e fotografias de edifícios e construções medievais, que podem ser encontradas na Internet. As imagens devem representar as principais estruturas medievais portuguesas. Segue abaixo, exemplos do que deve ser feito:
• Imagem 1: Mapa da cidade medieval de Braga (Estrutura social).
Disponível em: http://www.zonu.com/maps/portugal_mapas/Mapa_Medieval_Cidade_Braga_Portugal.jpg
• Imagem 2: Simulação de uma feira medieval em Portugal (Estrutura econômica).
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_6Xrh5TzCoUw/SiQRBpOQzfI/AAAAAAAABEU/_BiGgUGYE94/s400/Feira+medieval+512.JPG
• Imagem 3: Castelo Medieval (estrutura político-militar).
Disponível em: http://farm4.static.flickr.com/3598/3592686824_71e13b3471.jpg
• Imagem 4: Ponte sobre o rio Lima (Estrutura socioeconômica).
Disponível em: http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/fotofernandopeneiras.fotosblogue.com/images/gd/1214775445/Ponte-da-Barca-Portugal.jpg
A Exposição deverá ser feita num espaço adequado. Caso a escola não o possua, ela poderá ser realizada em seus próprios corredores ou onde o professor achar mais conveniente.
CONCLUSÃO
Ao final das aulas, os alunos compreenderão como se deu a formação do Estado português e como as guerras de afirmação com os outros reinos ibéricos e o processo de “reconquista” foram importantes para a sua afirmação. Compreenderá, também, as principais estruturas sociais, econômicas, militares e políticas, sabendo, inclusive, como identificá-las imageticamente.
O professor deverá avaliar os alunos no decorrer das atividades propostas, analisando a participação deles ao longo do desenvolvimento dos debates e discussões, bem como a consistência e o conteúdo do texto sugerido. Além disso, o professor poderá indicar uma pequena redação entre 20-25 linhas a respeito da formação e afirmação do Estado português.
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