Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A cultura das lutas na Idade Média.

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar o contexto social, cultural, político e tecnológico existente na Idade Média;

Identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores;

Comparar as lutas praticadas na Idade Média com as lutas praticadas na atualidade.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio é necessário para realizar essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Para essa aula, o professor deverá locar o filme “Coração de Cavaleiro” (A Knight's Tale) com o ator Heath Ledger, podendo ainda, baixar o filme ou assistir diretamente online, caso preferir. Sugerimos a locação do filme, visto que, terá melhor qualidade a imagem e o som, o que ajudará na observação do contexto da época. A duração desse filme é de 120minutos.     

Sugestão de links:   

Download do filme: Disponível: http://www.megaupload.com/?d=YFV2MEVY. Acesso 05/12/2010.   

Assistir online: Disponível: http://www.megavideo.com/?d=YFV2MEVY. Acesso 05/12/2010.   

Aula 1 e 2

Dizer para os alunos, que em sala de aula, iremos estudar as lutas na Idade Média. Fazer as seguintes perguntas para a turma, uma de cada vez, deixando que eles socializem o que conhecem deste período da história:

  1. Qual período foi esse, conhecido como Idade Média?
  2. Quais as características deste período?
  3. Vocês sabem como era a vida e a sociedade nesta época?
  4. E com relação às lutas, quais eram praticadas?

Após a discussão com a turma, assistir a um filme sobre um tipo de luta deste período, e dizer que também vamos observar um pouco do contexto da época.

Entregar um roteiro impresso para que eles possam fazer anotações durante o filme, destacando os pontos que devem prestar bastante atenção.   

Sugestão de perguntas para o roteiro:

  1. Como a sociedade era organizada nessa época? Quais as principais diferenças entre a sociedade do filme e a nossa?
  2. Como era o contexto político nesta época? Quais suas características? Quem governava e quem tinha autoridade?
  3. Existia algum tipo de tecnologia nesta época? Qual era e como era utilizada?
  4. Quais as lutas desta época? Elas se parecem com algumas de nossas lutas hoje?
  5. Todos podiam participar das lutas?
  6. Como as lutas eram vistas na cultura medieval?
  7. Existiam torneios nesta época? Por quais motivos as pessoas participavam destes torneios?  

Antes de iniciar o filme, os alunos deverão anotar seu nome e o do filme, em suas folhas. Assistir ao filme “Coração de Cavaleiro” (A Knight's Tale).

 

Disponível em: http://blog.biss.com.br/uploaded_images/capaf001274-728385.jpg. Acesso em 05/12/2010.    

Ao final do filme, o professor deverá recolher as anotações dos alunos, pois serão usadas para a próxima atividade.

Aula 3 e 4:   

Reunir os alunos em sala, organizados em círculo. Devolver para cada aluno, sua folha.

Escrever na parte superior do quadro, “Idade Média”. Logo abaixo, dividir o quadro em quatro partes e escrever em cada parte as seguintes palavras: “Sociedade”, “Política”, “Tecnologia” e “Lutas”.   

Solicitar que os alunos falem das lutas daquela época.   

O professor deverá anotar o que eles disserem no quadro, e quando todos expressarem sua opinião, o professor deverá perguntar: Quais relações existem entre as lutas e as esferas social, tecnológica e política daquela época?   

Solicitar que os alunos, tendo com referencia suas anotações, respondam a pergunta. O professor deverá anotar as respostas no quadro.

Ao terminar esta parte, discutir com a turma se esta relação também acontece com as lutas hoje.  

 Dizer aos alunos, que na próxima aula de Educação Física, será estudada e vivenciada a luta mais prestigiada da época, a Justa, que como vimos no filme. Pelo fato dessa luta precisar de um cavalo, iremos fazer algumas adaptações para vivenciá-la na escola.   

Reunir os alunos na sala de informática e pesquisar sobre a história “das justas”, suas curiosidades e regras, nos seguintes sites:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2002/11/11/001.htm. Acesso em 05/12/2010.

http://pt.wikilingue.com/es/Torneio_medieval. Acesso em 05/12/2010.

http://www.tutomania.com.br/saiba-mais/como-eram-os-torneios-medievais-de-cavalaria. Acesso em 05/12/2010.

http://www.ricardocosta.com/pub/torneios.htm. Acesso em 05/12/2010.

http://idademedia.wetpaint.com/page/Torneios. Acesso em 05/12/2010.    

Terminada a pesquisa, anotar no quadro as perguntas:

  1. O que era a Justa?
  2. Como era praticada e quais os materiais necessários?
  3. Quais suas principais regras?
  4. Onde e como acontecia?
  5. Quem participava?
  6. Por que lutavam?

Responder as perguntas coletivamente no quadro, baseados nos dados das pesquisas dos alunos.

Pedir aos alunos que na próxima aula, venham com óculos de sol para proteção dos olhos e roupas velhas que possam ser sujadas e/ou danificadas, pois precisaremos delas para fazer a vivência.

Disponível em: http://www.cm-obidos.pt/_DI/NEWS/644_700_mercado-medieval-01.jpg. Acesso em 05/12/2010. 

Aula 5:

Para essa aula, também serão necessários, arenas de justa, alvos, lanças de jornal, tinta e pedaços de panos umedecidos.

