07/02/2011
Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Identificar diferenças culturais;
§ Valorizar as diversas culturas;
§ Apontar diferenças e semelhanças;
§ Participar das discussões ouvindo e expressando suas opiniões;
§ Caracterizar diferentes culturas através de um seminário.
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.
1ª atividade
A professora inicia a aula pedindo aos alunos para preencherem um questionário pensando nos seguintes itens:
Nacionalidade
1 – Na sua família todo mundo nasceu no Brasil? |
2 – Em caso negativo, escrever o local do nascimento____________________________________ |
3 – Você conhece alguma pessoa que não seja brasileira? __________________________________ |
4 – Em caso afirmativo, em qual local essa pessoa nasceu? _______________________________ |
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Com a devolução desse questionário preenchido, a professora faz uma tabulação no quadro, registrando os dados numa tabela.
Familiares brasileiros ________
Familiares estrangeiros ________
Pessoas estrangeiras __________
Construção de um gráfico de barras com esses dados. Esse gráfico deve ficar exposto na sala de aula.
2ª atividade
Conversa com a classe sobre as diferenças entre as pessoas. Essa observação pode iniciar com a própria turma. A professora pede para formar grupos conforme suas semelhanças, estatura, cor do cabelo, cor dos olhos, cor da pele e a cada combinação, chama a atenção à quantidade de grupos formados.
Depois expande a conversa perguntando o motivo pelo qual eles acham que nós brasileiros somos tão diferentes uns dos outros, até chegar a conclusão de que o nosso povo é fruto da mistura entre os índios, negros e brancos.
Nesse momento a professora faz uma retrospectiva da formação do povo brasileiro, através do texto a seguir.
Inicialmente nessa terra que hoje é chamada Brasil existia o indígena, nativo que ocupava o território, depois chegaram os portugueses com o intuito de explorar cada vez mais essa terra conquistada e trouxeram os negros para que fizessem o trabalho braçal.
Os índios viviam livres na natureza, tinham seus costumes, seus hábitos, sua forma de adorar os deuses, alimentação, enfim toda uma estrutura social na qual acreditavam.
Já os europeus, no caso, os exploradores portugueses, tinham também seus costumes, suas vestimentas, outra estrutura social, que era muito diferente da do índio.
Os negros, nem se fala! Foram retirados de seus lares, famílias, religião e eram vendidos como mercadorias. Chegavam a uma terra nova, sem nenhum direito, somente com o de sonhar de um dia retornarem a sua terra natal.
Essas pessoas, que já eram diferentes, mesmo pertencendo a um mesmo grupo, começaram a constituir uma nova formação, que é a brasileira, com uma diversidade cultural muito grande.
Texto elaborado pela professora Glória Maria de Oliveira, autora dessa aula.
3ª atividade
Outra proposta pode ser realizada com as vestimentas, onde a professora distribui várias revistas e pede aos alunos que procurem roupas que eles imaginem apropriadas para os índios, portugueses e negros.
No decorrer da proposta é importante que a professora procure trazer discussões levando-os à reflexão sobre a utilização das roupas.
4ª atividade
A professora organiza os alunos em quatro grupos. Cada grupo fica responsável por um dos itens abaixo e elabora um texto informativo para apresentação de um seminário às outras turmas.
5ª atividade
A professora apresenta para a classe o livro Na minha escola todo mundo é igual, Rossana Ramos e Priscila Sanson; Cortez Editora, explore o título e as imagens através de questionamentos. Lê a história e finaliza chamando a atenção à bela imagem da última página deste livro, incentivando a troca de opiniões entre os alunos.
Na minha escola todo mundo é igual, Rossana Ramos e Priscila Sanson; Cortez Editora.
Verificar se os alunos demonstraram interesse em participar das discussões acerca do tema.
Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza e desenvoltura.
Perceber através da opinião dos alunos se lidam com essa diversidade cultural de forma respeitosa, percebendo a riqueza, assim como a importância de todas as contribuições culturais.
Cinco estrelas 1 classificações
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13/06/2013
Cinco estrelasOtimas ideias para dar aula, adorei. A inclusão deve estar em todas as escolas. Obrigada por compartilhar suas idéias e trabalhos.