Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Império Bizantino

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • As peculiaridades e especificidades da Península Ibérica sob o domínio muçulmano.
  •  As principais características da sociedade bizantina.
  •  As relações e influências com o Ocidente europeu e o mundo muçulmano.
  • As influências greco-romanas.
  • O contexto histórico em que se desenvolve o Império Bizantino.
  •  As principais estruturas do Império Bizantino.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Queda do Império Romano do Ocidente.

• Invasões bárbaras.  

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO 

Para iniciar uma aula sobre o Império Bizantino, o professor deverá esclarecer os alunos de que se trata de uma cultura diferente, tendo, por isso, valores e ideias que, muitas vezes, divergem e se chocam com os valores do mundo ocidental.

Primeira aula

Com a intenção de despertar a curiosidade dos alunos em sala de aula, o professor iniciará a aula exibindo as imagens disponíveis nos links abaixo.

• Igreja de Santa Cruz, Athamar, Armênia, Turquia: http://www.historiadomundo.com.br/imagens/romana_bizantino2.jpg

  

• San Vitale, Ravena, Itália: http://www.voyagesphotosmanu.com/Complet/images/San_Vitale_Ravenna.jpg  

 

Deverá perguntar aos alunos se conhecem os edifícios, o que eles significam, suas funções, localização e, principalmente, se conseguem identificar quem (povo, religião, etc.) os construiu. Satisfeita a curiosidade inicial, o professor apresentará o tema da aula: “O Império Bizantino (séculos V-XV)”.  

Atividade

O professor deverá distribuir entre os alunos o texto disponível em:

http://www.historiadomundo.com.br/romana/imperio-bizantino.htm .  

Após a leitura em sala de aula, os alunos deverão responder, de forma sintética, em um texto de 10 a 15 linhas, ao seguinte roteiro de perguntas:

• Quando se deu a formação do Império Bizantino?

• Quais as suas principais características?

• Quais as principais estruturas do Império Bizantino apresentadas pelo texto?

Segunda aula   

O professor deverá dividir os alunos em três grupos. Em seguida, deverá exibir o mapa abaixo à sala, disponível em:

http://www.ecunico.com.br/eisohomem/daniel/bizantino_islamico.jpg 

 

Por meio do mapa, o professor deverá mostrar aos alunos o quanto o Império Bizantino perdeu em extensão devido à expansão muçulmana. Para melhor entendimento dos alunos, sugerimos a apresentação dos seguintes textos, disponíveis em:  

http://www.infopedia.pt/$bizancio-versus-islao  

http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/imperio-bizantino-e-imperio-arabe.htm  

Em seguida, o professor deverá propor um debate a respeito dos principais motivos que levaram os muçulmanos a atacar e, consequentemente, derrotar o Império, tomando-lhe grande parte dos territórios.

O texto deverá ser entregue ao professor.

Terceira aula

Atividades 1 e 2

A terceira aula será dedicada a estabelecer os principais elementos que caracterizaram o mundo bizantino durante o período estudado. A aula se baseará em seminários, tendo como referência as seguintes temáticas:

• Cultura bizantina;

• Política e guerra;

• Justiça e religião;

• Ciência bizantina;

• Arte bizantina.

Para a pesquisa, sugerimos que os alunos tomem como base os seguintes sites, sem, no entanto, limitarem-se a eles:

http://www.suapesquisa.com/historia/imperiobizantino/  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Bizantino  

Os alunos, assim, deverão ser divididos em cinco grupos, cada um responsável por uma temática supracitada. No Laboratório de Informática da instituição, proceder-se-á a uma pesquisa para que as temáticas sejam apresentadas em seguida, em sala de aula, para toda a turma em um seminário.

CONCLUSÃO 

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender as principais razões que levaram o Império Bizantino a sobreviver ao Império Romano do Ocidente. Compreenderá suas disputas com o Ocidente medieval e o mundo muçulmano, além de conhecer as principais estruturas do Império.  

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá tomar como base de avaliação o texto produzido na primeira aula, além da participação do aluno durante os debates, os seminários e as discussões e sua desenvoltura e conhecimento do tema.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria aleides, Paulo Freire , Rondônia - disse:
    maria_aleides@hotmail.com

    18/02/2011

    Cinco estrelas

    Gostei das sugestões propostas, com certeza abril um leque de posiblidade para o meu trabalho em sala. Grata! Maria


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.