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O estabelecimento do Estado português

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• O papel da “reconquista” na formação de Portugal.

• A importância da burguesia para a formação e consolidação do Estado português.

• A formação do Estado português e suas características.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Noções das estruturas sociais, econômicas e políticas ao longo do período medieval.

• A “reconquista”.

• História medieval da Península Ibérica.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO 

O professor deverá iniciar a sua aula, salientando que Portugal teve um desenvolvimento um tanto peculiar, diferenciando-se dos demais reinos ibéricos e também do resto da Europa. Deve, também, explicar os motivos dessa peculiaridade, que levou a uma centralização do poder mais cedo que em outras regiões.

Primeira aula 

O professor deverá iniciar sua aula distribuindo aos alunos o texto disponível em: http://www.cananet.com.br/historia/database/artigo/artigo_99.html .  

Em seguida, após a leitura do texto, dispor os alunos em círculo e iniciar um debate, tendo como roteiro as seguintes questões:

• Qual a relação entre a “reconquista” e a formação do Estado português?

• Quais as principais características comerciais e econômicas de Portugal?

• Qual a importância da burguesia para a formação de um Estado centralizado português?

• Como eram as relações do reino de Portugal com os outros reinos ibéricos?

Imagem: Dom Afonso Henriques.

Disponível em: http://www.cananet.com.br/historia/database/artigo/artigo_99.html 

Segunda aula                                             

Apresentar aos alunos o seguinte vídeo, identificando qual o episódio a que o vídeo se refere, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=lQn5YW9PEas&feature=related .  

Após a exibição do vídeo, exibir a seguinte apresentação de slides, demonstrando a importância da “reconquista” para a formação do Estado português, encontrada no seguinte site:

http://www.slideshare.net/xana96/a-formao-do-reino-de-portugal-3311208  

Em seguida, com base no vídeo apresentado e na apresentação dos slides, o professor deve questionar os alunos:

• Qual a importância da Batalha de Aljubarrota para o reino de Portugal?

• Como Portugal conseguiu sua afirmação como reino independente dos outros reinos ibéricos?

A discussão deve resultar em um pequeno texto de 10 linhas sobre a importância das batalhas contra os reinos ibéricos e o processo de “reconquista” para a afirmação do reino português.

Terceira aula 

Esta última aula será iniciada com a identificação das estruturas sociais, econômicas e políticas do reino português. Para tanto, o professor apresentará aos alunos o seguinte texto, disponível em:

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab estudantes/historia/historia trab/formacaodeportugal.htm

Este texto é suficiente para o aluno depreender as principais formações estruturais do reino de Portugal. Em seguida, deve-se organizar uma Exposição de imagens medievais de Portugal. Essas imagens podem ser ilustrações, obras de arte e fotografias de edifícios e construções medievais, que podem ser encontradas na Internet. As imagens devem representar as principais estruturas medievais portuguesas. Segue abaixo, exemplos do que deve ser feito:

• Imagem 1: Mapa da cidade medieval de Braga (Estrutura social).

 

Disponível em: http://www.zonu.com/maps/portugal_mapas/Mapa_Medieval_Cidade_Braga_Portugal.jpg  

• Imagem 2: Simulação de uma feira medieval em Portugal (Estrutura econômica).

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_6Xrh5TzCoUw/SiQRBpOQzfI/AAAAAAAABEU/_BiGgUGYE94/s400/Feira+medieval+512.JPG  

• Imagem 3: Castelo Medieval (estrutura político-militar).

Disponível em: http://farm4.static.flickr.com/3598/3592686824_71e13b3471.jpg  

• Imagem 4: Ponte sobre o rio Lima (Estrutura socioeconômica).

Disponível em: http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/fotofernandopeneiras.fotosblogue.com/images/gd/1214775445/Ponte-da-Barca-Portugal.jpg  

A Exposição deverá ser feita num espaço adequado. Caso a escola não o possua, ela poderá ser realizada em seus próprios corredores ou onde o professor achar mais conveniente. 

CONCLUSÃO

Ao final das aulas, os alunos compreenderão como se deu a formação do Estado português e como as guerras de afirmação com os outros reinos ibéricos e o processo de “reconquista” foram importantes para a sua afirmação. Compreenderá, também, as principais estruturas sociais, econômicas, militares e políticas, sabendo, inclusive, como identificá-las imageticamente.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar os alunos no decorrer das atividades propostas, analisando a participação deles ao longo do desenvolvimento dos debates e discussões, bem como a consistência e o conteúdo do texto sugerido. Além disso, o professor poderá indicar uma pequena redação entre 20-25 linhas a respeito da formação e afirmação do Estado português.

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