14/01/2011
Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Pesquisar o contexto social, cultural, político e tecnológico existente na Idade Média;
Identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores;
Comparar as lutas praticadas na Idade Média com as lutas praticadas na atualidade.
Nenhum conhecimento prévio é necessário para realizar essa aula.
Para essa aula, o professor deverá locar o filme “Coração de Cavaleiro” (A Knight's Tale) com o ator Heath Ledger, podendo ainda, baixar o filme ou assistir diretamente online, caso preferir. Sugerimos a locação do filme, visto que, terá melhor qualidade a imagem e o som, o que ajudará na observação do contexto da época. A duração desse filme é de 120minutos.
Sugestão de links:
Download do filme: Disponível: http://www.megaupload.com/?d=YFV2MEVY. Acesso 05/12/2010.
Assistir online: Disponível: http://www.megavideo.com/?d=YFV2MEVY. Acesso 05/12/2010.
Dizer para os alunos, que em sala de aula, iremos estudar as lutas na Idade Média. Fazer as seguintes perguntas para a turma, uma de cada vez, deixando que eles socializem o que conhecem deste período da história:
Após a discussão com a turma, assistir a um filme sobre um tipo de luta deste período, e dizer que também vamos observar um pouco do contexto da época.
Entregar um roteiro impresso para que eles possam fazer anotações durante o filme, destacando os pontos que devem prestar bastante atenção.
Sugestão de perguntas para o roteiro:
Antes de iniciar o filme, os alunos deverão anotar seu nome e o do filme, em suas folhas. Assistir ao filme “Coração de Cavaleiro” (A Knight's Tale).
Disponível em: http://blog.biss.com.br/uploaded_images/capaf001274-728385.jpg. Acesso em 05/12/2010.
Ao final do filme, o professor deverá recolher as anotações dos alunos, pois serão usadas para a próxima atividade.
Reunir os alunos em sala, organizados em círculo. Devolver para cada aluno, sua folha.
Escrever na parte superior do quadro, “Idade Média”. Logo abaixo, dividir o quadro em quatro partes e escrever em cada parte as seguintes palavras: “Sociedade”, “Política”, “Tecnologia” e “Lutas”.
Solicitar que os alunos falem das lutas daquela época.
O professor deverá anotar o que eles disserem no quadro, e quando todos expressarem sua opinião, o professor deverá perguntar: Quais relações existem entre as lutas e as esferas social, tecnológica e política daquela época?
Solicitar que os alunos, tendo com referencia suas anotações, respondam a pergunta. O professor deverá anotar as respostas no quadro.
Ao terminar esta parte, discutir com a turma se esta relação também acontece com as lutas hoje.
Dizer aos alunos, que na próxima aula de Educação Física, será estudada e vivenciada a luta mais prestigiada da época, a Justa, que como vimos no filme. Pelo fato dessa luta precisar de um cavalo, iremos fazer algumas adaptações para vivenciá-la na escola.
Reunir os alunos na sala de informática e pesquisar sobre a história “das justas”, suas curiosidades e regras, nos seguintes sites:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2002/11/11/001.htm. Acesso em 05/12/2010.
http://pt.wikilingue.com/es/Torneio_medieval. Acesso em 05/12/2010.
http://www.tutomania.com.br/saiba-mais/como-eram-os-torneios-medievais-de-cavalaria. Acesso em 05/12/2010.
http://www.ricardocosta.com/pub/torneios.htm. Acesso em 05/12/2010.
http://idademedia.wetpaint.com/page/Torneios. Acesso em 05/12/2010.
Terminada a pesquisa, anotar no quadro as perguntas:
Responder as perguntas coletivamente no quadro, baseados nos dados das pesquisas dos alunos.
Pedir aos alunos que na próxima aula, venham com óculos de sol para proteção dos olhos e roupas velhas que possam ser sujadas e/ou danificadas, pois precisaremos delas para fazer a vivência.
Disponível em: http://www.cm-obidos.pt/_DI/NEWS/644_700_mercado-medieval-01.jpg. Acesso em 05/12/2010.
Para essa aula, também serão necessários, arenas de justa, alvos, lanças de jornal, tinta e pedaços de panos umedecidos.
Os alvos podem ser feitos com 6 quadrados de papelão de 30 cm de largura e 50 de comprimento, com um alvo desenhado e colorido (de preferência nestas cores) e se possível, plastificar a área do alvo (para facilitar a limpeza):
Estes alvos deverão ser amarrados aos alunos que vão participar da Justa e cada cor corresponderá a uma pontuação, 10, 20, 30 e 50 (da parte mais externa para a mais interna do alvo).
O professor preparará também 3 arenas para as Justas:
Para construir as lanças de jornal sugerimos um vídeo que orienta como construir espadas de jornal.
Para transformá-las em lanças, basta não fazer a última parte do vídeo - dobrar uma parte para fazer o punho, e para as lanças, precisaremos somente de um canudo comprido de papel. Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ORxXaLpN5x4. Acesso em 05/12/2010.
Explicar para a turma, que o objetivo da Justa adaptada, é de, ao sinal do juiz, correr nesta pista e tentar acertar sua lança o mais próximo do centro do alvo que estará preso no corpo do adversário.
As regras são as seguintes:
Dividir a turma em três grupos, encaminhando-os cada uma para uma das pistas e vivenciar a atividade.
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/SMNVEpXfrOI/AAAAAAAAB34/TFUvLdkiksE/s640/Justa+medieval,+Cambrai.jpg. Acesso em 05/12/2010.
Reunir os alunos novamente em sala e discutir coletivamente, quais foram as percepções e sentimentos durante a vivência da nossa Justa adaptada na aula de Educação Física.
Solicitar que cada aluno responda, apontando também os aspectos positivos e negativos desta vivência.
Entregar para cada aluno, uma folha de papel em branco e solicitar que ilustrem esta vivência através de desenhos de lutas ou dos contextos onde elas se davam.
O professor deverá recolher os desenhos dos alunos e expor na escola.
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_YzbD3y5eHnw/S9WMD8wROZI/AAAAAAAAAJM/Ak4ZNI_h2cg/s320/Nobres+em+luta.bmp. Acesso em 05/12/2010.
DAMBROS, D. D. O corpo na Idade Média. Revista Digital. Buenos Aires. ano 13. n. 121. Jun. 2008. Disponível: http://www.efdeportes.com/efd121/o-corpo-na-idade-media.htm. Acesso em 05/12/2010.
Sugestões de vídeos sobre a Idade Média:
Aula de Idade Média: parte 1/2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NQudE2QZdpA&feature=related. Acesso em 05/12/2010.
Aula de Idade Média: parte 2/2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cGdL_5WLabo&feature=related. Acesso em 05/12/2010.
A Justa. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Justa_%28desporto%29. Acesso em 05/12/2010.
A Idade Média. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_M%C3%A9dia. Acesso em 05/12/2010.
A cultura popular na Idade Média. Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-cultura-popular-na-idade-media.htm. Acesso em 05/12/2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores e o contexto social, cultural, político e tecnológico, comparando com as lutas e o contexto do tempo atual.
Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/06/2013
Quatro estrelasMuito bom esse planejamento. Se todas as aulas fossem planejadas assim os alunos teriam mais estimulo no aprendizado.
21/08/2011
Três estrelasMuito interessante as atividades, principalmente que o professor de Educação Fisica pode fazer um trabalho conjunto com o de História.