Os alvos podem ser feitos com 6 quadrados de papelão de 30 cm de largura e 50 de comprimento, com um alvo desenhado e colorido (de preferência nestas cores)  e  se possível, plastificar a área do alvo (para facilitar a limpeza):

Estes alvos deverão ser amarrados aos alunos que vão participar da Justa e cada cor corresponderá a uma pontuação, 10, 20, 30 e 50 (da parte mais externa para a mais interna do alvo).

O professor preparará também 3 arenas para as Justas:

  1. Desenhar no chão, um retângulo de 10 metros de comprimento e 2.5 metros de largura.
  2. Dividir o retângulo ao meio com cones, de modo, que estes formem uma linha que atrevesse dos dois lados. De cada lado dos cones, desenhar uma “pista de corrida” com 50 centímetros, de um lado ao outro do quadrado.
  3. Cada arena deve ficar desta maneira:

Para construir as lanças de jornal sugerimos um vídeo que orienta como construir espadas de jornal.

Para transformá-las em lanças, basta não fazer a última parte do vídeo - dobrar uma parte para fazer o punho, e para as lanças, precisaremos somente de um canudo comprido de papel. Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ORxXaLpN5x4. Acesso em 05/12/2010.  

Explicar para a turma, que o objetivo da Justa adaptada, é de, ao sinal do juiz, correr nesta pista e tentar acertar sua lança o mais próximo do centro do alvo que estará preso no corpo do adversário.

As regras são as seguintes:

  1. Cada desafiante ficará em uma das pistas;
  2. Os participantes não poderão andar na pista, e ao sinal do juiz só poderão se movimentar através de corrida.
  3. Não é permitido sair de dentro da pista de corrida, nem desviar da lança de jornal do adversário.
  4. Para saber onde cada um acertou, antes do inicio de cada rodada, a ponta do jornal devera ser molhada com tinta guache preta.
  5. Não é permitido acertar o adversário em outra parte que não seja a proteção de papelão com o alvo. Caso isso aconteça, o infrator perde 20 pontos.
  6. Não é permitido em hipótese alguma, tocar o rosto do adversário com a lança de jornal. Tal infração será punida com a derrota na Justa.
  7. Ao final de cada rodada, os alvos deverão ser limpos com o pano úmido, antes de iniciar outra.
  8. Após 3 rodadas, soma-se os pontos de cada um, e quem obtiver a maior pontuação é o campeão daquela Justa. E em seguida, será iniciada outra Justa com outros dois participantes.
  9. Os juízes das Justas serão os colegas que estiverem aguardando a sua vez de participar e os que já participaram.

Dividir a turma em três grupos, encaminhando-os cada uma para uma das pistas e vivenciar a atividade.

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/SMNVEpXfrOI/AAAAAAAAB34/TFUvLdkiksE/s640/Justa+medieval,+Cambrai.jpg. Acesso em 05/12/2010.

Aula 6:

Reunir os alunos novamente em sala e discutir coletivamente, quais foram as percepções e sentimentos durante a vivência da nossa Justa adaptada na aula de Educação Física.

Solicitar que cada aluno responda, apontando também os aspectos positivos e negativos desta vivência.

Entregar para cada aluno, uma folha de papel em branco e solicitar que ilustrem esta vivência através de desenhos de lutas ou dos contextos onde elas se davam.

O professor deverá recolher os desenhos dos alunos e expor na escola. 

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_YzbD3y5eHnw/S9WMD8wROZI/AAAAAAAAAJM/Ak4ZNI_h2cg/s320/Nobres+em+luta.bmp. Acesso em 05/12/2010. 

Recursos Complementares

DAMBROS, D. D. O corpo na Idade Média. Revista Digital. Buenos Aires. ano 13. n. 121. Jun. 2008. Disponível: http://www.efdeportes.com/efd121/o-corpo-na-idade-media.htm. Acesso em 05/12/2010.   

Sugestões de vídeos sobre a Idade Média:

Aula de Idade Média: parte 1/2. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=NQudE2QZdpA&feature=related. Acesso em 05/12/2010.

Aula de Idade Média: parte 2/2. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=cGdL_5WLabo&feature=related. Acesso em 05/12/2010.

A Justa. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Justa_%28desporto%29. Acesso em 05/12/2010.

A Idade Média. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_M%C3%A9dia. Acesso em 05/12/2010.

A cultura popular na Idade Média. Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-cultura-popular-na-idade-media.htm. Acesso em 05/12/2010.             

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores e o contexto social, cultural, político e tecnológico, comparando com as lutas e o contexto do tempo atual.

Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • FERNANDA GONÇALVES GADELHA, Faculdade Católica do Ceará , Ceará - disse:
    NANDA3GADELHA@HOTMAIL.COM

    07/06/2013

    Quatro estrelas

    Muito bom esse planejamento. Se todas as aulas fossem planejadas assim os alunos teriam mais estimulo no aprendizado.


  • Cristiane Barbosa Silva, Escola Municipal Antonio Machado Ribeiro , Bahia - disse:
    cristiane_bsilva@yahoo.com.br

    21/08/2011

    Três estrelas

    Muito interessante as atividades, principalmente que o professor de Educação Fisica pode fazer um trabalho conjunto com o de História.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.