Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A questão de gênero na dança.

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e vivenciar atividades da dança que fazem parte do seu cotidiano.

Reproduzir e apresentar movimentos coreógrafos de determinados estilos à comunidade escolar.

Discutir sobre a questão do gênero, relacionando-a com a história da dança e com os diferentes estilos presentes na sociedade atual.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário nenhum conhecimento prévio para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1   

Encontrar com os alunos na sala de aula e iniciar um diálogo falando sobre a possibilidade de dançar na escola.

Propor algumas questões que favoreçam a discussão e identificação do nível de interesse do grupo diante desse conteúdo:

  1. Que tipo de dança vocês conhecem?
  2. Quem de vocês tem o hábito de dançar?
  3. Onde dançam?
  4. Quais as músicas vocês escolheriam para dançar na escola?

Registrar as respostas dos alunos em uma folha para favorecer a organização das próximas aulas.

Nesse sentido, o professor deve registrar:

  1. Os tipos de dança que os alunos conhecem.
  2. As músicas escolhidas por eles para dançar.

Terminada essa conversa, o professor organizará grupos de trabalho, respeitando a música de preferência de cada grupo de alunos, ou seja, os alunos vão se reunir em função da música que querem dançar.

Nesse momento é importante que:

  1. O aluno escolha que música quer dançar, ficando em segundo plano, a quantidade de alunos que comporão o grupo.
  2. O professor tenha consciência de que as músicas e coreografias veiculadas pela mídia estarão presentes no universo de músicas escolhidas pelos alunos.   

Organizado os grupos, dividir tarefas no sentido de que cada um deles se responsabilize por trazer para a próxima aula, a música escolhida.

Disponível em: http://vindarr.files.wordpress.com/2008/11/luciaurearupestre.jpg. Acesso em 15/12/2010.

Aula 2, 3 e 4   

Para essa aula, o professor deverá preparar quantos espaços forem necessários para garantir que todos os grupos possam preparar sua coreografia a ser apresentada para os colegas. Com esse objetivo, o professor deverá:

  1. Destinar um aparelho de som para cada grupo. Caso sua escola não tenha, faça um revezamento dos aparelhos de som com todos os grupos, destinando um aparelho para 2 ou 3 grupos.
  2. Reservar um espaço que favoreça o desenvolvimento e acompanhamento do trabalho dos grupos.
  3. Reunir em CDs, pen-drives ou outra ferramenta, as músicas escolhidas pelos alunos que serão utilizadas nessa aula. Sugestões de sites de músicas: www.vagalume.com.br/ e http://musica.uol.com.br/ (Acesso em 05/12/2010).
  4. Informar aos alunos que terão duas aulas para preparar a sequência de movimentos que acompanharão o ritmo da música escolhida. Nesse momento, os grupos não terão a obrigatoriedade de preparar o espaço em que será apresentado.
  5. Se perceber que algum grupo não está conseguindo reproduzir os movimentos coreográficos, sugerir ao grupo que se oriente pelo ritmo ou pela letra da música, para criar a combinação de movimentos que serão apresentados.
  6. Realizar a apresentação de cada grupo para os demais colegas da turma.
  7. Informar que a próxima aula será realizada na sala de vídeo.

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_e1H9n-cjnTw/Swq2MQeqfmI/AAAAAAAAAyY/EPTq16cMx3k/s1600/danca.JPG. Acesso em 15/12/2010.

Aula 5 e 6

Reunir os alunos numa rodinha e avaliar verbalmente o processo vivenciado. Sugestões de questionamentos:

  1. O que você achou da apresentação de seu grupo?
  2. A música que seu grupo apresentou fala sobre o quê?
  3. O que você achou da apresentação dos outros grupos? Explique.
  4. Qual estilo, música, grupo você mais gostou? Por quê?
  5. Do que você não gostou?
  6. Como foi sua participação?   

Ao término desses questionamentos, convidar os alunos para assistir um vídeo sobre a história da dança. Sugestões de vídeos:

A Origem da Dança. 02 abr. 2010. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rOovXbgpOHQ. Acesso 15/12/2010.

Breve historia de la danza.wmv. 4 dez. 2008. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sa9BxwWJd_Y&feature=related. Acesso em 15/12/2010.

Ao assistir o vídeo, o professor solicitará aos alunos que observem as seguintes questões:

  1. Sobre o que fala o vídeo?
  2. Quem dança? (homens e/ou mulheres)
  3. Por que se dança?
  4. Como a dança está presente no mundo?
  5. Quais estilos de dança estão presentes no vídeo?
  6. O que existe de igual entre eles?

O professor deverá relacionar o vídeo apresentado com as apresentações dos grupos. Para isso, converse com seus alunos e solicite que respondam por escrito ou desenho, as seguintes questões:

  1. O que você entende por dança?
  2. O que a dança nos ensina?
  3. Existe alguma relação entre as danças que apresentamos e a dança presente no vídeo que assistimos?

É importante, que durante essa conversa o professor ressalte:

  1. As questões voltadas para a relação entre a origem da dança e o contexto histórico em que está inserida;
  2. Os significados e valores que estão presentes em cada manifestação de determinada cultura;
  3. A presença de homens dançando em várias culturas e lugares.

 

Informar aos alunos, que na próxima aula iremos fazer um livrinho contanto sobre a história da dança e a história de seu grupo dançando.

Sugestões de textos para auxiliar o professor nessa discussão:   

NEPECC. A respeito da dança na aula de educação física. In: Conteúdos de ensino da educação física escolar: elementos introdutórios. Uberlândia: NEPECC/UFU. 1996-1997. p. 8-10. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/325_Conteudos.pdf. Acesso em 14/12/2010.

Aula 7

Solicitar aos alunos que construam um livrinho contanto sobre a história da dança e a história de seu grupo dançando.

Disponibilizar os materiais necessários para a construção do livrinho (papel sulfite, tesoura, lápis de cor e/ou canetinhas, tesoura, etc.).

Depois de prontos, o professor deverá organizar um momento de apresentação para todos os colegas e familiares.         

Recursos Complementares

Artigos:   

BARROS, J. A dança. Disponível em: http://www.brasilescola.com/artes/danca.htm. Acesso em 15/12/2010.   

EDUCACIONAL. Dança na Escola. Disponível em: http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/educadores/educadores22.asp. Acesso em 14/10/2010.   

GARIBA, C. M. S. Dança escolar: uma linguagem possível na Educação Física. Revista Digital. Buenos Aires. ano 10, n. 85. Jun. 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd85/danca.htm. Acesso em: 05/12/10.

História dos ritmos. Disponível em: http://www.palladino.com.br/site_historia-print.htm. Acesso em: 05/12/10.

PAULO, P. de S. A dança na escola: a arte que comunica, esxpressa e transforma. VII ENFEFE – Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. Universidade Federal Fluminense: Niterói. 2004. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/a-danca-escola-arte-que-comunica-expressa-transforma. Acesso em 14/10/2010.     

Sugestões de Vídeos:   

Jovens enfrentam preconceito e participam de projeto de bailarinos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WXN6HpYuTI0. Acesso em: 14/12/10.             

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada em cada aula.

O importante, é que o foco maior da avaliação, priorize as aulas 5 e 6, quando os alunos estarão avaliando a coreografia construída pelo grupo e discutindo sobre a questão de gênero, relacionando-a com a história da dança e com os diferentes estilos presentes na sociedade atual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.