Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Queimada: um jogo diferente na Escola.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

André Edson Jabur, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre situações de violência e discriminação presente nos jogos de queimada;   

Propor mudanças nas regras do jogo de queimada para que o mesmo torne mais inclusivo e lúdico;   

Avaliar se as propostas de mudanças contribuíram para minimizar as questões de violência, discriminação e participação no jogo de queimada.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário nenhum conhecimento prévio para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1   

Reunir os alunos na quadra e propor a realização de um jogo de queimada, porém, antes de iniciar o jogo, o professor deve:

  1. Perguntar se algum aluno conhece esse jogo.
  2. Caso algum aluno conheça o jogo, solicitar que explique suas regras.
  3. Definir quais regras serão utilizadas pelo grupo para jogar a queimada na aula de hoje.
  4. Informar que para jogar queimada é necessário ter uma bola de borracha ou de voleibol e um espaço retangular de aproximadamente 18m por 9m, sendo dividido ao meio.

Exemplo de quadra de queimada:

Disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/queimada-2.gif. Acesso em 15/12/2010.

Como é o jogo de queimada: 

Não existe um limite de número de jogadores para cada equipe.

Para começar o jogo, os jogadores de uma equipe ficam de um lado do campo e um dos jogadores deverá ficar na linha de fundo do campo da equipe adversária.

O jogo consiste em arremessar a bola ao campo adversário para acertar, queimar ou carimbar o jogador da equipe adversária.

O arremesso tem que ser de tal maneira que, ao acertar o jogador, nenhuma pessoa de sua equipe tenha condições de pegar essa bola antes que ela toque no solo.

O objetivo do jogo é de queimar ou carimbar o maior número de jogadores possíveis, eliminando-os do campo de jogo.

Eles deverão ficar no espaço ao fundo da equipe adversária.

Quem for queimado deverá ficar no “cemitério da sua equipe”, conforme mostra a imagem acima.

Vence a equipe que conseguir queimar o maior número de jogadores adversário durante certo tempo ou que queimar todos os jogadores adversários.

Mais informações sobre o jogo de queimada e suas regras básicas, acessar os sites:   

LOPES, P. Jogo de queimada. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/jogo-queimada.htm. Acesso em 14/12/2010.

Queimada. Alô escola. Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-queimada.htm. Acesso em 14/12/2010.

Após os esclarecimentos, dividir a turma dos alunos em dois grupos, repassar quais serão as regras a serem respeitadas e iniciar o jogo de queimada.   

Ao final da aula, entregar aos alunos por escrito as perguntas abaixo e solicitar que respondam em casa e tragam na próxima aula:

  1. Alguém se machucou jogando queimada?
  2. Em sua opinião, este jogo é violento? Sim ou não? Por quê?
  3. Se a sua resposta for sim, o que sugere para que esse jogo seja menos violento?

Aula 2

Retomar com os alunos as respostas das perguntas entregue na aula anterior e respondidas em casa.

Registrar as respostas dos alunos no quadro.

Caso os alunos não tragam nenhuma proposta, sugerir que seja incluída a seguinte proposta para que o jogo de queimada seja menos violento - a única parte do corpo que pode ser queimada durante o jogo é a palma da mão. Assim, se a bola arremessada tocar na palma da mão do jogador adversário e tocar no solo, não elimina esse jogador.O jogador só será queimado se a bola tocar em qualquer outra parte do corpo. Assim, os jogadores poderão utilizar sua palma da mão para se defenderem, sem correr o risco de ser queimado.

Após a turma de alunos aprovarem as propostas apresentadas, iniciar o jogo.

Ao final do jogo, reunir com os alunos numa rodinha e avaliar se as alterações propostas minimizaram a violência e o risco de machucar dos jogadores.

Solicitar que os alunos em casa reflitam sobre as questões abaixo, apresentando sua opinião na próxima aula:   

  1. Todos participaram do jogo de queimada o tempo todo?
  2. O que é necessário fazer para que nenhum aluno saia do jogo antes que ele acabe?     

