Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SOMOS DIFERENTES

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Identificar diferenças culturais;

§  Valorizar as diversas culturas;

§  Apontar diferenças e semelhanças; 

§  Participar das discussões ouvindo e expressando suas opiniões;

§  Caracterizar diferentes culturas através de um seminário.

Duração das atividades
Quatro aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

A professora inicia a aula pedindo aos alunos para preencherem um questionário pensando nos seguintes itens:   

Nacionalidade

                      

1 – Na sua família todo mundo nasceu no Brasil?

 2 – Em caso negativo, escrever o local do nascimento____________________________________

3 – Você conhece alguma pessoa que não seja brasileira? __________________________________

 4 –  Em caso afirmativo, em qual local essa pessoa nasceu?  _______________________________

 

  Com a devolução desse questionário preenchido, a professora faz uma tabulação no quadro, registrando os dados numa tabela.

Familiares brasileiros     ________

 Familiares estrangeiros ________

Pessoas estrangeiras __________

Construção de um gráfico de barras com esses dados. Esse gráfico deve ficar exposto na sala de aula.

 

 2ª atividade  

Conversa com a classe sobre as diferenças entre as pessoas. Essa observação pode iniciar com a própria turma.  A professora pede para formar grupos conforme suas semelhanças, estatura, cor do cabelo, cor dos olhos, cor da pele e a cada combinação, chama a atenção à quantidade de grupos formados.

Depois expande a conversa perguntando o motivo pelo qual eles acham que nós brasileiros somos tão diferentes uns dos outros, até chegar a conclusão de que o nosso povo é fruto da mistura entre os índios, negros e brancos.

Nesse momento a professora faz uma retrospectiva da formação do povo brasileiro, através do texto a seguir.

Inicialmente nessa terra que hoje é  chamada Brasil existia o indígena, nativo que ocupava o território, depois chegaram os portugueses com o intuito de explorar cada vez mais essa terra conquistada e trouxeram os negros para que fizessem o trabalho braçal.  

Os índios viviam livres na natureza, tinham seus costumes, seus hábitos, sua forma de adorar os deuses, alimentação, enfim toda uma estrutura social na qual acreditavam.

Já os europeus, no caso, os exploradores portugueses, tinham também seus costumes, suas vestimentas, outra estrutura social, que era muito diferente da do índio.   

Os negros, nem se fala! Foram retirados de seus lares,  famílias, religião e eram vendidos como mercadorias. Chegavam a uma terra nova, sem nenhum direito, somente com o de sonhar de um dia retornarem a sua terra natal.

  Essas pessoas, que já eram diferentes, mesmo pertencendo a um mesmo grupo, começaram a constituir uma nova formação, que é a brasileira, com uma diversidade cultural muito grande.   

Texto elaborado pela professora Glória Maria de Oliveira, autora dessa aula.

3ª atividade

Outra  proposta  pode ser realizada com as vestimentas, onde a professora distribui várias revistas e pede aos alunos que procurem roupas que eles imaginem apropriadas para os índios,  portugueses e negros.

No decorrer da proposta é importante que a professora procure trazer discussões levando-os à reflexão sobre a utilização das roupas.

 

4ª atividade

 A professora organiza os alunos em quatro grupos. Cada grupo fica responsável por um dos itens abaixo e elabora um texto informativo para  apresentação de um seminário às outras turmas.         

  • Brasil ontem e hoje      
  • Os índios        
  • Os portugueses          
  • Os negros  
  •  Conclusão

 

5ª atividade

A professora apresenta para a classe o livro Na minha escola todo mundo é igual, Rossana Ramos e Priscila Sanson; Cortez Editora, explore o título e as imagens através de questionamentos. Lê a história e finaliza chamando a atenção à bela imagem da última página deste livro, incentivando a troca de opiniões entre os alunos.

 

Recursos Complementares

Na minha escola todo mundo é igual, Rossana Ramos e Priscila Sanson; Cortez Editora.

Avaliação

Verificar se os alunos demonstraram interesse em participar das discussões acerca do tema.

Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza e desenvoltura.

Perceber através da opinião dos alunos se lidam com essa diversidade cultural de forma respeitosa, percebendo a riqueza, assim como a  importância de todas as contribuições culturais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Flavia, São Miguel , Minas Gerais - disse:
    flavinha_fragaria@hotmail.com

    13/06/2013

    Cinco estrelas

    Otimas ideias para dar aula, adorei. A inclusão deve estar em todas as escolas. Obrigada por compartilhar suas idéias e trabalhos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.