Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quando o gerúndio torna-se vilão

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o gerúndio como possibilidade da língua.
  • Analisar casos de emprego do gerúndio.
  • Identificar problemas no uso do gerúndio.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Verbo.
  • Formas nominais do verbo.
  • Período composto.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • produção de texto;
  • dinâmica coletiva (contra-argumentação);
  • discussão oral.

Recursos:

  • multimídia;
  • caixa;
  • folhas xerocopiadas.

Aula 1

Atividade 1

No primeiro momento da aula, o professor distribuirá aos alunos a xerocópia do texto:

O mal "estar" do Sr Gerúndio

Dablio Vasconcelos

Depois de vários minutos ao telefone, finalmente sou atendido:

- Digite 1 para isso, 2 para aquilo, 3 para voltar às opções... blá, blá, blá...

Ufa!! Consegui!

Mereço o Prêmio Nobel da paciência!

Uma voz tão robotizada quanto a gravação me atende (era a famosa atendente da compainha):

-Bom dia, senhor! Em alguns instantes eu "vou estar" lhe encaminhando pro setor específico e eles "vão estar" lhe ajudando. O senhor "vai estar" aguardando na linha ou "posso estar" retornando a ligação, senhor?

Do lado de cá, eu respondo friamente (não tão frio quanto a atendente; ninguém é tão frio)!

- Sim! "Vou estar" aguardando na linha!

E enquanto espero, certamente vou ter muito tempo pra pensar e pensei mesmo:

Até quando esse maldito gerúndio vai estar (agora é sem aspas mesmo) enfiado na nossa língua? Assaltaram a gramática? Violentaram a métrica? É... meteram poesia na bagunça do dia a dia.

Em pleno século vinte e um, onde não há tempo a perder com palavras longas nas suas frases kilométricas, onde garotas e garotos inventam um novo idioma via mensagens instantâneas na internet (você virou "vc", também virou "tb" e assim vai...), as pessoas, num desespero frenético de enfeitar a nossa língua e demonstrar que têm o dom da palavra, enfiam esse maldito "vou estar" em tudo quanto é frase:

- Alô! O Sr ainda "vai estar" aguardando? - a moça com a voz de boneca da Estrela (lembram?) resolveu falar - Ainda "vou estar" tentando aqui, o senhor ainda "vai estar" aguardando ai?- Sim! "Vou estar" aguardando aqui.

Não vou ser injusto, dessa vez ela demorou apenas 4 minutos e trinta e dois segundos (eu contei), o que não representou nada diante dos 12 minutos anteriores de espera (e de pensamentos):

- Qual é mesmo o seu problema, senhor?

- Meu telefone fixo não funciona! Alguns amigos tentaram me ligar e só dá sinal de ocupado!

- De onde o senhor está ligando, senhor?

- Da casa da minha mãe. Somos vizinhos.

- Por acaso o senhor não deixou o aparelho fora do gancho ou mal encaixado, senhor?

- Claro que não! Que absurdo! Não sou tão idiota assim!

Irritado por ter minha inteligência questionada por uma senhorita que fala "vou estar" pelo menos umas duas vezes a cada frase, desliguei o telefone.

Fui pra casa contrariado e pra minha surpresa o maldito telefone estava mesmo fora do gancho, mal encaixado em seu repouso.

Pensei novamente. É... aquela mocinha pode até não entender nada da língua portuguesa (assim como eu) e muito menos conhece o Sr Gerúndio, mas de uma coisa ela entende: de telefone.

tu... tu... tu... tu... tu... tu...

Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/o-mal-estar-do-sr-gerundio 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.reporternet.jor.br/wp-content/uploads/2010/11/gerundio.jpg&imgrefurl=http://www.reporternet.jor.br/gerundio-foi-banido-do-distrito-federal/&usg=__IjuxpFZ2CohwQ9YjfcqGGUXk3pM=&h=320&w=286&sz=19&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=3tNsPZfUyNDs6M:&tbnh=132&tbnw=118&prev=/images%3Fq%3Dger%25C3%25BAndio%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1007%26bih%3D348%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=121&vpy=16&dur=1063&hovh=237&hovw=212&tx=123&ty=170&ei=EWAKTbiRAoOBlAeFy-y7Aw&oei=EWAKTbiRAoOBlAeFy-y7Aw&esq=1&page=1&ndsp=10&ved=1t:429,r:0,s:0 

Após os alunos realizarem leitura silenciosa, o professor escolherá dois voluntários para realizar uma leitura dramatizada.