Disponível em: http://bebe.abril.com.br/canais/dican/imagens/brincadeira-queimada.jpg. Acesso em 15/12/2010.      

Aula 3

Iniciar a aula conversando com os alunos sobre as perguntas da aula anterior e registrar no quadro, as propostas dos alunos relacionadas com as alterações necessárias para minimizar a exclusão dos jogadores durante a realização do jogo de queimada.

Frente às propostas dos alunos, incluir a seguinte proposta: “a de criar poderes diferentes para os jogadores”. Essa proposta tem como objetivo criar situações estratégicas para serem observadas durante o jogo.

Sugestões de poderes para os jogadores de cada equipe:

  1. Capitão da equipe: é o mais poderoso, deve ser protegido pela equipe. É o único que pode queimar qualquer jogador sem ser eliminado, inclusive o “espião” e o “coringa” enviando-os para o “cemitério”.
  2. Espião: é o que tem menor poder, mas é o único que tem o poder de queimar o “capitão da equipe” e vencer o jogo.
  3. Coringa: ele tem carta branca, ou seja, pode queimar todo mundo (com exceção do “capitão”) e não pode ser queimado por ninguém (com exceção do “capitão” e do “arremessador”). Quem o queimar, vai para o “cemitério”.
  4. Arremessador: além do “capitão”, é o único que pode queimar o “coringa” e enviá-lo para o “cemitério”.

Antes de começar o jogo, os jogadores de cada equipe deverão se reunir e definir quem assumirá cada papel e o respectivo poder. A definição dos jogadores não poderá ser informada para a outra equipe.

Após a apreciação das propostas apresentadas, submetê-las a aprovação do grupo e iniciar o jogo com as alterações aprovadas.   

Ao final do jogo, avaliar se as alterações propostas melhoraram ou não, a participação e envolvimento dos jogadores.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_EAzTTCPtYeE/SwVMYXgwxQI/AAAAAAAAAhI/5Av29r4LNiI/s1600/JIB+017.jpg. Acesso em: 15/12/2010.

Aula 4

Reunir os alunos na sala de aula em grupos de quatro componentes para realizar a seguinte tarefa:

  1. Comparar os três jogos de queimada realizados nas aulas e identificar quais  os sentimentos dos alunos com relação aos mesmos; 2.
  2. Avaliar quais alterações propostas pelos alunos favoreceram uma maior participação dos alunos no jogo de queimada;
  3. Avaliar quais foram as alterações que contribuíram para  minimizaram a violência e o risco de machucar durante o jogo de queimada;
  4. Construir coletivamente, numa cartolina ou papel Kraft, um desenho que expresse os momentos do jogo que proporcionaram maior prazer ao grupo.

Com auxílio dos alunos fixar as cartolinas de cada grupo no local reservado para exposição na escola. 

Recursos Complementares

WEKIPÉDIA. Queimada – jogo. 12 dez. 2010. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada_(jogo). Acesso em 14/12/2010.   

RODRIGUES, C. Jogos com variações de regras. Nova Escola.  236 ed., out. 2010. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/jogos-variacoes-regras-602347.shtml. Acesso em 14/12/2010.   

Queimada ou queimado. Disponível em: http://www.jangadabrasil.com.br/janeiro29/ca29010c.htm. Acesso em 14/12/2010.

Avaliação

A avaliação está presente nos diversos momentos da aula, através das estratégias que oportunizam a discussão e a reflexão do aluno, individual e em grupo, assim como nos momentos de definição das regras e vivência do jogo de queimada.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gabriela, Instituto estadual de educação , Minas Gerais - disse:
    gabi-gomes2000@hotmail.com

    17/06/2011

    Cinco estrelas

    Oi meu nome é Gabriela ue acho que violencia com esporte e jogo de queimada não da serto é por isso quero saber a sua opinião... Na escola quando a gente vai jogar queimada a gente faz meninas contra meninos e os meninos choga forte e acaba machucando as meninas tem uma menina que hoje levou uma bolada na perna... Como posso fazer para os meninos jogarem mais fraco?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.