Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS grandes navegações e o pioneirismo português

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar os principais elementos que levaram a Espanha e, principalmente, Portugal a se aventurarem pelos mares.

• Compreender os motivos do pioneirismo Ibérico.

• Compreender como a ciência árabe foi importante para o pioneirismo português.

• O estabelecimento de feitorias na costa africana.

• As principais expedições do período: Colombo, chegada de Vasco da Gama à Índia, Fernão de Magalhães e a volta ao mundo.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Noções sobre as estruturas básicas do Ocidente medieval.

• A formação do Estado português.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor deverá introduzir o assunto em sala de aula salientando, em especial, as condições que favoreciam a Península Ibérica em um empreendimento além-mar. Entre elas, podem-se ressaltar: a ideia de uma continuação do processo de “reconquista” com relação à costa africana; a centralização política; o desenvolvimento tecnológico avançado da Marinha e o conhecimento da ciência árabe; a posição geográfica estratégica e o interesse das camadas comerciais dos reinos ibéricos.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

Na primeira aula, será focado o pioneirismo português e o estabelecimento de feitorias na costa africana. Para introduzir o assunto, sugerimos que seja distribuído o seguinte texto, disponível em:

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/o-pioneirismo-portugues.htm    

A seguir, o professor deve apresentar as seguintes imagens sobre as batalhas de conquista na costa africana, entre elas a da conquista de Ceuta, em 1415, considerada pela historiografia como marco inicial da expansão marítima.

• Imagem1: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c1/Infante_D._Henrique_na_conquista_de_Ceuta.png 

 

• Imagem 2: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/9.conq_ceuta.jpg  

• Imagem 3: http://3.bp.blogspot.com/_AwzRPcBApWk/SdVHIXxCI1I/AAAAAAAAA64/gwY5mKGOqAA/s400/Conquista+de+Ceuta.jpg  

Estimulados pelas imagens e pelo texto, os alunos, divididos em grupos de seis alunos, deverão fazer um quadro esquemático sobre o pioneirismo português. Os elementos a serem elencados deverão ser os seguintes:

• Fatores que levaram ao pioneirismo português;

• Meios técnicos utilizados pelos portugueses para a expansão marítima;

• Meios técnicos e táticos utilizados pelos portugueses para a conquista e estabelecimento das chamadas feitorias;

• Objetivos da expansão.

Para ajudar os alunos, sugerimos a apresentação do seguinte link: http://www.estudanet.hpg.com.br/pionerismo-port.htm . 

Segunda aula

Na segunda aula, serão abordados a participação da Espanha dentro do contexto das Grandes Navegações e as principais expedições marítimas. O professor iniciará a aula com os seguintes vídeos:

• “Colombo chega à América”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4hoNdz56JgE .  

• “Chegada de Vasco da Gama à Índia”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xtv0VD676Wo&feature=related .  

• “Fernão de Magalhães e a circunavegação”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=J_sNgK3Ln50&feature=related .  

A seguir, o professor deverá estimular uma discussão em forma de seminário, de acordo com o seguinte roteiro:

• Quais as similitudes dos três vídeos?

• Quais eram os objetivos dos navegadores?

• Esses personagens atingiram seus objetivos?

• A quem interessava a realização desses objetivos?

Terceira aula

Atividade 

A terceira aula será reservada à realização de uma atividade. Os alunos deverão fabricar um Jornal Mural, com imagens e textos jornalísticos. O tema do jornal será as “Grandes Navegações” e as notícias serão as viagens e as descobertas realizadas pelos navegadores e exploradores. Os textos deverão ser redigidos pelos próprios alunos e as imagens poderão ser obtidas em livros, jornais e revistas na Internet. Elas deverão ser coladas no jornal e ser condizentes com o texto escrito.

Após a sua edição, o Jornal Mural deverá ser exposto em um local adequado fornecido pela escola. Caso esta não o tenha, o jornal poderá ser afixado em seus corredores ou onde o professor considerar mais apropriado.     

CONCLUSÃO

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender os principais fatores e motivos que levaram espanhóis e, principalmente, portugueses a partirem para além-mar.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados ao longo das três aulas. Sua participação e conhecimento do tema no debate e na fabricação do Jornal Mural, além da consistência e conteúdo dos textos produzidos em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.