Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Visões do Paraíso: uma América preconcebida

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• As obras difundidas na Europa que influenciaram a mentalidade no período das navegações.

• Uma América preconcebida.

• O homem europeu e a esperança de uma América paradisíaca.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Noções das estruturas sociais e políticas ao longo do período medieval.

• As Grandes Navegações.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

É importante o professor salientar, antes de dar início à aula, que os europeus do período das grandes navegações ainda eram homens de mentalidade medieval, muito ligados à religião e supersticiosos. Eram altamente influenciados pelos pensadores antigos e o pouco que conheciam do mundo, que não a pequena parte da Europa onde viviam, devia-se em grande parte ao relato fantástico de viajantes, seus coetâneos, e da Antiguidade greco-romana.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

No início da aula, o professor deverá estimular os alunos com as seguintes questões?

• Como se davam as comunicações nos séculos XV-XVI?

• Quais as principais formas de transporte do período?

• Quais os motivos que levavam o homem europeu a empreender viagens?

• Essas viagens eram constantes?

Em seguida, apresentar a imagem disponível no seguinte link:

http://andersoncatunda.files.wordpress.com/2010/01/marco-polo.jpg  

Questionar os alunos sobre o que sabem a respeito de Marco Polo e suas viagens. O professor deverá fazer um breve relato da obra de Marco Polo (escrita já no século XIII) e suas andanças pelo Oriente, mundo desconhecido pela grande maioria dos europeus dos séculos XV-XVI. Também deverá salientar que Marco Polo é apenas um exemplo desses viajantes que, em sua maioria, viajavam em busca do comércio de especiarias.

Abaixo, um mapa das principais rotas percorridas pelo viajante, disponível em: http://www.emersonkent.com/images/marco_polo_travels.jpg 

O professor deverá distribuir em sala o texto disponível no link abaixo e, com os alunos, fazer a sua leitura:

http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/as_fantasticas__e_verdadeiras__aventuras_de_marco_polo.html 

Segunda aula

O professor deverá iniciar a aula apresentando as seguintes imagens, disponíveis em:

http://www.novomilenio.inf.br/sv/svfotos/svh009e.jpg  

http://farm4.static.flickr.com/3470/3378709980_797730dde0_o.jpg  

http://farm4.static.flickr.com/3660/3418563382_c3b541b8e3_o.jpg  

Em seguida, iniciar um debate com os alunos, levando em consideração o seguinte questionário:

• A que se referem as imagens?

• O que elas têm em comum?

• A qual época elas se referem?

O professor, após as respostas e comentários do debate, deverá distribuir aos alunos os seguintes textos, disponíveis em:

http://vouvirarbolor.blogspot.com/2010/04/resenha-do-livro-visao-do-paraiso-de.html  

http://andsekkel.wordpress.com/2009/08/01/visao-do-paraiso/  

Durante a leitura, o professor deverá orientar os alunos para que fiquem atentos aos seguintes pontos:

• Diferença entre a mentalidade portuguesa e espanhola;

• Mitos que povoavam a imaginação das pessoas;

• A forma europeia de apresentar e narrar os descobrimentos.

Terceira aula

A terceira aula será reservada às atividades descritas abaixo.

Atividade 1

O professor deverá iniciar um debate em forma de seminário para que os alunos discutam, com base nos textos e imagens exibidos nas aulas anteriores, as seguintes questões: quem eram os homens que chegaram à América e ao Brasil? Eram eles homens “renascentistas” ou “medievais”? Em que se baseavam suas ideias e imaginações?

Atividade 2 

O professor deverá, em seguida ao debate, propor a criação de uma Exposição de Imagens referentes às temáticas debatidas na atividade anterior. As imagens deverão estar relacionadas a:

• Paraíso terreal;

• Lendas e mitos do período dos descobrimentos;

• Mapas do período;

• Imagens dos conquistadores e autores de obras que influenciaram a imaginação dos navegantes e descobridores.

As imagens poderão ser obtidas em jornais, revistas, livros e mesmo da Internet. Elas deverão ser recortadas e coladas em cartolinas para que sejam expostas em um local apropriado na escola. Caso o estabelecimento não ofereça este local, o professor poderá expor os cartazes onde achar mais adequado.

CONCLUSÃO 

Após a aula, os alunos serão capazes de compreender o quanto autores antigos e medievais influenciaram a imaginação do homem dos descobrimentos. Saberão quais são os principais autores e de que forma o homem do século XVI “viu aquilo que queria ver”, “aquilo que estava preparado para ver”. 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar os alunos, levando em conta a sua participação de forma progressiva, ao longo das atividades sugeridas durante a aula que procuram dar ao aluno informações e estímulos para o desenvolvimento de argumentos para a defesa de suas opiniões. Além disso, a avaliação do desempenho e da participação do aluno deverá ser ao longo da montagem da Exposição.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.