14/01/2011
Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Identificar um estilo musical que tenha em suas músicas, letras e mensagens que retratem os contextos sociais do mundo do trabalho, da escola, da vida;
Criar coletivamente uma sequência de movimentos que explicite a mensagem presente na música;
Preparar e apresentar uma coreografia e cenografia.
Não será necessário nenhum conhecimento prévio para esta aula.
O professor deverá informar aos alunos que a primeira aula sobre dança será realizada no Laboratório de Informática. Para essa aula, o professor deverá reservar um data show, um computador e um pen drive para armazenar as pesquisas realizadas pelos alunos.
1º Momento:
No Laboratório de Informática, solicitar que os alunos se agrupem em trios e informar, que terão 15 minutos para pesquisar na internet, um vídeo do estilo de dança de que mais gostam.
Sugestões de sites que informam sobre os diferentes estilos de dança:
CARARO, A. Estilo de dança. Estadão Estadinho. 26 jun. 2010. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2010/06/26/estilos-de-danca/. Acesso em 15/12/2010.
Tipos de dança. Disponível em: http://007blog.net/tipos-de-danca/. Acesso em 15/12/2010.
Sugestões de sites para pesquisar vídeos sobre os diferentes estilos de dança:
Google vídeos. Disponível em: http://video.google.com.br/?hl=pt-br&tab=wv. Acesso em 15/12/2010.
YouTube. Disponível em: http://www.youtube.com. Acesso em 15/12/2010.
Se perceber que algum grupo não está conseguindo encontrar nenhum vídeo sobre os diferentes estilos de dança, sugerir os seguintes sites:
Forró: disponível em: http://www.pauloaguiar.com/videoshowforro.html. Acesso em: 5/12/10.
Samba: Disponível em: http://www.pauloaguiar.com/videoshowgafieira.html. Acesso em: 5/12/10.
Rock: Disponível em: http://www.pauloaguiar.com/videoshowrockjoanopoles.html. Acesso em: 5/12/10.
Axé: Disponível em: http://www.pauloaguiar.com/videoshowaxemilho.html. Acesso em: 5/12/10.
Caso a escola não tenha Laboratório de Informática, o professor deverá preparar um DVD ou fita cassete com diferentes estilos de dança ou ritmos de música e solicitar que os alunos escolham um, para realizar o segundo momento de aula.
Apresentação de grupos de trabalho dos 4º anos sobre a dança na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Novembro de 2010.
2º Momento:
Solicitar a cada trio, que apresente o vídeo pesquisado.Ao assistir o vídeo, os demais colegas deverão identificar o que os estilos têm em comum, o que apresentam de diferente e quais são os elementos que constituem a dança.
Para auxiliar os alunos nesse processo de identificação, o professor entregará a cada trio, uma folha contendo o seguinte roteiro de observação:
A) Durante a mostra dos vídeos, observe como os três elementos que constituem a dança estão presentes no estilo apresentado:
Ao final de cada apresentação, o professor deverá analisar e avaliar com os alunos, cada vídeo apresentado e refletir criticamente sobre:
Algumas perguntas poderão orientar este momento:
A partir desta vivência, a turma escolherá um estilo musical. Depois dessa escolha, o professor deverá:
Sugestão de site para pesquisar sobre as letras de música: http://letras.terra.com.br/ (Acesso em 15/12/2010).
Sugestões de letras de músicas que retratam os temas:
Letra 1: Disponível em: http://letras.terra.com.br/o-rappa/1315552/. Acesso em: 05/12/10.
Letra 2: Disponível em: http://letras.terra.com.br/elis-regina/424148/. Acesso em: 05/12/10.
Letra 3: Disponível em: http://vidaboa.victoreleo.letrasdemusicas.com.br/. Acesso em: 05/12/10.
Letra 4: Disponível em: http://letras.terra.com.br/jorge-palma/511900/. Acesso em: 05/12/10.
Letra 5: Disponível em: http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/96732/. Acesso em: 05/12/10.
Reúna os grupos em um espaço amplo e arejado, reserve um ou mais aparelhos de som, ou faça uma escala para uso, para que cada grupo analise a mensagem da letra de forma crítica e de como poderão reproduzi-la na coreografia.
Cada grupo deverá trabalhar em coletivo e dar sugestão na criação dos movimentos, para expressarem de forma clara a letra escolhida. Peça para que os alunos se entreguem à dança e seja o mais criativo possível.
O professor deverá coordenar todo o processo, orientando:
Nesta aula, os grupos já começaram a se organizar para criarem suas coreografias.
O professor deverá organizar a ordem das apresentações de cada grupo, bem como, estipular o tempo de apresentação de acordo com a quantidade de grupos correspondentes.
Apresentação de grupos de trabalho dos 4º anos sobre a dança na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Novembro de 2010.
Reservar um espaço amplo, com aparelho de som, e cadeiras para que os demais alunos possam assistir. Iniciar a apresentação dos grupos pela ordem definida anteriormente.
Informar aos alunos, que na próxima aula faremos a avaliação das aulas de dança.
Fazer a avaliação do processo vivenciado com o estudo da dança, solicitando que os alunos respondam individualmente o seguinte questionário:
Sugestões de artigos:
FIGUEIRA. M. L. M. A dança na escola: educação do corpo expressivo. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13, nº 127, dez. 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd127/a-danca-na-escola-educacao-do-corpo-expressivo.htm. Acesso em 14/12/2010.
NEPECC. A respeito da dança na aula de educação física. In: Conteúdos de ensino da educação física escolar: elementos introdutórios. Uberlândia: NEPECC/UFU. 1996-1997. p. 8-10. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/325_Conteudos.pdf. Acesso em 14/12/2010.
SERGL, M. J. A música na ditadura militar brasileira: Análise da sociedade pela obra de Chico Buarque de Holanda. Disponível em: ftp://ftp.usjt.br/pub/revistaic/pag35_edi01.pdf. Acesso em: 05/12/10.
Observar se durante as aulas, os alunos participaram do processo de discussão, criação, vivência e apresentação da sequência de movimentos coreográficos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!