Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos dançar?

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar um estilo musical que tenha em suas músicas, letras e mensagens que retratem os contextos sociais do mundo do trabalho, da escola, da vida;

Criar coletivamente uma sequência de movimentos que explicite a mensagem presente na música;

Preparar e apresentar uma coreografia e cenografia.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário nenhum conhecimento prévio para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

O professor deverá informar aos alunos que a primeira aula sobre dança será realizada no Laboratório de Informática. Para essa aula, o professor deverá reservar um data show, um computador e um pen drive para armazenar as pesquisas realizadas pelos alunos.     

Aula 1 e 2     

1º Momento:

No Laboratório de Informática, solicitar que os alunos se agrupem em trios e informar, que terão 15 minutos para pesquisar na internet, um vídeo do estilo de dança de que mais gostam.

Sugestões de sites que informam sobre os diferentes estilos de dança:   

CARARO, A. Estilo de dança. Estadão Estadinho. 26 jun. 2010. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2010/06/26/estilos-de-danca/. Acesso em 15/12/2010.

Tipos de dança. Disponível em: http://007blog.net/tipos-de-danca/. Acesso em 15/12/2010.   

Sugestões de sites para pesquisar vídeos sobre os diferentes estilos de dança:

Google vídeos. Disponível em: http://video.google.com.br/?hl=pt-br&tab=wv. Acesso em 15/12/2010.

YouTube. Disponível em: http://www.youtube.com. Acesso em 15/12/2010.

Se perceber que algum grupo não está conseguindo encontrar nenhum vídeo sobre os diferentes estilos de dança, sugerir os seguintes sites:

Forró: disponível em: http://www.pauloaguiar.com/videoshowforro.html. Acesso em: 5/12/10.

Samba: Disponível em: http://www.pauloaguiar.com/videoshowgafieira.html. Acesso em: 5/12/10.

Rock: Disponível em: http://www.pauloaguiar.com/videoshowrockjoanopoles.html. Acesso em: 5/12/10.

Axé: Disponível em: http://www.pauloaguiar.com/videoshowaxemilho.html. Acesso em: 5/12/10.

Caso a escola não tenha Laboratório de Informática, o professor deverá preparar um DVD ou fita cassete com diferentes estilos de dança ou ritmos de música e solicitar que os alunos escolham um, para realizar o segundo momento de aula.

Apresentação de grupos de trabalho dos 4º anos sobre a dança na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Novembro de 2010.

2º Momento:   

Solicitar a cada trio, que apresente o vídeo pesquisado.Ao assistir o vídeo, os demais colegas deverão identificar o que os estilos têm em comum, o que apresentam de diferente e quais são os elementos que constituem a dança.

Para auxiliar os alunos nesse processo de identificação, o professor entregará a cada trio, uma folha contendo o seguinte roteiro de observação:   

A) Durante a mostra dos vídeos, observe como os três elementos que constituem a dança estão presentes no estilo apresentado:

  1. Música – ritmo, letra e mensagem;
  2. Coreografia – ritmo, melodia, deslocamentos e sequência de movimentos;
  3. Cenografia – figurino e cenário.   

Ao final de cada apresentação, o professor deverá analisar e avaliar com os alunos, cada vídeo apresentado e refletir criticamente sobre:

  1. As mensagens presentes na letra da música;
  2. Os sentimentos e valores que são transmitidos na dança e/ou música do vídeo escolhido;
  3. A sequência coreográfica e sua relação com a exploração do corpo e com o consumismo.

Algumas perguntas poderão orientar este momento:

  1. Qual foi a mensagem da música presente no vídeo apresentado?
  2. Essa música fala de quais sentimentos e valores?
  3. Houve alguma preocupação com a mensagem transmitida, tanto na música, como nos movimentos que foram apresentados?

