14/01/2011
Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Identificar e vivenciar atividades da dança que fazem parte do seu cotidiano.
Reproduzir e apresentar movimentos coreógrafos de determinados estilos à comunidade escolar.
Discutir sobre a questão do gênero, relacionando-a com a história da dança e com os diferentes estilos presentes na sociedade atual.
Não será necessário nenhum conhecimento prévio para esta aula.
Encontrar com os alunos na sala de aula e iniciar um diálogo falando sobre a possibilidade de dançar na escola.
Propor algumas questões que favoreçam a discussão e identificação do nível de interesse do grupo diante desse conteúdo:
Registrar as respostas dos alunos em uma folha para favorecer a organização das próximas aulas.
Nesse sentido, o professor deve registrar:
Terminada essa conversa, o professor organizará grupos de trabalho, respeitando a música de preferência de cada grupo de alunos, ou seja, os alunos vão se reunir em função da música que querem dançar.
Nesse momento é importante que:
Organizado os grupos, dividir tarefas no sentido de que cada um deles se responsabilize por trazer para a próxima aula, a música escolhida.
Disponível em: http://vindarr.files.wordpress.com/2008/11/luciaurearupestre.jpg. Acesso em 15/12/2010.
Para essa aula, o professor deverá preparar quantos espaços forem necessários para garantir que todos os grupos possam preparar sua coreografia a ser apresentada para os colegas. Com esse objetivo, o professor deverá:
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_e1H9n-cjnTw/Swq2MQeqfmI/AAAAAAAAAyY/EPTq16cMx3k/s1600/danca.JPG. Acesso em 15/12/2010.
Reunir os alunos numa rodinha e avaliar verbalmente o processo vivenciado. Sugestões de questionamentos:
Ao término desses questionamentos, convidar os alunos para assistir um vídeo sobre a história da dança. Sugestões de vídeos:
A Origem da Dança. 02 abr. 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rOovXbgpOHQ. Acesso 15/12/2010.
Breve historia de la danza.wmv. 4 dez. 2008. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sa9BxwWJd_Y&feature=related. Acesso em 15/12/2010.
Ao assistir o vídeo, o professor solicitará aos alunos que observem as seguintes questões:
O professor deverá relacionar o vídeo apresentado com as apresentações dos grupos. Para isso, converse com seus alunos e solicite que respondam por escrito ou desenho, as seguintes questões:
É importante, que durante essa conversa o professor ressalte:
Informar aos alunos, que na próxima aula iremos fazer um livrinho contanto sobre a história da dança e a história de seu grupo dançando.
Sugestões de textos para auxiliar o professor nessa discussão:
NEPECC. A respeito da dança na aula de educação física. In: Conteúdos de ensino da educação física escolar: elementos introdutórios. Uberlândia: NEPECC/UFU. 1996-1997. p. 8-10. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/325_Conteudos.pdf. Acesso em 14/12/2010.
Solicitar aos alunos que construam um livrinho contanto sobre a história da dança e a história de seu grupo dançando.
Disponibilizar os materiais necessários para a construção do livrinho (papel sulfite, tesoura, lápis de cor e/ou canetinhas, tesoura, etc.).
Depois de prontos, o professor deverá organizar um momento de apresentação para todos os colegas e familiares.
Artigos:
BARROS, J. A dança. Disponível em: http://www.brasilescola.com/artes/danca.htm. Acesso em 15/12/2010.
EDUCACIONAL. Dança na Escola. Disponível em: http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/educadores/educadores22.asp. Acesso em 14/10/2010.
GARIBA, C. M. S. Dança escolar: uma linguagem possível na Educação Física. Revista Digital. Buenos Aires. ano 10, n. 85. Jun. 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd85/danca.htm. Acesso em: 05/12/10.
História dos ritmos. Disponível em: http://www.palladino.com.br/site_historia-print.htm. Acesso em: 05/12/10.
PAULO, P. de S. A dança na escola: a arte que comunica, esxpressa e transforma. VII ENFEFE – Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. Universidade Federal Fluminense: Niterói. 2004. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/a-danca-escola-arte-que-comunica-expressa-transforma. Acesso em 14/10/2010.
Sugestões de Vídeos:
Jovens enfrentam preconceito e participam de projeto de bailarinos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WXN6HpYuTI0. Acesso em: 14/12/10.
A avaliação dos alunos será realizada em cada aula.
O importante, é que o foco maior da avaliação, priorize as aulas 5 e 6, quando os alunos estarão avaliando a coreografia construída pelo grupo e discutindo sobre a questão de gênero, relacionando-a com a história da dança e com os diferentes estilos presentes na sociedade atual.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!