Ao final da leitura, o docente deverá questionar:

  • O que chama a atenção de vocês neste texto?
  • Vocês concordam com a opinião do narrador de que a atendente não entende nada de português? Por quê?
  • O uso das expressões "vou estar lhe encaminhando", "vão estar lhe ajudando", "Vou estar aguardando" expressa alguma ideia? Qual?
  • Para vocês qual o equívoco em relação ao uso dessas expressões?

Realizada uma conversa inicial acerca das expressões no gerúndio para resgatar o conhecimento informal do aluno quanto ao uso desse recurso da língua, o professor introduzirá o gerúndio como uma das formas nominais do verbo que expressa ideia de algo em adamento não concluído ou completo, portanto, refere-se às ideias de movimento, progressão, duração, continuidade. Essa forma verbal é formada pela partícula -NDO unida ao verbo.

Atividade 2

O professor exibirá a reportagem que mostra como tema central o gerúndio:

http://www.youtube.com/watch?v=DLx0KEFI0hU 

Em seguida, o professor polemizará:

  • A reportagem trata o gerúndio como mais uma forma verbal? Se não, como ele é tratado? Analise criticamente o vídeo.

Depois, mostrará o professor Pasquale falando sobre o gerúndio:

http://www.youtube.com/watch?v=HbZVcaCbKgQ 

A partir dos vídeos, o professor deverá conversar com os alunos que o gerúndio usado excessivamente e, portanto, de maneira equivocada, data do fim da década de 90 quando os manuais de telemarketing foram mal traduzidos da língua inglesa, já que traduziam literalmente  as expressões "I will be calling" ou "I am going to calling".

Mais informações em:

http://arlete2005.multiply.com/journal/item/7/GERUNDISMO 

http://www.scribd.com/doc/7204136/AulaGerundismo-e-Gerundio 

http://www.abstraducoes.com/noticias/Conversando-sobre-o-gerundio 

Depois de assistido ao vídeo, os alunos receberão folhas xerocopiadas do texto "O Gerúndio é só o pretexto", de Luiz Costa Pereira Júnior.

Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=10887 

Após leitura silenciosa, o professor pedirá um resumo do texto a partir do seguinte ponto:

  • Explique o ponto de vista defendido no texto sobre o uso do gerúndio: sua simulação de formalidade e  seu descompromisso em relação à palavra dada.

Atividade 3

Depois do resumo pronto, os alunos terão maior condição para brincar com a CAIXA ARGUMENTATIVA. O professor dividirá a turma em duas equipes. Essa brincadeira deve ser realizada da seguinte maneira:

  1. A sala é dividida em duas equipes: uma a favor do gerúndio e outra contra o gerúndio (Essa divisão se dará somente no início da brincadeira para a escrita equilibrada de argumentos contrários e favoráveis).
  2. Cada aluno de cada equipe escreve em uma tira de papel um argumento para a defesa ou o ataque ao gerúndio.
  3. Depois dos argumentos colocados na caixa, ela deve passar de mão em mão e cada aluno deve retirar dela um argumento e contra-argumentar, ou seja, o aluno deverá justamente defender o ponto de vista contrário ao argumento escrito no papel (mesmo que não seja o ponto de vista dele sobre o assunto).

Essa atividade propicia verificar se de fato os alunos entenderam o fenômeno estudado.

Importante: professor, exija de seus alunos uma leitura atenta e um resumo bem articulado do texto dado anteriormente para que eles consigam munir-se de argumentos para contra-argumentar.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados na última atividade da aula quando terão de contra-argumentar os argumentos favoráveis ou contrários ao uso do gerúndio. Nesse momento, é possível verificar a aprendizagem do aluno com relação ao assunto trabalhado em sala.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.