A partir desta vivência, a turma escolherá um estilo musical. Depois dessa escolha, o professor deverá:

  1. Separar os grupos conforme afinidade dos componentes;
  2. Cada grupo deverá selecionar uma música;
  3. Informar aos alunos que eles deverão respeitar a temática: músicas cujas letras que retratem o mundo do trabalho, da escola, da vida.
  4. Propor a criação de novos movimentos coreográficos, focando no sentido e significado da letra da música escolhida;
  5. Solicitar a cada grupo que grave e traga, para a próxima aula: A) A música escolhida pelo o grupo. B) A letra impressa da música escolhida pelo grupo.

Sugestão de site para pesquisar sobre as letras de música: http://letras.terra.com.br/ (Acesso em 15/12/2010).

Sugestões de letras de músicas que retratam os temas:

Letra 1: Disponível em: http://letras.terra.com.br/o-rappa/1315552/. Acesso em: 05/12/10.

Letra 2: Disponível em: http://letras.terra.com.br/elis-regina/424148/. Acesso em: 05/12/10.

Letra 3: Disponível em: http://vidaboa.victoreleo.letrasdemusicas.com.br/. Acesso em: 05/12/10.

Letra 4: Disponível em: http://letras.terra.com.br/jorge-palma/511900/. Acesso em: 05/12/10.

Letra 5: Disponível em: http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/96732/. Acesso em: 05/12/10.

Aula 3, 4 e 5

Reúna os grupos em um espaço amplo e arejado, reserve um ou mais aparelhos de som, ou faça uma escala para uso, para que cada grupo analise a mensagem da letra de forma crítica e de como poderão reproduzi-la na coreografia.

Cada grupo deverá trabalhar em coletivo e dar sugestão na criação dos movimentos, para expressarem de forma clara a letra escolhida. Peça para que os alunos se entreguem à dança e seja o mais criativo possível.

O professor deverá coordenar todo o processo, orientando:

  1. Qual a mensagem da música que vocês vão dançar?
  2. Quais sentimentos e valores estão presentes nessa música?
  3. Existe uma preocupação do grupo quanto ao significado da letra e os movimentos criados?   

Nesta aula, os grupos já começaram a se organizar para criarem suas coreografias.

O professor deverá organizar a ordem das apresentações de cada grupo, bem como, estipular o tempo de apresentação de acordo com a quantidade de grupos correspondentes.

Apresentação de grupos de trabalho dos 4º anos sobre a dança na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Novembro de 2010.

Aula 6   

Reservar um espaço amplo, com aparelho de som, e cadeiras para que os demais alunos possam assistir. Iniciar a apresentação dos grupos pela ordem definida anteriormente.

Informar aos alunos, que na próxima aula faremos a avaliação das aulas de dança.   

Aula 7

Fazer a avaliação do processo vivenciado com o estudo da dança, solicitando que os alunos respondam individualmente o seguinte questionário:

  1. O que você entende por dança?
  2. Faça de conta que é seu aniversário e que você dará uma festinha para seus amigos em sua casa. Para escolher as músicas que vão dançar, em que você pensaria primeiro? No ritmo, no estilo, ou na letra da música? Por quê?        
Recursos Complementares

Sugestões de artigos:

FIGUEIRA. M. L. M. A dança na escola: educação do corpo expressivo. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13, nº 127, dez. 2008. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd127/a-danca-na-escola-educacao-do-corpo-expressivo.htm. Acesso em 14/12/2010.

NEPECC. A respeito da dança na aula de educação física. In: Conteúdos de ensino da educação física escolar: elementos introdutórios. Uberlândia: NEPECC/UFU. 1996-1997. p. 8-10. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/325_Conteudos.pdf. Acesso em 14/12/2010.

SERGL, M. J. A música na ditadura militar brasileira: Análise da sociedade pela obra de Chico Buarque de Holanda. Disponível em: ftp://ftp.usjt.br/pub/revistaic/pag35_edi01.pdf. Acesso em: 05/12/10.     

Avaliação

Observar se durante as aulas, os alunos participaram do processo de discussão, criação, vivência e apresentação da sequência de movimentos coreográficos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.