13/01/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
No primeiro momento da aula, o professor distribuirá aos alunos a xerocópia do texto:
O mal "estar" do Sr Gerúndio
Dablio Vasconcelos
Depois de vários minutos ao telefone, finalmente sou atendido:
- Digite 1 para isso, 2 para aquilo, 3 para voltar às opções... blá, blá, blá...
Ufa!! Consegui!
Mereço o Prêmio Nobel da paciência!
Uma voz tão robotizada quanto a gravação me atende (era a famosa atendente da compainha):
-Bom dia, senhor! Em alguns instantes eu "vou estar" lhe encaminhando pro setor específico e eles "vão estar" lhe ajudando. O senhor "vai estar" aguardando na linha ou "posso estar" retornando a ligação, senhor?
Do lado de cá, eu respondo friamente (não tão frio quanto a atendente; ninguém é tão frio)!
- Sim! "Vou estar" aguardando na linha!
E enquanto espero, certamente vou ter muito tempo pra pensar e pensei mesmo:
Até quando esse maldito gerúndio vai estar (agora é sem aspas mesmo) enfiado na nossa língua? Assaltaram a gramática? Violentaram a métrica? É... meteram poesia na bagunça do dia a dia.
Em pleno século vinte e um, onde não há tempo a perder com palavras longas nas suas frases kilométricas, onde garotas e garotos inventam um novo idioma via mensagens instantâneas na internet (você virou "vc", também virou "tb" e assim vai...), as pessoas, num desespero frenético de enfeitar a nossa língua e demonstrar que têm o dom da palavra, enfiam esse maldito "vou estar" em tudo quanto é frase:
- Alô! O Sr ainda "vai estar" aguardando? - a moça com a voz de boneca da Estrela (lembram?) resolveu falar - Ainda "vou estar" tentando aqui, o senhor ainda "vai estar" aguardando ai?- Sim! "Vou estar" aguardando aqui.
Não vou ser injusto, dessa vez ela demorou apenas 4 minutos e trinta e dois segundos (eu contei), o que não representou nada diante dos 12 minutos anteriores de espera (e de pensamentos):
- Qual é mesmo o seu problema, senhor?
- Meu telefone fixo não funciona! Alguns amigos tentaram me ligar e só dá sinal de ocupado!
- De onde o senhor está ligando, senhor?
- Da casa da minha mãe. Somos vizinhos.
- Por acaso o senhor não deixou o aparelho fora do gancho ou mal encaixado, senhor?
- Claro que não! Que absurdo! Não sou tão idiota assim!
Irritado por ter minha inteligência questionada por uma senhorita que fala "vou estar" pelo menos umas duas vezes a cada frase, desliguei o telefone.
Fui pra casa contrariado e pra minha surpresa o maldito telefone estava mesmo fora do gancho, mal encaixado em seu repouso.
Pensei novamente. É... aquela mocinha pode até não entender nada da língua portuguesa (assim como eu) e muito menos conhece o Sr Gerúndio, mas de uma coisa ela entende: de telefone.
tu... tu... tu... tu... tu... tu...
Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/o-mal-estar-do-sr-gerundio
Após os alunos realizarem leitura silenciosa, o professor escolherá dois voluntários para realizar uma leitura dramatizada.
Ao final da leitura, o docente deverá questionar:
Realizada uma conversa inicial acerca das expressões no gerúndio para resgatar o conhecimento informal do aluno quanto ao uso desse recurso da língua, o professor introduzirá o gerúndio como uma das formas nominais do verbo que expressa ideia de algo em adamento não concluído ou completo, portanto, refere-se às ideias de movimento, progressão, duração, continuidade. Essa forma verbal é formada pela partícula -NDO unida ao verbo.
Atividade 2
O professor exibirá a reportagem que mostra como tema central o gerúndio:
http://www.youtube.com/watch?v=DLx0KEFI0hU
Em seguida, o professor polemizará:
Depois, mostrará o professor Pasquale falando sobre o gerúndio:
http://www.youtube.com/watch?v=HbZVcaCbKgQ
A partir dos vídeos, o professor deverá conversar com os alunos que o gerúndio usado excessivamente e, portanto, de maneira equivocada, data do fim da década de 90 quando os manuais de telemarketing foram mal traduzidos da língua inglesa, já que traduziam literalmente as expressões "I will be calling" ou "I am going to calling".
Mais informações em:
http://arlete2005.multiply.com/journal/item/7/GERUNDISMO
http://www.scribd.com/doc/7204136/AulaGerundismo-e-Gerundio
http://www.abstraducoes.com/noticias/Conversando-sobre-o-gerundio
Depois de assistido ao vídeo, os alunos receberão folhas xerocopiadas do texto "O Gerúndio é só o pretexto", de Luiz Costa Pereira Júnior.
Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=10887
Após leitura silenciosa, o professor pedirá um resumo do texto a partir do seguinte ponto:
Atividade 3
Depois do resumo pronto, os alunos terão maior condição para brincar com a CAIXA ARGUMENTATIVA. O professor dividirá a turma em duas equipes. Essa brincadeira deve ser realizada da seguinte maneira:
Essa atividade propicia verificar se de fato os alunos entenderam o fenômeno estudado.
Importante: professor, exija de seus alunos uma leitura atenta e um resumo bem articulado do texto dado anteriormente para que eles consigam munir-se de argumentos para contra-argumentar.
Para apreciação do professor:
http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=10887
http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/grupos/linguistica_comparada/equipa/marialobo/apl2001.pdf
Os alunos serão avaliados na última atividade da aula quando terão de contra-argumentar os argumentos favoráveis ou contrários ao uso do gerúndio. Nesse momento, é possível verificar a aprendizagem do aluno com relação ao assunto trabalhado em sala.
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