20/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
• Queda do Império Romano do Ocidente.
• Invasões bárbaras.
INTRODUÇÃO
Para iniciar uma aula sobre o Império Bizantino, o professor deverá esclarecer os alunos de que se trata de uma cultura diferente, tendo, por isso, valores e ideias que, muitas vezes, divergem e se chocam com os valores do mundo ocidental.
Primeira aula
Com a intenção de despertar a curiosidade dos alunos em sala de aula, o professor iniciará a aula exibindo as imagens disponíveis nos links abaixo.
• Igreja de Santa Cruz, Athamar, Armênia, Turquia: http://www.historiadomundo.com.br/imagens/romana_bizantino2.jpg
• San Vitale, Ravena, Itália: http://www.voyagesphotosmanu.com/Complet/images/San_Vitale_Ravenna.jpg
Deverá perguntar aos alunos se conhecem os edifícios, o que eles significam, suas funções, localização e, principalmente, se conseguem identificar quem (povo, religião, etc.) os construiu. Satisfeita a curiosidade inicial, o professor apresentará o tema da aula: “O Império Bizantino (séculos V-XV)”.
Atividade
O professor deverá distribuir entre os alunos o texto disponível em:
http://www.historiadomundo.com.br/romana/imperio-bizantino.htm .
Após a leitura em sala de aula, os alunos deverão responder, de forma sintética, em um texto de 10 a 15 linhas, ao seguinte roteiro de perguntas:
• Quando se deu a formação do Império Bizantino?
• Quais as suas principais características?
• Quais as principais estruturas do Império Bizantino apresentadas pelo texto?
Segunda aula
O professor deverá dividir os alunos em três grupos. Em seguida, deverá exibir o mapa abaixo à sala, disponível em:
http://www.ecunico.com.br/eisohomem/daniel/bizantino_islamico.jpg
Por meio do mapa, o professor deverá mostrar aos alunos o quanto o Império Bizantino perdeu em extensão devido à expansão muçulmana. Para melhor entendimento dos alunos, sugerimos a apresentação dos seguintes textos, disponíveis em:
• http://www.infopedia.pt/$bizancio-versus-islao
• http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/imperio-bizantino-e-imperio-arabe.htm
Em seguida, o professor deverá propor um debate a respeito dos principais motivos que levaram os muçulmanos a atacar e, consequentemente, derrotar o Império, tomando-lhe grande parte dos territórios.
O texto deverá ser entregue ao professor.
Terceira aula
Atividades 1 e 2
A terceira aula será dedicada a estabelecer os principais elementos que caracterizaram o mundo bizantino durante o período estudado. A aula se baseará em seminários, tendo como referência as seguintes temáticas:
• Cultura bizantina;
• Política e guerra;
• Justiça e religião;
• Ciência bizantina;
• Arte bizantina.
Para a pesquisa, sugerimos que os alunos tomem como base os seguintes sites, sem, no entanto, limitarem-se a eles:
• http://www.suapesquisa.com/historia/imperiobizantino/
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Bizantino
Os alunos, assim, deverão ser divididos em cinco grupos, cada um responsável por uma temática supracitada. No Laboratório de Informática da instituição, proceder-se-á a uma pesquisa para que as temáticas sejam apresentadas em seguida, em sala de aula, para toda a turma em um seminário.
CONCLUSÃO
Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender as principais razões que levaram o Império Bizantino a sobreviver ao Império Romano do Ocidente. Compreenderá suas disputas com o Ocidente medieval e o mundo muçulmano, além de conhecer as principais estruturas do Império.
• http://axelhistoria.blogspot.com/2008/07/idade-mdia-oriental-bizantinos-e.html
• http://blog.educacional.com.br/fforcato/2008/04/02/p34810/
O professor deverá tomar como base de avaliação o texto produzido na primeira aula, além da participação do aluno durante os debates, os seminários e as discussões e sua desenvoltura e conhecimento do tema.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/02/2011
Cinco estrelasGostei das sugestões propostas, com certeza abril um leque de posiblidade para o meu trabalho em sala. Grata! Maria