12/01/2011
André Edson Jabur, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Refletir sobre situações de violência e discriminação presente nos jogos de queimada;
Propor mudanças nas regras do jogo de queimada para que o mesmo torne mais inclusivo e lúdico;
Avaliar se as propostas de mudanças contribuíram para minimizar as questões de violência, discriminação e participação no jogo de queimada.
Não será necessário nenhum conhecimento prévio para esta aula.
Reunir os alunos na quadra e propor a realização de um jogo de queimada, porém, antes de iniciar o jogo, o professor deve:
Exemplo de quadra de queimada:
Disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/queimada-2.gif. Acesso em 15/12/2010.
Como é o jogo de queimada:
Não existe um limite de número de jogadores para cada equipe.
Para começar o jogo, os jogadores de uma equipe ficam de um lado do campo e um dos jogadores deverá ficar na linha de fundo do campo da equipe adversária.
O jogo consiste em arremessar a bola ao campo adversário para acertar, queimar ou carimbar o jogador da equipe adversária.
O arremesso tem que ser de tal maneira que, ao acertar o jogador, nenhuma pessoa de sua equipe tenha condições de pegar essa bola antes que ela toque no solo.
O objetivo do jogo é de queimar ou carimbar o maior número de jogadores possíveis, eliminando-os do campo de jogo.
Eles deverão ficar no espaço ao fundo da equipe adversária.
Quem for queimado deverá ficar no “cemitério da sua equipe”, conforme mostra a imagem acima.
Vence a equipe que conseguir queimar o maior número de jogadores adversário durante certo tempo ou que queimar todos os jogadores adversários.
Mais informações sobre o jogo de queimada e suas regras básicas, acessar os sites:
LOPES, P. Jogo de queimada. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/jogo-queimada.htm. Acesso em 14/12/2010.
Queimada. Alô escola. Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-queimada.htm. Acesso em 14/12/2010.
Após os esclarecimentos, dividir a turma dos alunos em dois grupos, repassar quais serão as regras a serem respeitadas e iniciar o jogo de queimada.
Ao final da aula, entregar aos alunos por escrito as perguntas abaixo e solicitar que respondam em casa e tragam na próxima aula:
Retomar com os alunos as respostas das perguntas entregue na aula anterior e respondidas em casa.
Registrar as respostas dos alunos no quadro.
Caso os alunos não tragam nenhuma proposta, sugerir que seja incluída a seguinte proposta para que o jogo de queimada seja menos violento - a única parte do corpo que pode ser queimada durante o jogo é a palma da mão. Assim, se a bola arremessada tocar na palma da mão do jogador adversário e tocar no solo, não elimina esse jogador.O jogador só será queimado se a bola tocar em qualquer outra parte do corpo. Assim, os jogadores poderão utilizar sua palma da mão para se defenderem, sem correr o risco de ser queimado.
Após a turma de alunos aprovarem as propostas apresentadas, iniciar o jogo.
Ao final do jogo, reunir com os alunos numa rodinha e avaliar se as alterações propostas minimizaram a violência e o risco de machucar dos jogadores.
Solicitar que os alunos em casa reflitam sobre as questões abaixo, apresentando sua opinião na próxima aula:
Disponível em: http://bebe.abril.com.br/canais/dican/imagens/brincadeira-queimada.jpg. Acesso em 15/12/2010.
Iniciar a aula conversando com os alunos sobre as perguntas da aula anterior e registrar no quadro, as propostas dos alunos relacionadas com as alterações necessárias para minimizar a exclusão dos jogadores durante a realização do jogo de queimada.
Frente às propostas dos alunos, incluir a seguinte proposta: “a de criar poderes diferentes para os jogadores”. Essa proposta tem como objetivo criar situações estratégicas para serem observadas durante o jogo.
Sugestões de poderes para os jogadores de cada equipe:
Antes de começar o jogo, os jogadores de cada equipe deverão se reunir e definir quem assumirá cada papel e o respectivo poder. A definição dos jogadores não poderá ser informada para a outra equipe.
Após a apreciação das propostas apresentadas, submetê-las a aprovação do grupo e iniciar o jogo com as alterações aprovadas.
Ao final do jogo, avaliar se as alterações propostas melhoraram ou não, a participação e envolvimento dos jogadores.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_EAzTTCPtYeE/SwVMYXgwxQI/AAAAAAAAAhI/5Av29r4LNiI/s1600/JIB+017.jpg. Acesso em: 15/12/2010.
Reunir os alunos na sala de aula em grupos de quatro componentes para realizar a seguinte tarefa:
Com auxílio dos alunos fixar as cartolinas de cada grupo no local reservado para exposição na escola.
WEKIPÉDIA. Queimada – jogo. 12 dez. 2010. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada_(jogo). Acesso em 14/12/2010.
RODRIGUES, C. Jogos com variações de regras. Nova Escola. 236 ed., out. 2010. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/jogos-variacoes-regras-602347.shtml. Acesso em 14/12/2010.
Queimada ou queimado. Disponível em: http://www.jangadabrasil.com.br/janeiro29/ca29010c.htm. Acesso em 14/12/2010.
A avaliação está presente nos diversos momentos da aula, através das estratégias que oportunizam a discussão e a reflexão do aluno, individual e em grupo, assim como nos momentos de definição das regras e vivência do jogo de queimada.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/06/2011
Cinco estrelasOi meu nome é Gabriela ue acho que violencia com esporte e jogo de queimada não da serto é por isso quero saber a sua opinião... Na escola quando a gente vai jogar queimada a gente faz meninas contra meninos e os meninos choga forte e acaba machucando as meninas tem uma menina que hoje levou uma bolada na perna... Como posso fazer para os meninos jogarem mais fraco?